CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

MANIFESTAÇÃO NA FRONTEIRA TERMINA EM CONFUSÃO. BRASILEIROS ACUSAM PM DE TRUCULÊNCIA

Terminou em conflito com a Tropa de Choque da Policia Militar, a manifestação de mototaxistas e familiares que ocupavam desde o dia 16 a Ponte na Fronteira com a Bolívia [entre as cidades de Brasileia e Pando]. Eles exigem justiça no caso que envolve o brasileiro Eronildo da Silva Lopes, preso em flagrante no território de Pando com a quantia de 2 mil dólares. A família quer maior envolvimento das autoridades brasileiras para que Eronildo possa responder em Brasileia, o suposto crime que vem sendo acusado.

 Esgotadas as negociações que foram comandadas no dia de ontem (15) pelo Cel. Vitor, o Capitão Rômulo e o Major Almir Lopes, ocorreu conflito entre a Tropa de Choque e alguns manifestantes que resistiram à ordem de desobstrução da ponte. Até agora ninguém assumiu a autoria do comando para utilização de bomba de efeito moral e do uso da força contra os manifestantes.
O secretário de segurança pública do Estado, Renir Grabner, estava no local na hora da confusão. Um dos brasileiros presos, Arleudo Cézar, contou a nossa reportagem, que ouviu dos PM´s que a ordem era do governador Sebastião Viana.
Greabner esteve durante dois dias na cidade de Brasileia. Ele negociou com os manifestantes a passagem na manhã de hoje das 17 carretas carregadas de combustível para o território boliviano. Em entrevista o Cel. Vitor afirmou que o secretário de segurança do Estado junto com uma defensora pública acompanham o processo no Consulado Brasileiro em Pando.
Além de Arleudo, outros dois brasileiros foram presos por resistência, identificados como Cezar e Rogério. Os manifestantes denunciam truculência contra outro brasileiro, o senhor Fernando Adauto, que caiu de cima de um dos bancos no momento em que a Tropa de Choque desobstruía a passagem para o fluxo das carretas. Fernando estava vestido com a bandeira do Brasil e cantava junto com os demais, o hino nacional brasileiro. Com fortes dores nas costas, ele chegou a ser internado, mas foi liberado no início da noite.
Eronildo da Silva Lopes
O Delegado da Policia Federal Carlos Alberto Lorenzoni foi quem assinou os termos dos brasileiros presos. Todos foram liberados no início da tarde.
Ontem o deputado Major Rocha visitou a família de Eronildo e assistiu a imagens da confusão gravadas através de telefone celular. O deputado prometeu levar o caso à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa. Por telefone, o senador Petecão garantiu denunciar a violência no Senado Federal.
A ação dos militares contra os brasileiros foi comemorada pelos bolivianos que soltaram fogos do outro lado do Igarapé Bahia, divisa dos dois países. Faltava gasolina em Pando.
QUEM É O BRASILEIRO PRESO:
Eronildo da Silva Lopes tem 46 anos, é casado com dona Maria das Graças, tem 06 filhos e trabalha como mototaxista durante 8 anos. Ele não tem passagem pela Polícia da cidade de Brasileia.
Fonte: Jornal O Rio Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário