CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

terça-feira, 13 de novembro de 2012

PESQUISADORES VÊM AO ACRE PARA REALIZAR DOCUMENTÁRIO INDÍGENA

Documentário retrata realidade sobre cultura, trabalho e artesanato de índios acrianos
Um grupo de pesquisadores e cineastas do Rio de Janeiro e Santa Catarina está no Acre para a produção de um documentário com membros da tribo indígena Huni Kuin, conhecidos como Caxinauá  O grupo fará entrevistas com membros da tribo até o dia 21, em Rio Branco e na região de Tarauacá. O foco do documentário é a migração das índias das aldeias para a cidade, como elas fazem para sobreviver, além de seus costumes e métodos de artesanato. O título do documentário será “Inani Banu: Imagens da Mulher Huni Kuin”.
A produtora e co-autora do documentário, Andréa Monteiro, explica que trabalha com índios já há bastante tempo, principalmente na assessoria deles quando se deslocam para o Rio de Janeiro ou Santa Catarina. E assim nasceu a ideia do documentário, que foi aprovado em um edital de incentivo a novos cineastas de Santa Catarina.
Parte da equipe já esteve em Rio Branco anteriormente para, durante quinze dias, realizar a pré-produção do documentário. “As índias migram para as cidades e nós queremos mostrar um pouco da realidade delas. Queremos que elas falem por elas mesmas, dar uma ênfase à cultura, ao trabalho do artesanato”, conta Andréa.
Algumas entrevistas também acontecerão nas aldeias de Tarauacá, uma delas com a índia mais velha do mundo, que dizem ter 120 anos. Dois clãs dos Hanikuin serão focados no documentário - os Inani e os Banu.
Para explicar o motivo que levou à realização do documentário, Andréa conta: “A doçura e o sentimento de unicidade são o que me atraem na cultura indígena e em Rio Branco também. Dá até vontade de ficar aqui nesta cidade”. Seis pessoas fazem parte da equipe nesta fase de produção. O grupo recebeu total apoio do governo do Estado, e o documentário deve ser lançado até  junho do ano que vem.
Fonte: Jornal Página 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário