CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

terça-feira, 28 de maio de 2013

PREFEITO DE TARAUACÁ APONTA AÇÕES PARA SANAR PROBLEMAS NO MUNICÍPIO

Na cidade de Tarauacá, situada a cerca de 453 km de Rio Branco, capital do Acre, pelo menos 3 mil pessoas sobrevivem com renda mensal abaixo do salário mínimo. No maior bairro, que também é o mais carente daquele município, não há qualquer espaço para a prática de esportes ou atividades culturais, mas não faltam opções para a vida noturna.
O índice de violência praticada por jovens, adolescentes, é considerado elevado pelos profissionais da segurança pública para uma população de pouco mais de 36 mil pessoas. E a falta de saneamento básico também se destaca entre as principais reclamações dos moradores.
Para enfrentar essa tempestade de problemas e tentar solucionar as falhas, no comando da 'nau' da prefeitura está Rodrigo Damasceno, médico, 29 anos, que assumiu a gestão municipal em janeiro deste ano.
Segundo o jovem prefeito, diversas iniciativas que estão sendo aplicadas para buscar as melhores alternativas a fim de oferecer oportunidade aos moradores, sanar as dificuldades de infraestrutura e outras situações que causam incomodo à população.
"Recebemos uma prefeitura com grandes problemas, desde salários atrasados até a nossa malha viária totalmente comprometida. Pegamos um período de inverno, que é muito rigoroso e tivemos grandes dificuldades para poder dar a resposta necessária à população. Já fizemos algumas operações tapa buracos e estamos nos preparando para a operação de verão, que é justamente para recuperar a malha viária, mas também arborizar, melhorar os meio fios, fazer calçadas. Temos um projeto de fazer uma ciclovia no município", explica Damasceno.
Ele destaca que o governo do estado anunciou recentemente um investimento de mais de R$ 92 milhões para Tarauacá, recursos que podem dar um fôlego à gestão para garantir melhorias.
"Dentro dessa margem, estão R$ 16 milhões que serão usados para a coleta do esgoto nos domicílios e a instalação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), para fazer com que 99% do esgoto da rede urbana do município seja coletada e tratada antes de chegar no seu destino final", comenta.
Falta de saneamento básico é visível em diversas ruas do município (Foto: Reprodução TV Acre)
Bairro da Praia: maior da cidade e sem opções de lazer
O bairro da Praia é o maior da cidade de Tarauacá e também o mais populoso. Constantemente, no período invernoso, com a elevação do nível das águas do rio Tarauacá, grande parte da população do local sofre com o problema da alagação.
Bairro da Praia não tem espaço destinado à prática de esportes em Tarauacá (Foto: Reprodução TV Acre)
De acordo com o prefeito, a criação do Plano Diretor do município está sendo trabalhada para evitar construções em locais inapropriados.
"O nosso Bairro da Praia nasceu de uma área alagadiça e com o passar do tempo esse cenário só vem se agravando. Infelizmente, a nossa cidade até então, não tinha Plano Diretor. Agora que estamos fazendo esse plano para poder, legalmente, dizer para a população onde pode ou não se construir, e por meio da fiscalização evitar que essa situação seja corriqueira", comenta. Rodrigo Damasceno.
Ele ressalta que para as casas em maior situação de risco, para as áreas mais críticas, há um projeto que pretende viabilizar 120 casas populares, através do programa 'Minha Casa, Minha Vida'.
"Será um trabalho via governo do estado e governo federal em parceria com a prefeitura, para tirar esses moradores. Mas o principal é evitar que novas moradias venham acontecer. É a área urbana de Tarauacá que precisa de alternativas de crescimento", diz.
Além do problema da enchente, o bairro da Praia sofre ainda com a ausência de qualquer tipo de espaço destinado às práticas esportivas ou culturais. No entanto, na contramão do esporte, opções para a vida noturna não faltam, fato que é visto pelo prefeito como uma das causas para a prática de crimes por parte da população jovem.
"Considero que o problema da violência em Tarauacá é a falta de oportunidade. O nosso Bairro da Praia não tem uma quadra de esportes disponível para a população. Naquele bairro as opções de recreação são bares e clubes de festas e aí não se tem incentivo à juventude, aos adolescentes do município a praticarem as boas maneiras e evitarem se envolver com o mundo do crime. Esse é o nosso maior desafio: dar oportunidade para nossa juventude, para as pessoas de bem do nosso município", afirma.

"Vivemos uma situação muito delicada, pois temos uma cidade onde mais de 3 mil famílias recebem menos que um salário mínimo como renda global familiar e essas dificuldades precisamos saber reconhecer para poder buscar alternativas de desenvolvimento para a nossa cidade, respeitando sempre a população tarauacaense", finaliza o prefeito.
Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário