CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

terça-feira, 8 de abril de 2014

08 DE ABRIL, A ESCOLA JOSÉ AUGUSTO DE ARAÚJO ESTÁ COMPLETANDO 28 ANOS DE FUNDAÇÃO.

CONHEÇA UM POUCO DE SUA HISTÓRIA.

Histórico da Escola Profº. José Augusto de Araújo.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Profº. “José Augusto de Araújo” primeira escola municipal construída na Zona Urbana, situada à Av. Antonio Frota, 689, criada pelo decreto municipal nº 22 de 08 de abril de 1986, sendo inaugurada em 21 de fevereiro de 1988 pelo então prefeito municipal, Sr. Odilon Vitorino de Siqueira, tendo como primeira diretora a Sra. Áurea Accioly Dourado, com a denominação de escola de 1ª grau Prof. “José Augusto de Araújo” em homenagem ao 1º governador constitucional do Estado do Acre.
José Augusto de Araújo nasceu na cidade de Cruzeiro do Sul, estado do Acre, no dia 03 de junho de 1930. Filho de Raimundo Augusto de Araújo e Nair Correa de Araújo cursou o primário no colégio Barão do Rio Branco iniciando o ginásio no colégio Acreano, terminando no colégio Paz de Andrade em Belém do Pará, formou-se em Estudos Sociais na área de Geografia e História na Universidade Federal do Rio de Janeiro exercendo a profissão de professor. Em 1958, foi suplente de deputado federal, assumindo a cadeira por três meses. Foi o primeiro governador constitucional do Estado do Acre eleito em 1962 tomando posse em 15 de março de 1963, sendo deposto pelas forças armadas em 08 de maio de 1964, foi cassado seu mandato político e sempre perseguido pelo sistema revolucionário daquela época, vindo a falecer por motivos de repressões em 03 de abril de 1972 no hospital do Rio de Janeiro sendo seu corpo sepultado no cemitério São João Batista.
Atualmente, a escola atende uma clientela de 840 alunos distribuídos entre: Ensino Infantil, fundamental, EJA, Programa Mais Educação e AEE, funcionando nos três turnos de trabalho. No turno da manhã funcionam 15 turmas, sendo 11 do 1º período ao 5º ano, 03 do Programa Mais Educação (6º ao 9º ano) e 01 do AEE. À tarde funcionam 16 turmas sendo: 01 turma do 1º ano, 01 de apoio pedagógico, 10 do 6º ao 9º ano, 03 turmas do Programa Mais Educação (3º ao 5º ano) e 01 do AEE. À noite a escola atende 04 turmas do Programa EJA I (1º ao 5º ano - Alfabetização) com um total de 91 alunos que não têm condições de frequentarem a escola nos horários, matutino e vespertino.
Funcionam ainda, uma sala de leitura, um laboratório de informática (Proinfo) e um Telecentro comunitário. Conta com um quadro de 36 professores em sala de aula e 48 entre funcionários de apoio  e professores exercendo outras funções, totalizando 82 funcionários, administrativos e pedagógicos.
A parte administrativa é formada pelo Diretor, Professor Lauro Benigno de Souza, Coordenador de Ensino Luiz Nunes da Cunha, Coordenador administrativo Antonio Joelmo de Souza Bezerra, Coordenação pedagógica do 1º período ao 5º ano, Maria Rosenir Cavalcante Lima e do 6º ao 9º ano Roneila Barbosa do Ó.
Fonte: Blog da Escola JAA

Nenhum comentário:

Postar um comentário