CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

terça-feira, 10 de novembro de 2015

RIO BRANCO: LECI BRANDÃO SERÁ ATRAÇÃO CULTURAL DO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Leci Brandão
A Prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria de Política de Promoção da Igualdade Racial (SEADPIR), em parceria com a secretaria da Mulher, FGB, coordenadoria do Trabalho e Economia Solidária, o governo do Estado e o Fórum Estadual de Economia Solidária, criou em 2015 o Festival de Artes Negras (FANEGRAS) que agora integra as atividades comemorativas do mês da Consciência Negra, em novembro.
Nesta segunda-feira, a secretária Elza Lopes, titular da secretaria de Promoção da Igualdade Racial, acompanhada do diretor-presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Rodrigo Forneck e da diretora do departamento de Promoção de Igualdade Racial da Secretaria de Justiça e Direitos (SEJUDH), Almerinda Cunha, concedeu uma coletiva para falar sobre o Festival de Artes Negras (FAN), que acontece dentro do mês da Consciência Negra.
O festival reúne uma série de iniciativas culturais de origem africana. A abertura será no dia 18 de novembro com a Marcha Zumbi com a concentração de ativistas e representantes de organizações ligada à política de igualdade racial, às 17h na Praça da Revolução. Dali, os grupos sairão em passeata até o Novo Mercado Velho onde serão recepcionados pelo grupo Amigos do Samba na abertura oficial do FANEGRAS.
Durante a programação, que vai de 18 a 29 de novembro, estão previstas apresentações de capoeira maculelê, desfile de moda afro, concurso de miss e mister Beleza Negra; dança afro com apresentação dos imigrantes haitianos, senegaleses e dominicanos.
Durante a realização do FAN acontecem ainda jogos africanos, apresentação das escolas que desenvolvem projetos com a temática da igualdade racial; ato ecumênico, missa afro, culinária afro, sessão solene na Assembleia Legislativa, e exposição e venda de artesanato diversos. Ao final haverá um show com a cantora e ativista do movimento negro, a popularíssima Leci Brandão. Esse show encerra a programação.
A secretária da SEADPIR, Elza Lopes, destaca a importância dessa programação de novembro como forma de dar visibilidade ao trabalho que a Prefeitura vem desenvolvendo desde 2011, na implementação das políticas de promoção da igualdade racial em Rio Branco.
“Destacando que hoje, somos um marco na história deste município e referência na Região Norte na implementação das políticas voltadas para a população negra da nossa cidade. Esse festival visa dar maior visibilidade as manifestações culturais do povo negro como forma de valorizar aqueles que contribuíram muito para construção da nossa história, mas ficaram na invisibilidade, as margens das políticas públicas, do mercado de trabalho, da escola e até do lazer”, disse Elza Lopes.
O diretor-presidente da FGB, Rodrigo Forneck, destacou a importância do Festival na medida em que ele, enquanto uma política pública, ajuda a combater o preconceito e dar visibilidade as políticas voltadas para a população negra na capital. “É um grande volume de atividades artísticas e culturais que dão voz ao movimento negro”, enfatiza.

Almerinda Cunha, representante do governo do Estado, demonstrou sua felicidade com as atividades culturais e artísticas em torno do mês da consciência negra. “Essa luta vem de muitos anos e esse festival ajuda a dar visibilidade ao movimento porque agora temos a oportunidade de mostrar a beleza, a história, a cultura e a arte desse povo e desse continente que é a África”, disse.
Ac24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário