CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

segunda-feira, 27 de abril de 2015

TARAUACÁ: DEPUTADO JESUS SÉRGIO APRESENTA REIVINDICAÇÃO DOS MORADORES DO TRIÂNGULO AO DNIT



Aproximadamente 100 famílias que residem ao longo da entrada do município de Tarauacá, no bairro Triângulo, zona urbana, procuraram o deputado estadual Jesus Sérgio e o ex-vereador Chico Batista, ambos do PDT, após serem notificados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) por residirem a menos de 50 metros da BR 364.

Em reunião ocorrida na tarde de sábado, 18 de abril, representantes da comunidade relataram que foram notificadas para que removessem suas residências para uma distância de no mínimo 100 metros da BR. A determinação se deve em virtude da realização do processo de mapeamento e regularização de toda a faixa de domínio. 

No documento de notificação, as famílias são orientadas a comparecerem a unidade local do DNIT para apresentarem num prazo de 30 dias a defesa e/ou justificativa, além da documentação da propriedade do imóvel (Título Definitivo, Registro em Cartórios ou outros) e cópia dos documentos pessoais do titular.

Devido à falta de informações, as famílias que residem no entorno ficaram apreensivas e pediram a intermediação do deputado estadual Jesus Sérgio, que também é presidente da Comissão de Obras Públicas, Transporte e Comunicação da Assembléia Legislativa do Acre (Aleac).

Tão logo regressou à capital, Jesus Sérgio esteve reunido na tarde da segunda-feira, 20, com o supervisor da unidade do DNIT no Acre, Thiago Rodrigues Caetano, para apresentar os reclames da comunidade. Segundo o parlamentar, o gestor assegurou que não há motivos para preocupação, uma vez que a notificação se faz necessária para que possa ser realizado o cadastramento das famílias que residem no perímetro.

No último sábado, 26, o deputado estadual, Jesus Sérgio, o ex-vereador Chico batista e suas equipes estiveram reunidos novamente com a comunidade para apresentar os encaminhamentos da reunião realizada com o supervisor do DNIT.
Jesus Sérgio: “Quero aqui tranquilizar a todos e reafirmar meu total apoio às famílias que enfrentam este momento de aflição diante duma possível ameaça de remoção. Estive reunido com o supervisor do DNIT, que me assegurou tratar-se de um cadastramento das famílias que residem às margens da BR 364. Estarei disponibilizando meu mandato e minha equipe para prestar total apoio no que for necessário, a fim de defender e representar essas famílias. Segundo o supervisor do DNIT não há motivos para preocupação, mas de toda forma estarei atento aos reclames da comunidade”.

Sebastião Elizeu, uma das lideranças da localidade, parabenizou a agilidade do parlamentar. “O deputado Jesus Sérgio é um homem que cumpre com seus compromissos. Veio aqui ouviu nossas necessidades e de imediato fez o que tinha que ser feito e já disse que continuará fazendo. Estamos muito contentes com a rapidez em que trouxe uma resposta para a gente, que estávamos nos sentindo muito angustiados com essa notificação. O nosso muito obrigado, senhor deputado, esperamos continuar contando com seu apoio e de sua equipe”, disse o morador. 




  



Por: Angela Rodrigues.

domingo, 26 de abril de 2015

AC24HORAS: COMO VIVE O EX-GOVERNADOR DO ACRE, ROMILDO MAGALHÃES

Quinta feira, 19 de abril – feriado nacional de Tiradentes – 14:30. Um das ruas do mais luxuoso conjunto habitacional do Acre [Ipê ] está vazia, sem movimentação, ao contrário do início dos anos 90, quando cada palmo nas imediações eram disputados para o estacionamento de carros de luxos, que levavam a casa do governador do Acre. Tinha fila até pra entrar e uma rigorosa revista policial era feita naqueles que tentavam ultrapassar um pequeno portão situado no lado direito da residência. Hoje, tudo mudou. Não há mais o frenesi do lado de fora, carros só os que passam na rua ao lado e na casa só um homem e suas amarguras, sem a grande movimentação de funcionários e de falsos amigos de quando tinha o poder nas mãos.
Foi assim que a reportagem do ac24horas encontrou o ex-governador Romildo Magalhães, sucessor de Edmundo Pinto (assassinado em São Paulo, no Della Volpe hotel no exercício do mandato). Magro, visivelmente abatido e sofrendo com a diabetes e problemas cardíacos, ele próprio recebeu os editores Marcos Venícios e Ray Melo para contar um pouco de seus dias desde que deixou o poder em 1995.
Com 69 anos completados no último dia 9 de abril, Romildo, com a voz inicialmente tremula afirmou ao ac24horas que é obrigado diariamente a tomar 18 tipos de comprimidos e 3 injeções de insulina, antes do café, almoço e janta. Ele confidenciou a reportagem que não conseguia enxergar com precisão os repórteres com quem está conversando por causa do problema de visão ocasionado pela diabetes. “Eu só vejo o vulto”, disse.
Cercado pela esposa Valmira [a terceira] e os filhos Héctor e Samara, com certa dificuldade, o homem que foi considerado o mais poderoso do Acre no inicio da década de 90 teve dificuldades para se acomodar na cadeira localizada na varada da casa, local da entrevista.
Romildo não é mais o mesmo, como ele mesmo faz questão de frisar. Apesar de ter se convertido ao evangelho a quase duas décadas e ter lançado oito CD’s com testemunhos de vida e hinos, ele revela e demonstra uma mágoa muito grande das pessoas a quem ele estendeu a mão enquanto governador, mas que o esqueceram após sua saída do Palácio Rio Branco. Mesmo assim, o ex-governador garante que já perdoou todos. Mas se sente incomodado pelas injustiças que sofreu nos últimos anos.
Romildo Magalhães da Silva foi prefeito Feijó, em sua cidade natal, e tornou-se governador do Acre em 17 de maio de 1992, com o assassinato de Edmundo Pinto, do qual era vice. Governo até dezembro de 1994.
ENTREVISTA
ac24horas: Como o senhor anda de saúde?
Romildo: Eu vou indo…tomo 18 pílulas e me aplicam três injeções de insulina todos os dias. Eu tô com um problema nas pernas [neuropatia diabética], não ando mais como antes, falta circulação, nem dirijo mais, tenho problema na visão por causa da diabetes.
ac24horas: Romildo, vamos tentar ir direto ao assunto… espero que o senhor esteja disposto a falar, eu sempre ouço por ai que o seu governo foi um dos piores na questão corrupção, o que o senhor tem a falar sobre isso
Romildo: Eu vejo que quando a pessoa assume o cargo de governador, ele assume a responsabilidade de dar conta de tudo, de cuidar e zelar pelo patrimônio. Eu tenho quase certeza absoluta que eu cometi alguns erros, mas as minhas virtudes foram maiores. Fiz um governo sem perseguição, sem maldade. Trabalhei até certo ponto discriminado pela bancada federal que não me ajudou. Tentei de todas as formas buscar um entendimento, mas não deu pra fazer tanto. Mas ta ai, tá feito o que o Romildo deu pra fazer, usando recursos próprios do Estado, as minhas obras foram mais com recursos próprios.  E eu fiz o que pude pelo Acre. Assumi  o Estado num momento difícil, conturbado, mataram o governado  titular, o Edmundo Pinto, e eu tive que assumir.
ac24horas: O fato de você ter assumido após a morte do Edmundo Pinto lhe trouxe muitos problemas?
Romildo: Trouxe, porque eu não tive a tranquilidade para escolher a minha equipe de governo. Mantive quase toda a equipe do finado Edmundo Pinto de uma maneira, que eu não me diria prejudicado, mas não tive a minha liberdade como chefe do executivo de escolher uma equipe que pudesse me ajudar.
ac24horas: O senhor acha que pelo fato de não ter tido a liberdade para escolher a nova equipe, foi o seu principal erro?
Romildo: Sim, não tenho duvida disso. Mas o que eu fico preocupado é que dizem por ai que houve muita corrupção, mas porque que o Ministério Público não prendeu ninguém até hoje? Eu faço essa pergunta, porque isso me deixa intrigado.
ac24horas: Teve corrupção no seu governo?
Romildo: É o que dizem por ai. A oposição na época, comandada pelo PT, sempre taxou isso, que meu governo era corrupto, fizeram até juras para me jogar da ponte, mas graças a Deus minha consciência sempre foi tranquila. Eu sai consciente e tranquilo do meu dever.
ac24horas: O senhor tinha total controle do seu governo, como era sua relação com os secretários?
Romildo: Eu não tinha a minha equipe na mão. Eu confiei muito. Eu confiei de uma maneira que eu jamais deveria ter confiado e foi cegamente. Eu dei liberdade pra caramba. Eu lembro do meu discurso de posse lá na Eletroacre que eu disse que “eu não vou roubar e não vou deixar ninguém roubar”. Eu não roubei, mas não sei se roubaram.
ac24horas: O senhor não sabe?
Romildo: Quem deveria saber é o Ministério Público.
ac24horas: E até hoje, existe algum processo de quando o senhor foi governador?
Romildo: Existe processo de prestação de contas, de alguns convênios, que também não fui eu que movimentei. Eu só assinei o  pelo lado inatitucionalda coisa, mas muitos dos meus naquela época, como o Fernando Moitinho, hoje estão trabalhando com o PT. Eu tenho que citar o nome porque eu tenho que citar. Aquele outro do planejamento também, me esqueço o nome. Eu não sei porque não prestaram contas. Eu só sei que a responsabilidade caiu sobre mim e hoje tô pagando caro. Já perdi todo o meu patrimônio.
ac24horas: O senhor perdeu muita coisa? O que o senhor tinha antes de ser governador, ganhou mais ou perdeu mais?
Romildo: Quando eu não era governador eu tinha a fazenda Felisbela, lá na estrada de Plácido de Castro. Quando era vice, vendi a fazenda e comprei a chácara do Quinari  e comprei o haras na Transacreana. Eu tinha um apartamento em Fortaleza. Tudo isso antes de ser governador. Tinha esse casa aqui do Ipê, que eu comprei quando fui deputado, mas acharam que devia tomar tudo o que era meu.
ac24horas: Porque tomaram?
Romildo: Tomaram alegando um monte de coisa. Tomaram a minha chácara alegando uma questão de reforma agrária, só três hectares. Engraçado que só tomaram a minha e de mais ninguém da região. Bem, ainda não tomaram, mas é uma questão que está na justiça, espero que Deus me dê vitória nisso. Já quando perdi o meu Aras, a juíza deu parecer a favor de um cidadão. Eu só sei que quando mataram o Edmundo Pinto, devem terem dado a ordem para matar o Romildo também. Eu sei que esse povo fez o diabo comigo para eu perder até as calças.
ac24horas: O senhor foi muito perseguido?
Romildo: Continuo sendo, rapaz. Todos aqueles amigos, que se diziam amigos, me viraram as costas.
ac24horas: Como era a movimentação da sua casa na época que o senhor era governador?
Romildo: Minha casa, durante o café da manhã, tinha que servir a mesa umas oito vezes. As vezes era trinta, sessenta e até 100 pessoas para tomar café, almoçar e jantar. Na hora do almoço não cabia todo mundo em casa, tinha que distribuir o povo pelo terreiro. Eu me decepcionei muito com o cargo de governador.
ac24horas: Com a política ou com o cargo de governador?
Romildo: Com o cargo de governador. Você perde muita liberdade, tem que fazer conchavo com esse negócio de partido, porque senão o partido não apoia, não vota. Tem que dar secretaria tal, tem que dar os cargos de confiança tais e tem que dar emprego…é um negócio complicado, é uma exigência absurda.

ac24horas: E se o senhor não desse nada disso que lhe pediam?
Romildo: Se não dá, vai pro pau! Agora eu fui um governador, apesar de não ter tido formação superior e ter estudado só até a quarta série, eu sou um cara, e graças a Deus, eu herdei muitas coisas de meus velhos pais. Apesar de ser pobre, principalmente nos estudos, eu aprendi a ser uma pessoa de caráter. Eu prometi como político e honrei. Cumpri rigorosamente, mas me decepcionei muito. Eu busquei de todos os lados, usando de todos os meios, para ter um bom relacionamento com o Ministério Público, com o Tribunal de Contas , com o Tribunal de Justiça, com a Assembleia Legislativa, mas infelizmente eu fico pensando como mudam as pessoas. Quando eu me lembro que todo esse pessoal vivia dentro da minha casa, batendo tapinha nas minhas costas… [neste momento ele faz uma pausa, coloca a mão na cabeça e gira o pescoço de um lado para o outro num gesto que representa não]
ac24horas: O senhor se sente esquecido?
Romildo: Me sinto esquecido. O homem só vale o que tem. Eu hoje não valho mais nada não [Neste momento o ex-governador  fica emocionado e com dificuldade para falar] Eu valho ainda alguma coisa para a minha mulher, para os meus filhos, mas amigo eu não tenho mais.
ac24horas: O senhor conta nos dedos os seus amigos?
Romildo: Contos nos dedos de uma mão só e digo agora o nome de dois aqui: Coronel Jair e o Rocha que foi meu ajudante de ordens, o resto desapareceu. Esses dois até hoje vem aqui na minha casa. No meu aniversário, que foi no dia 9 de abril, eles estavam aqui festejando comigo, comendo feijoada. O resto nem um telefonema para saber se eu já morri, faz. Quem vale hoje para essa mesma turma é o Tião Viana. Quando ele sair do poder, talvez ele vá passar pela mesma situação, mas Deus queira que não. O poder é assim mesmo.
ac24horas: E algum dia você chegou a procurar algum desses amigos que sumiram?
Romildo: Uma vez eu procurei “um amigo”, me resguardo a citar o nome [a reportagem descobriu que o a pessoa em questão é Zezé Gouveia que foi chefe de gabinete do ex-prefeito Irnad Leite], para arrumar um emprego para um neto meu, o Fabricio. Tu me acredita que ele me negou? O cara que eu ajudei quando eu era governador, hoje ele é rico, rico mesmo, milionário, dei inclusive DAS para a mulher dele. Ele me disse que não tinha como me ajudar e ainda tascou que o meu tempo era o outro tempo. Ele falou que hoje é outro momento. Eu sai de lá com a cara e o rabo entre as pernas.
ac24horas: Isso lhe magoa muito?
Romildo: Magoa demais. A ingratidão é a coisa pior que tem, meu irmão. Rapaz, se tu me faz o bem, eu não posso ter motivo para te fazer mal. Tu me fez um bem, tu me prestou uma palavra amiga , isso pra mim vale mais do que dinheiro. Essa palavra amiga desapareceu.
ac24horas: Nesse período que o senhor foi detentor de poder, você se arrepende de alguma coisa?
Romildo: Me arrependo de não ter escolhido o meu governo, de não ter tomado as rédeas. Mas eu confiei em todos os meus secretários, em toda a equipe de governo. Deixei todo mundo liberado para fazer o melhor pelo Acre, a buscar as soluções para os problemas do Acre, mas infelizmente foi ao contrário. Não deu certo não. Então eu me arrependo por isso. Se eu tivesse segurado nas rédeas, eu vou te falar que o negócio tinha sido melhor, mas ao mesmo tempo que não fico arrependido. O que eu fiz no Acre, o cara tem que ser muito doido para fazer sem dinheiro. Só com o dinheiro dos impostos, não vinha dinheiro de fora.
ac24horas: Em relação a esses secretários que tiveram liberdade para trabalhar, hoje o senhor mantém algum tipo de contato?
Romildo: Muito difícil. Quando eu passo por perto no máximo rola um oi e pronto. Tem vez que eu vou me aproximar para cumprimentar,  o cara foge, vira as costas. Já tive perto de alguns que aconteceu isso. É complicado, mas é a realidade.
ac24horas: O que o senhor se orgulha mesmo do seu governo?
Romildo: Me orgulho por eu não ter roubado e do meu programa favorito, o Sopão Enche o Bucho. Eu matei a fome de muitas crianças e hoje estão todos adultos. Eu fico feliz demais. Eu encontro tanta gente que me fala desse projeto, que falam que tomavam, que levava a panela. Que aquela sopa era tão boa, que quando a pessoa chegava em casa, ela podia colocar mais água que ela rendia para não sei quantas pessoas. Sem contar também o programa de leite e pão que a gente dava no café da manhã para as famílias carentes. Esses programas sociais me orgulham muito. Se eu fosse governador novamente, que eu não quero mais nunca na minha vida, eu voltava com essas coisas. [Na época quem fornecia o sopão era a empresa do secretario da fazenda de seu governo, o empresário George Pinheiro, que num período de 2 anos e meio conseguiu pagar um dívida milionário contraída por empréstimos bancários]
ac24horas: Então o senhor que fugir de política?
Romildo: Eu quero. Na verdade, eu só tenho um candidato que é o Tião Viana. No Tião eu voto de qualquer jeito. Se ele disser que não precisa do meu voto, ele vai ficar com raiva, mas eu voto de novo. Só por um gesto de gratidão dele. Quando eu mais precisava de uma mão amiga, nenhum dos meus “amigos” apareceram, nem mesmo meus ex-secretários. Só apareceu a mão de Tião Viana, se colocando a minha disposição. Eu fui infartado daqui para Goiás e ele me ofereceu para ir para o Incor, com a junta médica do Dr. Jatene. Eu agradeci, mas não usei porque eu tenho plano de saúde, e foi tudo pago direitinho, mas agora eu corro risco de perder esse plano, caso a pensão seja cancelada. Mas foi um gesto bonito. A gente era adversário político, mas ele era meu amigo. Ele era médico da minha falecida esposa, a Toinha.
ac24horas: Hoje o senhor tem contato com o atual governador?
Romildo: Não tenho porque eu evito para não causar ciúmes ou problemas político para ele.
ac24horas: Ciúme de quem?
Romildo: Dos próprios membros do PT. Eu não quero causar nenhum constrangimento a ele para dizer por ai “ah, o Tião tá recebendo o ex-governador Romildo Magalhães que era ladrão”. Eu não quero passar por isso. Eu não procuro de jeito nenhum. Outro dia eu estava com um problema ai para apresentar, uma reinvindicação,  e eu fui por intermédio do chefe de gabinete dele, mas eu não falei com ele. Só levei a demanda. Mas as vezes, quando eu caminhava aqui pelo Ipê eu sempre o via e ele me cumprimentava e na época da campanha a gente sempre se fala, se colocando a disposição e pedindo voto. Eu sempre falo pra ele que pode deixar comigo, aqui em casa todo mundo é Tião. Não vou deixar de votar nele nunca, não tem outra coisa, é só por isso. Não é porque ele é bonito, bom administrador ou qualquer outra coisa, mas sim pelo homem que ele é.
ac24horas: E o PT?
Romildo: Eu não sou PT de jeito nenhum. Eu sou Tião. Teve um dia que ele veio me pedir voto para o Jorge Viana, eu disse que só votava nele, não no Jorge.
ac24horas: E quando a gente fala em PT, resgatamos um pouco do passado, principalmente dos seus opositores. Antes de vir aqui, eu fiz uma pesquisa onde o senhor afirmava a sua pior opositora foi a então deputada Naluh Gouveia, que era do PT e hoje e Presidente do Tribunald e Contas, como era isso, qual é o sentimento de hoje?
Romildo: Era Naluh mesmo, mas também tinha a Marina, que era danada. Naquele tempo elas usavam mais maldade do que verdade. Eu não era nada daquilo que eles pintavam de mim. Eles passavam de uma forma totalmente fora do conceito. Eu era o cão pra eles. Eu não sei porque isso. Não sei se foi porque vim de vereador, prefeito e deputado….pois na história do Acre não existe ninguém que galgou todos esses cargos além de mim. E isso tem mexido muito com as pessoas, não só com o PT não, mas com a maior parte dos políticos do Acre. Imagina só; o cara que vem lá de Feijó, é vereador três vezes, prefeito duas vezes, deputado duas vezes e chegou a ser governador, com apenas um quarto ano do primário…
ac24horas: O senhor se orgulha dessa sua trajetória?
Romildo: Ah, não tenha a menor dúvida. Me orgulho e debito toda essa estrela a minha falecida mãe Mocinha Magalhães. A minha mãe era política. Esse Acre não tem uma mulher desse nível e vai ser muito difícil criar. Aquela ali era líder, sabia fazer liderança e não era com dinheiro não. Minha mãe fazia liderança prestando serviço, ajudando, fazendo bem, sem olhar a quem. Andando em ramal no inverno para pegar menino que estava nascendo, ia curar outra que tinha sido picado por uma cobra.
ac24horas: Pelo visto, você e sua família sempre foram focados ao assistencialismo, o senhor acha que atualmente falta mais isso?
Romildo: Eu acho que hoje para se fazer uma liderança política, o assistencialismo não faz mais não. Hoje o que vale mesmo é o dinheiro.
ac24horas: E Romildo, e naquela época que você foi governador, se o senhor tivesse acesso a esses empréstimos que o atual governo tem, dava para ter mudado o Acre?
Romildo: Teria sido bem diferente. Administrar igual a mim eu quero é ver. Eu digo que sou administrador porque eu sou. Eu sou presente nas obras que eu fiz. Mesmo sem ter dinheiro eu tava lá, olhando pedaço por pedaço das obras. Eu acompanhava. O pouquinho que tínhamos estava lá sendo investido. Quando eu era prefeito de Feijó era a mesma coisa. Quando o motorista do caminhão tava cansado, eu falava sai de cima que eu dirijo. Eu ia puxar barro, puxar tijolo, puxar areia, trabalhar de manhã, tarde, noite e madrugada. Eu fazia tudo isso. Se eu tivesse dinheiro, como os outros tem por ai, meu irmão, as coisas teriam sido diferentes.
ac24horas: O senhor se orgulha de ser honesto? Como o senhor sente quando alguém lhe taxa de algo negativo?
Romildo: Eu me orgulho de ser honesto, não tenha duvida. Eu não admito que ninguém tenha nem duvida da minha honestidade. Tanto é que ta ai a prova, estou com 22 anos que deixei o governo e graças a Deus minha vida está ai aberta Você não vai encontrar um real que não seja meu. Lembrei agora de uma: Teve uma época que o Sergio Taboado e o Nilson Mourão pediram para ir num banco da Suíça para saber se eu dinheiro lá. Eles inventaram um história de um Hotel em Palmas, no Tocantins, que tinha 250 apartamentos e que era meu também. Disseram que eu era o Rei da Gasolina pois tinha não sei quantos postos aqui. Tudo isso tramado, levantado pelo PT, mas graças a Deus eu não tinha nada não. O que eu consegui na minha vida como político, não foi como governador. Como governador, todo o salário que eu tinha, eu ajudava os pobres.
ac24horas: O senhor se arrepende disso, de ter ajudado as pessoas?
Romildo: Não me arrependo. Eu só sei que não juntei nada.  Pode MP pedir contas, extratos e o que quiser. Eu não roubei nada. Durmo tranquilamente todas as noites.
ac24horas: Como era a sua relação com a classe empresarial naquela época?
Romildo: O que tinha de obras para dividir, eu dividia  com os daqui, só os daqui. Era pouquinho, mas todo mundo ficava satisfeito. Pode perguntar para esse pessoal da Federação da Indústria.

ac24horas: E por falar empresariado, quem foi George Pinheiro para o senhor?
Romildo: George Pinheiro foi bom. Para mim eu achei que ele foi bom, mas eu fiquei até certo ponto precisando de algumas explicações de algumas coisas, que na hora que eu mais precisei, ele não compareceu. Ele deveria ter comparecido, ele, Abdel, Fernando Moitinho, todo esse pessoal. Quando viram que eu estava respondendo todos os processos, os atos de alguém que fez algo errado, ninguém se ofereceu. Eu quero dizer que as coisas acontecem e a gente se decepciona com muitas coisas.
ac24horas: Foram essas decepções que fizeram o senhor se aproximar mais de Deus?
Romildo: Sim, com toda a certeza. Eu sou Evangélico há 17 anos, graças a Deus. Isso foi a transformação da minha vida como homem cristão. Isso é o que me alimenta. Eu sou um homem alimentado. O que o mundo tá me negando, que é o reconhecimento, que é a consideração, o respeito, até certo ponto as amizades, eu tô recebendo lá de cima. Deus tem sido maravilhoso em minha vida. Deus é bom e é bom demais. Eu fui curado de certos problemas de saúde. Hoje eu sou um homem dedicado a Deus, a minha família está sendo restaurada , então eu me considero um homem feliz. Essa aproximação com Deus veio me segurar. Enquanto alguns jogam pedra, nós, eu e minha família, estamos aqui nos defendendo espiritualmente, em oração.
ac24horas: O senhor tem algum tipo de contato com a viúva de Edmundo Pinto, a dona Fátima Almeida? Aliás, naquele momento da morte do governador, o senhor se tornou uma pessoa próxima da família?
Romildo: Da família do Edmundo Pinto eu só tinha contato com o seu Pedro Veras, o pai do governador. Nós sempre nos comunicávamos, visitei ele algumas vezes na casa dele e também ele trabalhou comigo até eu sair do governo, mas a Fatima mesmo eu não tive noticias. Não sei nem se ela tá morando aqui ainda, mas é uma pessoa que sempre teve o meu respeito, lamentei, dei condolências pela morte do Edmundo. Não era aquilo que o Acre queria, não era isso que eu queria. Nós estávamos afinados, consciente de que ele sairia candidato ao senado e eu assumiria o governo de qualquer maneira.
ac24horas: Em alguns momentos, você e o Edmundo tiveram divergências, correto?
Romildo: Sim. Mas foram problemas quando ele escolheu umas pessoas da equipe dele, tipo o Pitiman, o Mario Emilio Malaquias… falo em questão desse pessoal. Sempre fui contra. Eu dizia para ele que esses caras iam estragar o governo. Eu acho que estragou.
ac24horas: O senhor acha que dentro do seu governo tinha muito fogo-amigo, as pessoas mesmo da sua equipe trabalhavam contra o senhor?
Romildo: Hoje eu acho que tinha. Na época eu nem imaginava, mas hoje eu penso que sim. Eu acho que tinha e me reservo a falar um nome, mas todo mundo sabe, meus amigos sabem, minha família sabe que eu tive várias ações na justiça e tive até como ganhar, mas eu perdi todas elas por falta de cumprir prazos. E esse cara foi meu advogado e fez parte do meu governo. Eu acho que ele fez de propósito, ele fez para acabar comigo. O motivo eu não sei…e essas coisas nos decepcionam. Como o homem é pobre quando não tem caráter, não tem personalidade. Como eu te disse, política pra mim, só é o Tião Viana. No dia que ele não se candidatar mais, eu rasgo o titulo.
ac24horas: Em nenhum momento o senhor pensou em ter um herdeiro político?
Romildo: Meus filhos não querem saber de política. Teve um momento, depois de eu ser governador, que se eu lanço um deles candidatos a vereador ou até deputado estadual, poderíamos até ter ganhado. Eu não tenho herdeiro político, tô fora disso.
ac24horas: Eu vejo que você é muito ligado a sua família e sei também que você perdeu um filho de forma trágica. Esse foi a pior do que o senhor já sentiu fora do governo?
Romildo: É…[fica pensantivo] Nós estávamos trabalhando no sábado no Haras e no domingo mataram meu filho. Eu sinto e choro isso todos os dias. Na verdade falar disso me incomoda. A perda de um filho é irreparável. Filho é sempre filho. È muito dolorido, principalmente da maneira que mataram o meu filho. Foi algo covarde e isso eu não consigo esquecer…essa ferida não sara, ela não fecha de jeito nenhum.
ac24horas: Eu soube que o senhor perdoou os assassinos de seus filhos, mas o senhor perdoa todos os oposicionistas que fizeram a sua vida durante o governo num inferno?

Romildo: Claro, perdoei. Se eu não perdoar, como vou para o céu. A bíblia diz  que se você quer ser perdoado, você tem que liberar perdão, isso tá na palavra. Nós, para sermos perdoados, diante do senhor que nós servimos que é Deus, nós temos que liberar perdão, meu irmão. Se você guarda consigo a raiva, o ódio de alguém, você tá alimentando e satisfazendo a vontade do diabo , porque quem não libera o perdão é o satanás, mas quem é cristão, é filho de Deus, nunca vai deixar de liberar perdão. Então eu lhe digo, liberar perdão é buscar salvação. Todos esses ai que me causaram danos, até posso dizer danos morais, tá liberado o perdão para eles. Eu tô pagando caro, mas tá liberado o perdão e que seja feita a vontade de Deus. Eu durmo tranquilamente.
FONTE: AC24HORAS
Marcos Venícios – editor-chefe do ac24horas
Ray Melo – Editor de Política do ac24horas