CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

sábado, 31 de outubro de 2015

GOLEIRO ACREANO DO ATLÉTICO-PR É DISPUTADO POR DOIS GRANDES CLUBES DO FUTEBOL NACIONAL

Weverton se destacou na categoria de base de Juventus
Com a aposentadoria de Rogério Ceni, goleiro do São Paulo, os dirigentes do clube sondam o acreano Weverton Silva para substituir o ídolo tricolor do Morumbi, que encerra carreira no final do Brasileirão, no dia 6 de dezembro de 2015.
Weverton surgiu nas categorias de base do Juventus, do Acre. Pelo clube, participou da Copa São Paulo de Juniores em 2006 e 2007 quando foi destaque após um jogo contra o Corinthians. No mesmo período foi transferido para o Parque São Jorge, onde atuou nas categorias de base do clube até atingir o limite da idade. Sem oportunidades entre os profissionais do timão, o goleiro começou uma peregrinação pelo mundo da bola.
Em 2009 foi emprestado para o Oeste de SP, depois para o América de Natal, retornou a São Paulo para jogar no Botafogo. Foi campeão do torneio Interior pelo clube Interiorano. Logo depois propostas surgiram até o acerto final com a Portuguesa, estreando na Série B de 2010 contra o Icasa na vitória de 3 a 1. Nesta temporada Weverton foi campeão e novamente destaque.

Atualmente Weverton joga pelo Atlético do Paraná, onde conseguiu o acesso à elite do futebol nacional e agora poderá ser titular de um dos maiores clubes de futebol do país, o São Paulo. Além do tricolor paulista, o Flamengo também sonda o goleiro para a temporada de 2016.
Contilnet

TARAUACÁ: LANÇADO O COLETIVO MUNICIPAL DA REDE SUSTENTABILIDADE

Coletivo Municipal - Tarauacá
A Rede Sustentabilidade passa agora a intensificar o trabalho de garantir a formação dos seus coletivos municipais em todo o país. Com a iniciativa, o partido quer viabilizar uma participação mais próxima da vida partidária nas cidades por meio desses grupos, ao promover debates relacionados com os princípios e valores da legenda. Entre eles, estão temas como o incentivo à participação cidadã dos militantes e o conceito de política em rede. Os assuntos referentes à sustentabilidade também estarão nas pautas de discussões desses grupos. 
Carlos Gomes, Raimundo Accioly e Kim Yarzon
TARAUACÁ - Na noite desta sexta feira, 30 de outubro, a direção Estadual da Rede Sustentabilidade no Estado do Acre, esteve em Tarauacá para o lançamento do Coletivo Municipal na "Terra do Abacaxi". O encontro aconteceu na câmara de Vereadores e contou com as presenças dos dirigentes estaduais Carlos Gomes e Kim Yarzon, além de filiados do partido no município.
Carlos Gomes
"Tarauacá faz história pois, esse é o primeiro coletivo da Rede Sustentabilidade criado no Estado do Acre. A vereadora Janaina Furtado, que é de Tarauacá, foi a primeira parlamentar a se filiar na rede no nosso estado. O coletivo partidário vai cuidar da política de organização, crescimento e luta política do partido no município", disse Carlos Gomes (Rede Estadual)  

A constituição dos coletivos municipais será o primeiro passo para a criação dos Elos Municipais, que acontece a partir de abril do próximo ano. A medida está prevista dentro da estruturação das instâncias partidárias da Rede, que tomarão força ainda maior após a sua legalização junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). 

O coletivo municipal também deverá desenvolver novas formas de atuação na luta parlamentar para resgatar a participação no parlamento e no Executivo como um serviço público à sociedade e, desta forma, buscar o bem comum. 

A Proposta de Organização aprovada no encontro do Elo Nacional prevê ainda que os coletivos municipais autorizados pelas executivas estaduais poderão se transformar em Elo Municipal com a realização de suas respectivas convenções. 

Assessoria 
Rede Sustentabilidade 

Tarauacá

PAI FLAGRA FILHA DE 12 ANOS SENDO ABUSADA SEXUALMENTE POR PRIMO E O ESPANCA

Homem foi preso suspeito de abusar de sua própria prima/Foto: ContilNet
A Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de agressão na Rua Cumaru, no bairro Joafra, em Rio Branco, na noite da última quinta-feira (29).
Segundo informações dos policias militares que atenderam a ocorrência, ao chegar ao local encontraram a suposta vítima, Luiz Cardoso de Paiva, 48 anos, com várias marcar de agressão pelo corpo.
Ao conversar com testemunhas, o comandante da operação foi informado que Luis é suspeito de ter abusado sexualmente da filha de seu primo, uma garota de 12 anos de idade.
De acordo com testemunhas, o pai da adolescente flagrou o suspeito abusando da sua filha dentro de sua própria casa. O pai, que não teve o nome revelado, partiu para a agressão contra o primo, que ficou bastante machucado.

A unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionada e encaminhou a vítima à UPA da Baixada do Sol. Logo em seguida, a polícia o encaminhou à Delegacia do Menor para as medidas cabíveis.
Adolescente também foi levada à unidade de saúde/Foto: ContilNet
Contilnet

GASOLINA, ENERGIA E GÁS DE COZINHA DEVERÃO SOFRER NOVO REAJUSTE ATÉ DEZEMBRO

As famílias devem se preparar para apertar ainda mais o orçamento. Tarifas administradas pelo governo Dilma devem ter mais um aumento até dezembro: gasolina, gás de cozinha e energia elétrica.
O jornal “Correio Braziliense”, em sua edição desta sexta-feira (30), informa que os preços controlados pelo Executivo vão subir 16,9%, ante uma previsão de alta de 15,2%, em setembro.
A elevação das expectativas da autoridade tem como base a estimativa de que em 2015 a gasolina encarecerá 15%, o gás de botijão 19,9% e a energia elétrica 51,7%.
Para 2016, calcula-se uma variação de 5,8%. As projeções fazem parte da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

Reajustes – A disparada das tarifas administradas neste ano ocorreu porque o governo Dilma Rousseff, durante todo o primeiro mandato, represou os reajustes para segurar a inflação, que já dava sinais de descontrole. A leniência no combate a carestia era vista pelo Executivo como uma forma de impulsionar o Produto Interno Bruto (PIB). Mas o que ocorreu foi exatamente o contrário. Ano a ano, a geração de riquezas no país desabou, os gastos públicos aumentaram e a dívida do país chegou ao nível de países em crise, próxima de 70% do PIB.
Ac24horas

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

PROPAGANDA: TK GOSPEL E VARIEDADES


PREFEITURA NÃO PAGA ALUGUEL E MORADORES SÃO EXPULSOS E INVADEM CASAS E TERRENOS

As famílias que moravam no antigo mercado dos colonos e atualmente estavam morando em casas alugadas pela prefeitura foram expulsas pelos donos das casas. Segundo a idosa Teresinha, o dono da casa chegou e disse “se vocês não saírem eu chamo a polícia”, o despejo aconteceu porque a prefeitura não paga o aluguel.
Entenda o caso.
As famílias moravam no antigo mercadinho dos colonos localizado no bairro Senador Pompeu. A prefeitura precisou do espaço para construir um posto de saúde, uma quadra e a biblioteca pública municipal, segundo os moradores, a prefeitura disse para eles ficarem em casas alugadas e prometeu que em algumas semanas entregariam novas casas para eles, o que ainda não aconteceu depois de dois anos.
Nesses dois anos foram muitos os sufocos que essas famílias passaram por conta de atrasos nos pagamentos dos aluguéis, nessa quinta feira 29, uma moradora foi expulsa pelo dono da casa que estava morando porque a prefeitura não pagou o aluguel. “Estou com tudo na rua pegando chuva, ele disse que se eu não saísse ele ia com a polícia e botava tudo fora. Eu tinha uma casa feita por mim e pelo o meu filho, eu saía quatro horas da madrugada e ia trabalhar em uma fazenda com o terçado na mão, voltava só a noite. Com muito trabalho fiz minha casinha comendo farofa de óleo, fui retirada de casa na promessa de ganhar outra e hoje estou aqui sofrendo.” Disse em lágrimas dona Terezinha.

Com a expulsão dessa família as outras que também estavam em aluguel social se sensibilizaram e juntas foram pra rua invadir casas e terrenos. “Sensibilizados com o caso dela né, saiu todo mundo junto então vai ficar todo mundo junto. Nossas coisas estão aqui, nós tivemos que invadir as casas das outras pessoas pra nossas coisas não pegar chuva.” Explica Cleuma.
A invasão aconteceu no bairro do Ipepaconha onde já moram outras famílias que não tinham casas. Sem ter para onde ir os moradores estão no meio da rua, o secretario de promoção social Antônio Araújo (Príncipe) foi ao local e aconselhou os moradores a arrombarem algumas casas que estavam fechadas e ficarem nelas até a prefeitura resolver a situação.
O vereador Mirabor Leite (PMDB) foi ao local e conversou com as famílias, em seguida foi ao ministério público e convidou o promotor para ir ao local. Já à noite o promotor foi ao local e em uma conversa decidiram que as famílias sem teto ficariam nas casas que invadiram até resolverem a situação.


“Entendo a situação das pessoas, tinha que haver um bom senso por parte da prefeitura em cumprir um acordo judicial de em 90 dias dar uma chave pra as pessoas que saíram da Cracolândia em comum acordo,  mas no momento não era possível aquelas pessoas ficarem ali na rua, e solicitei do promotor que assumisse o compromisso daquelas pessoas ocuparem as casas momentaneamente pra tirá-las da chuva, e desse um prazo incondicional ao prefeito de fazer as devidas casas das famílias e também que não houvesse prejuízo aos que estavam cedendo suas casas em um gesto de grandeza.” Mirabor Leite
Diarioacreano.com

PROCESSO SELETIVO IDM - TARAUACÁ

ESTADO DO ACRE
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 
DOM MOACYR

LOCAL DA INSCRIÇÃO - Tarauacá - Núcleo de Educação Profissional (Antigo Centro de Juventude Municipal) Rua do Ipepaconha, s/n, Bairro Ipepaconha

Período de Inscrição: 29 de Outubro a 04 de Novembro de 2015

Horário: 8h:30 min às 11h: 30 min e das 14h:30min às 17h 30min

- Curso Técnico de Nível Médio em Saúde Bucal: 80 horas
-Curso superior em análise de sistema ou curso superior em Sistema da informação ou ainda técnico em informática
-Turno: Manhã
-Vagas: 01

- Curso Técnico de Nível Médio em Saúde Bucal: 20 horas
-Curso superior em História ou curso superior em Geografia.
-Turno: Manhã
-Vagas: 01

- Curso Técnico de Nível Médio em Saúde Bucal: 200 horas
-Curso superior em Odontologia
-Turno: Manhã
-Vagas: 01



Por: @Kbym

MINISTÉRIO DA SAÚDE CRIA GRUPO DE TRABALHO PARA APOIAR ESTUDO DA ‘PÍLULA DO CÂNCER’

O Ministério da Saúde deve publicar nesta sexta-feira, 30, portaria para apoiar os estudos clínicos e a produção da fosfoetanolamina, conhecida como ‘pílula do câncer’. O medicamento causou polêmica após ser apontado como revolucionário no tratamento de câncer, mas não conta com estudos clínicos que comprovem seus benefícios. De acordo com o documento, que determina a criação de um grupo de trabalho, o Ministério passará a apoiar as etapas para o desenvolvimento clínico do medicamento.
“Estamos colocando à disposição do professor responsável pela síntese dessa molécula a possibilidade de submeter à fosfoetanolamina a todos os protocolos para verificar se a substância é ou não eficaz e por fim a essa celeuma. Por isso, a recomendação do Ministério da Saúde é que as pessoas não façam uso dessa substância até que os estudos sejam concluídos”, orienta o ministro da Saúde.
O grupo contará com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para orientar os pesquisadores na elaboração dos protocolos clínicos e documentações necessária e deverá contar com o apoio do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para a realização de estudos clínicos e também da Fiocruz. Para isso será elaborado um plano de trabalho que prevê desde a caracterização da molécula, passando pelo desenvolvimento da formulação, produção de lotes de medicamentos experimentais seguindo as Boas Práticas de Fabricação (BPF) da Anvisa e realização de estudos pré-clínicos, ensaios clínicos e estudos de farmacovigilância.
“A grande preocupação do Ministério da Saúde é que as pessoas deixem de realizar o tratamento adequado e que tem sua eficácia comprovado e passem a usar um medicamento que não tem cientificamente uma comprovação de benefícios e efetividade comprovada”, alertou o ministro da Saúde, Marcelo Castro.
De acordo com a portaria, o grupo de trabalho será composto por representantes do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A coordenação da iniciativa será de responsabilidade de um representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.

A previsão é de que o grupo tenha um prazo máximo de 60 dias para apresentar o plano de trabalho das fases de desenvolvimento do projeto. Os nomes dos integrantes do grupo devem ser indicados nos próximos dias.
A Gazeta

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

LEI DE AUTORIA DO EXECUTIVO CRIA MAIS DE 700 VAGAS NO DEPASA

Pela primeira vez na história, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) tem a oportunidade de criar um quadro de servidores efetivos, com a aprovação do Projeto de Lei 123 pela Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), que modifica a Lei 1.248, de dezembro de 1997, que cria o Depasa.
Com 17 anos de história, a autarquia de saneamento do Acre não possui um quadro de servidores efetivos. Eles pertencem à antiga Sanacre, Saerb e à Secretaria de Gestão Administrativa (SGA) – os demais são provisórios, aprovados em concurso público simplificado.
A aprovação do projeto foi comemorada pelo diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães, que enviou a seguinte mensagem aos servidores, logo após a aprovação: “Uma conquista histórica. Acaba de ser aprovado o projeto que cria os cargos de carreira do Depasa. Uma virada de página na terceirização”, disse.
O projeto autoriza a criação para provimento futuro de 724 vagas para 40 cargos de níveis superior, médio e fundamental. As funções são diversificadas: arquiteto, engenheiro, administrador, auxiliar eletricista, encanador, serviços gerais, mecânico…
Também institui a Gratificação de Atividade de Saneamento (GAS), destinada apenas aos servidores lotados nas áreas de operação do Sistema de Saneamento Básico do Depasa.

“Os servidores que trabalham em campo não têm hora nem dia. São fins de semana, feriados… Surgiu um problema, a equipe está preparada e disposta a atender. Então essa gratificação será um incentivo maior”, comentou Carlos Gardel Andrade, coordenador de equipe.
A Gazeta

TIA DENUNCIA QUE SOBRINHA DE 13 ANOS ERA VIOLENTADA PELO PRÓPRIO PAI EM ACRELÂNDIA.

Mais uma notícia bárbara em Acrelândia por estupro, desta vez a polícia prendeu na manhã de hoje (29) Adair Dutra de Souza de aproximadamente 40 anos morador do ramal Granada por praticar sexo com a própria filha de 13 anos. A polícia não divulgou maiores detalhe sobre o caso para não atrapalhar nas investigações que prossegue. Antônia santigo é tia da garota ela nos relatou que a menina vinha sendo estuprada pelo pai há dois anos. O fato segundo ela só veio a tona porque a menina resolveu denunciar o pai ao conselho tutelar da cidade. Segundo a tia o pai da menina dizia para ela não contar a ninguém e que só estava fazendo sexo com a garota para lhe ensinar. Antônia que é tia da garota estava apenas acompanhando a mãe da adolescente que mora em Rio Branco na qual é separada do pai da garota há 11 anos. Adair está preso na delegacia de Acrelândia preventivamente e será encaminhado ao presidio de Rio Branco.
Acrelândia News

PREFEITO DE ACRELÂNDIA É AFASTADO DO CARGO NOVAMENTE; MP FAZ INVESTIGAÇÃO NO MUNICÍPIO

O prefeito de Acrelândia, Jonas Dales da Costa Silva (PROS), foi novamente afastado do cargo por denúncias de improbidade administrativa. O prefeito deve ser notificado da decisão da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC), nas próximas horas. Essa é a segunda decisão que o tira do cargo. O Ministério Público (MP) apresentou uma séria de denúncias conta o gestor.
O voto do relator do processo, o desembargador Roberto Barros, levou em consideração que a manutenção de Jonas Danes, no cargo de Chefe do Executivo, “prejudicará a instrução dos procedimentos investigatórios instaurados no âmbito da Promotoria de Justiça, pois o referido prefeito vem utilizando a máquina administrativa para impor a sua vontade”, destacou o magistrado.
Segundo apurado, o promotor da cidade, Teotônio Rodrigues Júnior, solicitou o afastamento imediato por 180 dias corridos. O promotor classificou a decisão de afastar o político como “urgente e imperiosa”. Segundo consta nos autos do processo, o gestor municipal estaria “prejudicando a coleta de provas, incutindo [sugerindo] temor/pressão nas pessoas”, lembrou Roberto Barros.
O prefeito é investigado por vários indícios de irregularidade enquanto geria os cofres da cidade de Acrelândia. Ele teria pago salários de forma ilegal a João Garcia Rodrigues, vereador daquela cidade, o que constitui dano ao erário público. Foram apresentadas, ao Judiciário, provas da prática dada como ilegal.
O relator do processo também citou trechos polêmicos e extremamente sérios. Segundo apontado Roberto Barros, fazendo referência ao que indicou o promotor da cidade, Jonas Dales “opera de forma completamente desinibida no sentido de forjar documentos, montar processos licitatórios fraudulentos, sonegar documentos”, ou mesmo apresentar documentos à Promotoria que não exprimem a realidade dos fatos.

Jonas Dales já foi afastado do cargo em janeiro deste ano, por não oferecer condições de trabalho aos conselheiros tutelares. Na época, o prefeito disse à reportagem do ac24horas que seria vítima de perseguição política. Nesta quinta-feira, 29 de outubro, Jonas não atendeu as chamadas do portal.
Ac24horas

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

28 DE OUTUBRO: DIA DO SERVIDOR PÚBLICO


O Dia do Servidor Público, também dia do Funcionário Público, é comemorado anualmente no Brasil em 28 de outubro. 
A data celebra o profissional que trabalha nas mais variadas áreas do Poder Público, seja em hospitais, escolas, escritórios e demais repartições públicas.
Existem três principais tipos de servidores públicos: municipal, estadual e federal.
Os servidores municipais pertencem à Prefeitura de uma cidade; os estaduais ao Governo de um estado e os federais são subordinados à União da República. Os salários dos servidores públicos são pagos com o dinheiro dos Cofres Públicos.

Origem do Dia do Servidor Público
O Dia do Servidor Público surgiu através do Conselho Federal do Serviço Público Civil, homenageando a criação das leis que regem os direitos e deveres dos servidores públicos - Decreto Lei nº 1.713, de 28 de Outubro de 1939.
O que motivou a criação da data pelo Conselho, em parte, foi a fundação do Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, em 1938.

Na maioria dos estados e municípios brasileiros, o Dia do Servidor Público é considerado facultativo para os profissionais da área.

TARAUACÁ: PUBLICADO EDITAL DO CONCURSO EFETIVO DA CÂMARA DE VEREADORES DO MUNICÍPIO

Reunião com membros da Fundape
A Câmara de Vereadores de Tarauacá vai realizar o primeiro concurso público, desde sua fundação em 1963. Historicamente todos os servidores da casa, há 52 anos, eram indicados pelos vereadores, especialmente aqueles que faziam parte da mesa diretora e também os aliados do presidente. A medida também atende uma recomendação do tribunal de Consta do Estado - TCE.

Informações dão conta de que muitos dos parlamentares não teriam gostado da medida exatamente por acabar com essa prática. Muitos indicaram cabos eleitorais e parentes para compor o atual quadro de servidores do parlamento. 
Presidente Ezi Aragão - PT
O presidente Ezi Aragão "comprou a briga", mandou contratar uma empresa e vai realizar o concurso. "Nosso objetivo é a regularização dos servidores para que a câmara tenha seu quadro de servidores efetivos, contratados através do concurso público", disse o vereador presidente.

São 12 vagas para que tem no mínimo o ensino médio completo nos cargos de Auxiliar Administrativo, Servente, Copeiro e vigia.

As inscrições serão realizadas de 27 de outubro a 06 de dezembro exclusivamente pela internet no site http://fundape.ufac.br/

A prova deve ser realizada no dia 20 de dezembro.


CRONOGRAMA PREVISTO DO CONCURSO 

Período de Inscrições 27/10/2015 

Final das Inscrições 06/12/2015 

Início das Isenções 27/10/2015 

Término das Isenções 30/10/2015 

Início do Recurso de Isenção 03/11/2015 

Término do Recurso de Isenção 04/11/2015 

Resultado do Recurso de Isenções 06/11/2015 

Divulgação das Inscrições Deferidas 08/12/2015 

Início do Recurso de Inscrições 08/12/2015 

Término do Recurso de Inscrições 09/12/2015 

Resultado do Recurso de Inscrições 12/12/2015 

Publicação dos Locais de Provas 14/12/2015 

REALIZAÇÃO DAS PROVAS 20/12/2015 

Divulgação do Gabarito Preliminar 22/12/2015 

Início do Recurso – Gabarito Preliminar 28/12/2015 

Término do Recurso – Gabarito Preliminar 29/12/2015 Divulgação do Gabarito Oficial 06/01/2016 

Convocação dos candidatos para Perícia Médica 12/01/2016 Divulgação do Resultado da Perícia Médica 14/01/2016 Início do Recurso - Perícia Médica 14/01/2016 

Término do Recurso – Perícia Médica 15/01/2016 Divulgação do Resultado Preliminar 19/01/2016 

Início do Recurso – Resultado Preliminar 19/01/2016 Término do Recurso – Resultado Preliminar 20/01/2016 

Resultado Final 26/01/2016 Homologação 


Acesse Edital Completo Aqui
Blog do Accioly

TARAUACÁ: DEFINIDOS OS GRUPOS DO RACHÃO 2015/2016 - COMPETIÇÃO INICIA NA PRÓXIMA TERÇA FEIRA

Reunião com representantes de equipes
O Rachão, maior campeonato de futsal de Tarauacá vai começar na próxima terça feira, 3 de novembro, as 20 horas, no ginásio poliesportivo Ruinet Lima de Matos. Foi o que ficou acertado na reunião da coordenação da competição com os representantes das 32 equipes inscritas. A forma de disputa é a mesma da copa do mundo. 32 equipes divididas em 8 grupos de 4.
Flávio Santos - Coordenador
O Coordenador do campeonato Professor Flávio Santos (Kbym), apresentou o regulamento e realizou o sorteio dos grupos na presença das equipes.

Os grupos sorteados são os seguintes: 

GRUPO A
BECO 
GAZIN
BARCELONA
NAPOLI

GRUPO B
BEIRA RIO
GALATASSARAY
VILA REAL
SENA CIT

GRUPO C
RIVERA
IPEPACONHA
OLÍMPIA
RONSY

GRUPO D
PONTÃO FIGUEIREDO
SALÃO 3 IRMÃOS
PELADEIROS
CORITIBA

GRUPO E
REAL MADRID
SEVERIANO RAMOS
E&K
I. INTERNACIONAIS

GRUPO F
DROGARIA FERREIRA
IAPEN
I S ESPORTE
FLAMENGO

GRUPO G
ANDIRÁ
I SÉTIMO DIA
ESCOLINHA FLAMENGO
PANIFICADORA ALTERNATIVA

GRUPO H
ESTRELA
COLORADO
DBV JURUÁ
MURU

Promoção:
Rádio Comunitária Nova Era FM
Sinteac

Secretaria Municipal de Esportes
Blog do Accioly

terça-feira, 27 de outubro de 2015

SEGUNDO PESQUISA, CARNE DE TATU PODE LEVAR À HANSENÍASE

Esta semana uma pesquisa divulgada nos EUA alertou para os perigos do contato com tatus: eles são fonte de transmissão de hanseníase para humanos, segundo reportagem do “New York Times”.
Usando máquinas de sequenciamento genético, os pesquisadores foram capazes de confirmar que cerca de um terço dos casos de hanseníase que aparecem a cada ano nos Estados Unidos é resultado do contato com tatus infectados. Os casos estão concentrados na Louisiana e no Texas, onde algumas pessoas caçam e comem tatus.
A hanseníase pode ser tratada com antibióticos se diagnosticada rapidamente, mas muitas pessoas não reconhecem as lesões de pele características da doença e acabam sofrendo danos nos nervos ao longo da vida.
Cerca de 70% das doenças infecciosas – gripe e AIDS, para citar algumas – são passadas de animais para humanos, mas no caso da hanseníase um aspecto interessante é que a transmissão parece se dar nas duas direções.
– A hanseníase não estava presente no Novo Mundo antes de Cristóvão Colombo, os tatus devem ter adquirido a doença de humanos nos últimos 400 ou 500 anos – disse o pesquisador Richard W. Truman, do Programa Nacional de Hanseníase em Baton Rouge e autor do estudo com tatus, que foi publicado no “The New England Journal of Medicine”.
Poucos tatus vivem o suficiente em habitat selvagem para serem afetados, segundo o pesquisador, mas os de laboratório sofrem os mesmos problemas que os humanos e eventualmente morrem de falência hepática ou renal.
O micróbio que causa a hanseníase, Mycobacterium leprae, não cresce em laboratório e sobrevive apenas uma ou duas semanas em solo úmido. Na verdade, os únicos animais em que é conhecida a propagação da doença são os seres humanos e os tatus, mas não havia prova definitiva até este estudo.

– O mais importante é que as pessoas sejam desencorajadas de consumir a carne ou manusear os tatus – disse Truman.
Ac24horas

DEPUTADO JESUS SÉRGIO (PDT) DENUNCIA RETIRADA DE MÁQUINAS E COMPROMETIMENTO DAS OBRAS DA BR-364

Deputado Jesus Sérgio
Em seu discurso na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) nesta terça- feira (27), o deputado estadual Jesus Sérgio (PDT) tornou pública sua preocupação com a retirada das máquinas que realizam os trabalhos de recuperação e reconstrução dos trechos críticos da BR-364.
Jesus Sérgio relatou que neste fim de semana, ao visitar sua cidade natal, Tarauacá, percebeu a presença de carretas que, segundo trabalhadores, estariam autorizadas a retirar as máquinas em virtude do fim de recursos financeiros.
Preocupado com a possibilidade da interrupção das obras, o deputado informou que estará se reunindo com o diretor do DNIT no Acre para pedir esclarecimentos. De antemão, ele lamentou o fato e afirmou que o trabalho já realizado será dado como perdido, caso não seja concluído.
“Não podemos deixar parar essas obras, isso seria algo inconcebível. A população daquela região não pode ficar prejudicada sem a BR. Muita coisa já foi feita, mas o trabalho precisa avançar. Tenho a certeza que o DNIT estará aberto, pois sempre esteve ouvindo nossos reclames e procurou resolver os problemas, ali apresentado”, destacou.

Contilnet