Relatório mapeou principais desafios da educação no
mundo.
Dos 150 países analisados, apenas 41 atingiram meta de investimento.
Dos 150 países analisados, apenas 41 atingiram meta de investimento.
Relatório divulgado pela Unesco
nesta quarta-feira (29) aponta que o Brasil aparece em 8º lugar entre os países
com mais adultos analfabetos.
No total há 774 milhões de
adultos analfabetos no mundo (dos quais 64% são mulheres), 72% deles estão em
dez países, entre eles o Brasil. Os dados estão no 11° Relatório de
Monitoramento Global de Educação para Todos.
O estudo mapeou os principais
desafios da educação no mundo. A crise na aprendizagem não é só no Brasil, é
mundial. O problema está relacionado com a qualidade da educação e faltam
atrativos suficientes nas aulas e treinamento adequado para os professores, de
acordo com a Unesco.
No Brasil atualmente menos de 10%
estão fazendo cursos de formação custeados pelo governo federal, segundo dados
do Ministério da Educação.
Entre os países analisados, um
terço tem menos de 75% dos professores de ensino primário treinados. Quanto ao
investimento, dos 150 países analisados, apenas 41 atingiram a meta, ou seja,
aplicaram em educação 6% ou mais do PIB, que é a soma de todas as riquezas. O
Brasil é um deles, mas o gasto anual por aluno da educação básica é de cerca de
R$ 5 mil. Em países ricos, o valor é três vezes maior.
Meta até 2015
No Fórum Mundial de Educação realizado em 2000, 164 países, entre eles o Brasil, 35 instituições internacionais e 127 organizações não-governamentais adotaram o Marco de Ação de Dacar, comprometendo-se a dedicar os recursos e esforços necessários para melhorar a educação até 2015.
No Fórum Mundial de Educação realizado em 2000, 164 países, entre eles o Brasil, 35 instituições internacionais e 127 organizações não-governamentais adotaram o Marco de Ação de Dacar, comprometendo-se a dedicar os recursos e esforços necessários para melhorar a educação até 2015.
Seis objetivos foram traçados: os
países devem expandir cuidados na primeira infância e educação; universalizar o
ensino primário; promover as competências de aprendizagem e de vida para jovens
e adultos; reduzir o analfabetismo em 50%; alcançar a paridade e igualdade de
gênero e melhorar a qualidade da educação.
Segundo o relatório, o
compromisso não será atingido globalmente, apesar de alguns países terem
apresentado avanços.
A taxa global de alfabetização de
adultos passou de 76% para 82% entre os períodos de 1985-1994 e 1995-2004.
Porém, em termos globais, as taxas de alfabetização de adultos permanecem bem
abaixo da média na Ásia Meridional e Ocidental e na África ao sul do Saara
(aproximadamente 60%), assim como nos Estados Árabes e no Caribe
(aproximadamente 70%).
Fonte: G1.com
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