CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

EDUCAÇÃO: REITOR DO IFAC BUSCA PARCERIAS E RECURSOS EM BRASÍLIA

O Reitor Pro Tempore do IFAC, Prof. Breno Silveira, esteve em Brasília, na última quarta-feira, dia 23, para realizar conversas com a base parlamentar acreana e com outros atores na busca de fortalecimento de parcerias para a realização de novos projetos institucionais.
PRIMEIRA conversa do reitor Breno Silveira em Brasília foi com o deputado Sibá Machado - Foto: Fotos: Assessoria Ifac
A primeira conversa realizada foi com o deputado federal Sibá Machado. No diálogo, o reitor do IFAC apresentou os projetos do Centro de Línguas do Instituto e da Escola de Fronteira. Prof. Breno Silveira explicou que pretende, ainda em 2013, enviar alunos e professores para realizarem intercâmbios no exterior. Segundo afirmou o reitor, "já estamos realizando o contato com instituições de ensino e do setor produtivo no Canadá, Inglaterra, Cuba e Peru para a realização de ações de intercâmbios relacionados às atividades do IFAC".
O deputado Sibá Machado relatou o conjunto de ações que estão sendo articuladas e encabeçadas por ele. O primeiro e mais importante, é a responsabilidade que o deputado tem de trabalhar com o Código da Ciência (PL 2177), que irá alavancar a produção científica brasileira.
Além disso, o deputado Sibá está trabalhando com o projeto de formação de dez mil doutores na Amazônia até o ano de 2025, com atividades que devem ser iniciadas ainda em 2013. O próprio convênio firmado entre Instituto Federal do Acre e a Fundação Oswaldo Cruz -FIOCRUZ para formar 25 (vinte e cinco) doutores já faz parte desse projeto, com forte colaboração do governador do Estado, Tião Viana.
O deputado pactou que irá trabalhar com a formação de um projeto semelhante ao Programa Ciências Sem Fronteiras, com foco principal para a Amazônia. Nesse diálogo, o reitor do IFAC pactou que ficará responsável por enviar, ainda esse ano, alunos para o exterior, e formar quadros para concorrer aos editais do Programa Ciências Sem Fronteiras.
Ao reitor, senador Aníbal reafirmou seu compromisso para colaborar com a resolução de problemas e com a expansão da oferta do ensino
Também foram tratados na pauta, a realização do congresso da SBPC no Acre em 2014, a expansão do processo de Fomento à Pesquisa no Acre e a formação dos Parques Tecnológicos no Estado.
O deputado Sibá Machado reforçou seu compromisso de colaborar com a expansão da oferta de cursos do IFAC no interior, principalmente utilizando o PRONATEC. "A parceria do IFAC com o Governo do Estado e com o deputado Sibá irá fortalecer o contato com as prefeituras para que o Instituto possa oferecer cursos de curta duração em 100% dos municípios acreanos ainda em 2013, contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico do Acre" relatou o prof. Breno Silveira.
Também foi realizada visita ao gabinete do 1º vice-presidente do Senado da República, Senador Aníbal Diniz. Na conversa com o senador foram explanados os projetos do IFAC para 2013 e as dificuldades enfrentadas. O senador Anibal reafirmou seu compromisso para colaborar com a resolução de problemas e com a expansão da oferta do ensino. Além disso, o senador disse que também irá reforçar a colaboração com a interiorização da Educação no Acre, com captação de recursos e investimentos em Pesquisa.
Como já colaborou no ano passado, o senador se comprometeu em auxiliar com a gestão para o deslocamento de alunos para participar do Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica- CONNEPI em 2013, que será realizado no Estado da Bahia e para a realização do evento em 2014 no Acre.
Ficou pactuado, por parte do senador Aníbal, que seu mandato será dedicado ao processo de expansão do Ensino e das atividades do IFAC. "O senador Aníbal, um entusiasta da educação, tem colaborado fortemente com nossas atividades. O ano de 2013 será de grandes realizações com base nessa parceria," afirmou o Prof. Breno Silveira.
Internacional
O reitor Pro Tempore do Instituto Federal do Acre também realizou em Brasília visita à Embaixada de Cuba. Na opinião dele, a conversa foi muito produtiva para o Instituto. Foi gerado um pré-planejamento e pré-agendamento para o mês maio, para uma visita a Cuba com o objetivo de conhecer projetos nas áreas de Biotecnologia, Educação Profissional, Desporto e Educação Física.
Fonte: Jornal Página 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário