CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

BEBÊ MORRE ASFIXIADA APÓS TOMAR VITAMINA, EM BAIRRO DE RIO BRANCO

FOTO ILUSTRATIVA
Uma bebê de apenas 10 meses morreu asfixiada na tarde de sexta-feira (1), em Rio Branco, capital do Acre, após tomar uma vitamina de mamão. Quando a mãe percebeu que havia algo errado a criança já não respirava.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas ao chegar ao local a criança já estava morta. O caso aconteceu no bairro Wanderley Dantas.
Segundo a avó da criança, Lucileide Ribeiro Pereira, a mãe da pequena havia acabado de dar banho e alimentar a filha e a colocou para deitar. Depois da fazer algumas tarefas domésticas foi olhar a menina e notou que seus lábios estavam arroxeados.
"Antes do Samu chegar foi feita por diversas vezes massagem no peitinho dela, mas ela não retornou. O Samu ainda ficou 45 minutos com ela na ambulância, no entanto não conseguiu salvá-la", lamentou a avó ainda chocada. O enterro da bebê aconteceu no fim da tarde deste sábado (2).

Três mortes em um ano
A morte da pequena de 10 meses registrada na sexta-feira é a terceira por bronco asfixia de uma criança menor de um ano em 12 meses na capital acriana. A informação foi dada pela enfermeira Lúcia Carlos, coordenadora do Samu no Estado.
"Não tinha como o Samu orientar por telefone porque casos dessa natureza,  quando os pais percebem, geralmente a criança já está sem vida. Nesse caso, a criança tomou a vitamina, com o estômago cheio, não fez o processo de digestão, foi deitada na rede, deve ter bronco aspirado, vomitado  e quando viram estava morta", disse Lúcia Carlos.
Segundo ela, a bronco asfixia acontece geralmente quando o bebê, após ser alimentado, não passa pelos procedimentos corretos para que seja feita a digestão ou é amamentada de forma correta.
"É preciso colocar a criança para arrotar, ter cuidado, observar quando ela estiver deitada. A mãe com sono não deve colocar a criança para amamentar para evitar dormir e não perceber que ela esteja sendo asfixiada pelo seu leite", orientou a coordenadora do Samu.
Fonte: Contilnet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário