CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

segunda-feira, 24 de junho de 2013

DEPOIS DE ATOS DO FINAL DE SEMANA, MANIFESTANTES PLANEJAM GREVE PARA 1º DE JULHO

Melhores condições de trabalho e de salário foi uma das reivindicações mais comuns nas manifestações (Foto: Giovanni Accioly)
Manifestações em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Manoel Urbano, Feijó, Brasileia e Epaciolândia, Sena Madureira e Tarauacá. Um fim de semana que ficará marcado na história política e social recente do Acre, quando cerca de 30 mil pessoas saíram às ruas para manifestar, protestar, chamar a atenção da sociedade, dos governos e políticos sobre a insatisfação dos brasileiros na forma como o país está sendo conduzido.
Mas os atos não param por aí. Uma greve geral está sendo convocada pela rede social Facebook para o dia 1º de julho, próxima segunda-feira, e pretende mobilizar trabalhadores de todos os municípios brasileiros. A convocação está sendo feita por meio do perfil Greve Geral – Vamos ver quem manda neste país e já recebeu a adesão de milhares de pessoas e  vários sindicatos e entidades de classe.
Segundo o site R7, em torno de 2,5 milhões de pessoas teriam recebido o convite. Até ontem, pelo menos 1 milhão confirmaram presença nos eventos em todo o país. Na página, os organizadores disponibilizam links contendo informações sobre o direito de greve e sobre alguns itens da pauta de reivindicações como a PEC 37.
Na lista do protesto inclui bandeiras de luta como auditoria no caixa de governo, pede que a corrupção seja enquadrada como crime hediondo, melhoria na saúde, educação, no transporte público, nas estradas e no trânsito, liberdade de imprensa e de expressão, melhores salários para lixeiros, professores, médicos, enfermeiros, bombeiros e policiais, reforma tributária, redução do salário dos políticos, entre outras reivindicações.
Mobilização leva milhares às ruas no Acre
Em Rio Branco o Dia do Basta foi uma caminhada pacífica que começou em frente ao Palácio Rio Branco e percorreu as principais ruas da capital. Nos cartazes, faixas e palavras de ordem estavam reivindicações diversas que pediam o fim da corrução em todos os níveis de governo, melhoria nos serviços de saúde, educação, segurança, energia e direitos humanos. Os organizadores divulgaram, também pela internet, informações de que entre 20 e 30 mil pessoas participaram da manifestação.
A manifestação começou no fim da tarde de sábado e percorreu as principais ruas de Rio Branco. (Foto: Talita Oliveira)
Das cidades do interior do Acre, Tarauacá foi a que mais reuniu manifestantes. O ato Vem pra rua Tarauacá reuniu, segundo os organizadores, em torno de 1,5 mil pessoas de todas as idades participaram levando reivindicações diversas, principalmente as que exigem melhorias nos serviços de saúde, educação e dos salários de professores e profissionais de saúde, além do protesto contra a corrupção.
Em Tarauacá, mais de 1,5 mil pessoas participaram do ato. (Foto: Giovanni Accioly)

Nenhum comentário:

Postar um comentário