CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

sexta-feira, 5 de julho de 2013

IFAC E WARWICKSHIRE COLLEGE: PARCERIA NO REINO UNIDO

O Instituto Federal do Acre firmou termo de cooperação com o Warwickshire College do reino Unido. O reitor do IFAC, Prof. Breno Silveira assinou a parceria com o gerente Internacional de Desenvolvimento de Negócios Gary Marston e com a chefe executiva adjunta do Warwickshire College no Reino Unido nesta quinta-feira, dia 04.
Os representantes apresentaram o desejo de iniciar ações de curto prazo, como intercâmbio de alunos e realização de projetos de pesquisa de forma conjunta. Ficou definido que às áreas iniciais para a realização de projetos serão relacionadas com a Agricultura, Meio Ambiente, Informática e Engenharias.
“Queremos colaborar com o IFAC e com a Amazônia. Não temos nenhum termo de cooperação com uma instituição dessa região do Brasil. Acreditamos que o IFAC será um parceiro em ações que irão beneficiar principalmente os alunos das instituições,” disse Gary Marston.
“Estamos mais do que assinando um papel, uma carta de intenção. Estamos assinando um marco na história acreana, do IFAC e de nossos alunos. Acreditamos que a rede formada com instituições locais, brasileiras e internacionais, como o Warwickshire College irá deixar para a posteridade bons frutos e pessoas que colaborem para um Acre cada vez melhor,” destacou o reitor.
Os representantes da instituição do Reino Unido explicaram a comitiva do IFAC que o College possui seis unidades e que seu foco é formar profissionais em áreas técnicas e tecnológicas de acordo com a demanda socioeconômica local. A instituição possui mais de 12 mil alunos e tem forte interação com o setor produtivo do Reino Unido. 
O reitor do IFAC explicou o projeto de expansão da instituição e como que serão realizados investimentos em um projeto sólido de inserção do empreendedorismo na rotina dos alunos e professores e da motivação para realização de pesquisas aplicadas que foquem na geração de patentes e outros produtos oriundos de inovação tecnológica.
“Uma instituição que realmente pensa em colaborar com o desenvolvimento socioeconômico não pode cair no pragmatismo de olhar somente para o seu local físico. Com uma rede internacional teremos o potencial para o desenvolvimento de pesquisas e para melhorar o ensino em nossa instituição. O intercâmbio de alunos e professores terá efeitos positivos na formação de uma instituição que valoriza suas raízes culturais, mas que também entende que a pluralidade cultural influencia diretamente em seus avanços e conquistas no ensino e na pesquisa,” abordou o reitor.
Gary Marston também relatou que o college tem a mesma perspectiva sobre o processo de internacionalização e como este beneficia instituições participantes. Além disso, enfatizou que o diálogo com o setor produtivo que é realizado pela instituição também fortalece relações e a formação dos alunos, focando uma perspectiva empreendedora e que possa colaborar com geração de conhecimento, patentes e novas tecnologias.
“O IFAC está propondo um modelo de gestão que é semelhante ao nosso modo de conceber o processo de inserção de nossos alunos no ambiente do processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento de pesquisas. Também estamos fortalecendo laços com o setor produtivo, tanto para que nosso aluno tenha um contato com o mundo do trabalho e que o próprio setor produtivo possa interagir mais com a instituição. Como exemplo, já temos empresas que estão compartilhando espaço com a instituição e estamos em fase inicial de implantação de um parque tecnológico. Já temos um processo sólido de incubação de empresas,” abordou Gary. 
“Como iremos iniciar o processo de incubação de empresas e um maior relacionamento com o setor produtivo, precisamos de parceiros nacionais e internacionais. Dessa forma, o Warwickshire College será importante nesse processo, principalmente por seu modelo de gestão que é semelhante ao que estamos pensando para a nossa instituição,” comentou o Prof. Breno Silveira.
 Ações Imediatas
Ficou acertado que será planejado, e desde que possível, ainda em 2013 ocorra uma visita técnica de alunos ao College. Será ainda iniciado o planejamento para realização de pesquisas com pesquisadores das duas instituições e a construção de intercâmbios com maior duração.
Acompanharam o reitor na agenda, a Assessora de Relações Internacionais e Projetos Especiais prof.ª Ana Paula, e a prof.ª Ana Meire, que assessorou o reitor como interprete de francês.
“Essa agenda marcou o encerramento das reuniões com gestores em países da Europa. Podemos afirmar que o balanço foi mais do que positivo, já que encontramos apoio em todas as instituições que passamos. O próximo passo é preparar nossos alunos para as ações que se tornaram realidade ainda esse ano. A internacionalização terá impactos no ensino, na pesquisa e na extensão, e, principalmente, na vida das pessoas,” finalizou a prof.ª Ana Paula, assessora que ficou responsável por toda a agenda do reitor na Europa e que irá dar prosseguimentos às relações internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário