CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

sábado, 6 de julho de 2013

TARAUACAENSE LANÇA LIVRO NESTE SÁBADO EM TARAUACÁ

Neste sábado, a cidade de Tarauacá presenciará mais um grande feito de mais um de seus filhos gloriosos, que saiu do município para se dedicar aos estudos e agora retorna com o resultado de sua luta e da família. 
José Lopes Marques, um jovem de família pobre que se aventurou em buscar nos estudos o caminho para o sucesso da vida, enfrentando as adversidades que se apresentaram, inclusive a superação de um sério problema de saúde. O menino volta a Tarauacá, agora como escritor, professor, pastor e pai de família. 
O lançamento de seu livro O Diário de sonhos do Doutor Satírico, está marcado para este sábado, 6 de julho, às 19 horas, na quadra da Escola Municipal José Augusto de Araújo.
José Lopes Marques nasceu na zona rural de Tarauacá, tendo realizado seus primeiros estudos na Escola Rosaura Mourão da Rocha. Concluiu o ensino fundamental na Escola Municipal Professor José Augusto de Araújo e o ensino médio na Escola Dr. Djalma da Cunha Batista. 
Teve seus primeiros contatos com a literatura quando criança, através de sua mãe, à qual, após o jantar, costumava ler histórias em cordel para os filhos. Aos 12 anos já tinha sido apresentado aos clássicos da literatura mundial, como: Shakespeare, Vitor Hugo, Allan Poe, Doyle, Tolstói e Kafka, aos 15, passou a se interessar pela literatura filosófica e aos 19 decidiu ingressar no seminário. 
Realizou a sua formação teológica no Seminário Batista do Cariri (Crato-CE) e na Faculdade Batista Equatorial (Belém-PA). Além disso, graduou-se em filosofia na Universidade Federal do Pará (UFPA) e está se graduando em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Nesta mesma Universidade realizou estudos em nível de pós-graduação em literatura brasileira e africana. É especialista em ensino de filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Além do envolvimento com a produção literária, José Marques tem atuado como pastor, conferencista e professor nos níveis fundamental, médio e superior há mais de 10 anos. Apesar das muitas conquistas obtidas, Deus também tem lhe permitido grandes testes e desafios, desde a saída de sua terra natal para ingressar no seminário. 
O maior de todos os desafios foi vivenciado por ele entre 2010 e 2011, época em que foi diagnosticado com um câncer no sistema linfático em um estado bastante avançado. O tumor maligno de 13 centímetros e várias metástases pelo corpo eram indicações de pouco tempo de vida para o autor. A gravidade do quadro fê-lo reconhecer não apenas a sua condição de impotência, mas também a necessidade de depender cada vez mais dos cuidados divinos. A sua reação ao tratamento foi tida como extraordinária pelos próprios médicos e, depois de 16 sessões de quimioterapia e 20 de radioterapia, para a glória de Deus, o tumor foi completamente extirpado. 
Atualmente, além das atividades pastorais, José Marques é professor efetivo na rede pública do estado do Ceará e atua como professor visitante no Seminário Batista do Cariri e na Faculdade Batista do Cariri. 
O Diário de sonhos do Doutor Satírico, que teve vários dos seus capítulos escritos nos intervalos das sessões de quimioterapia, é o primeiro volume da Trilogia dos sonhos. O segundo, com lançamento previsto para 2014 intitula-se Diário universitário do Doutor Satírico. A série será encerrada com o Diário póstumo do Doutor Satírico.
Fonte: Blog do Accioly

Nenhum comentário:

Postar um comentário