CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

EMPRESÁRIO CONSTRÓI CASA EM FORMATO DE BARRIL NO INTERIOR DO ACRE

Uma casa suspensa a quatro metros do chão por pilares e em formato de barrica (barril, recipiente para armazenar bebidas) tem chamado a atenção de quem visita o município de Cruzeiro do Sul(AC). O imóvel localizado na principal avenida da cidade pertence ao empresário do ramo da construção civil, Santos Medeiros Fernandes, de 62 anos. Ele conta que elaborou o projeto arquitetônico pensando na segurança da família.
“Nós fomos vítimas de três assaltos e eu não queria continuar na mesma casa. Um dia enquanto conversava com amigos e tomava cerveja comecei a brincar com as latinhas vazias e veio a ideia. Eu queria fazer algo diferente para a cidade e que trouxesse mais segurança para a minha família. Coloquei no papel, fiz alguns ajustes com a ajuda da minha filha e construímos. Gastamos um valor bem acima do orçamento inicial, mas saiu do jeito que a gente imaginou”, relata.
Construída há 8 anos, a casa conta com 270 metros quadrados e tem cinco cômodos, cada um deles sustentado por um pilar. Segundo o empresário, a ideia inicial era instalar uma escada que pudesse ser recolhida, mas sua esposa foi contrária à ideia. Uma escada fixa foi construída, porém, o acesso é por um único lugar e quem se aproxima da residência é flagrado por uma das oito câmeras de segurança apontadas para baixo.
Aos 19 anos de idade, Santos Medeiros, natural de Santa Catarina, realizou o sonho de morar na Amazônia e casou com uma acreana. Durante décadas trabalhou como mestre de obras e virou empresário do setor. Ele ressalta que para amenizar o calor da região construiu a casa arejada, com muitas janelas e portas que uma casa tradicional não poderia ter.
 “A gente pensou muito na parte ecológica, apenas na sala temos seis portas que permitem a entrada do vento e da luz, temos uma placa solar que gera energia para os chuveiros e uma lavanderia que permite a secagem da roupa com o calor do sol. Toda água da chuva é canalizada e desce por dentro dos pilares. As formigas também não tem acesso à casa devido à água que colocamos em pequenos canais ao redor dos pilares”, lembra o empresário.
A casa virou atração para os visitantes. Quem chega à cidade quer levar uma fotografia da obra curiosa. “Se eu pegasse de cada pessoa que vem fotografar uma moeda de um real, já tinha arrecadado o dinheiro investido na obra”, brinca o empresário.
Com tanta habilidade e experiência no ramo, Santos Medeiros decidiu estudar arquitetura em Rio Branco capital do estado. “Decidi fazer o curso porque já estou quase aposentando e é mais uma atividade. Mas tenho muita experiência na área, inclusive já fiz o projeto de muitas outras casas principalmente de pessoas da família”, conclui.
 Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário