CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

UFAC FORMA PRIMEIRA TURMA DE PROFESSORES INDÍGENAS

A Universidade Federal do Acre (Ufac) formou a primeira turma do curso de licenciatura em Formação Docente para Indígenas aplicado no Campus Floresta, no município de Cruzeiro do Sul, interior do Acre. Os 49 formandos colaram grau no último final de semana no Teatro Universitário do Moa nas dependências do Campus. O evento contou com a presença de comunidades e lideranças indígenas, estudantes e docentes.
Os professores que concluíram o ensino superior integram nove povos, entre eles, Manchineri, Marubo, Nukini, Puyanawa, Ashaninka,Yawanawa, Huni Kuin, Shawãdava, Shanenawa e Jaminawa, etnias distribuídas nos municípios da Região do Vale do Juruá.
A presidente da Associação dos Professores Indígenas do Acre (Opiac), Francisca Arara, que também colou grau na solenidade, destaca o esforço dos formandos para concluir o curso. “Passamos muita dificuldade para sair das aldeias, algumas delas muito distantes da cidade. O importante é que agora estamos comemorando o resultado de um esforço tanto nosso, como da Ufac. Nós adquirimos conhecimentos científicos e trouxemos o saber tradicional. Agora temos professores preparados que estarão em sala de aula nas nossas aldeias, melhorando a qualidade do ensino”, ressalta.
Uma das lutas da Opiaco, segundo a coordenadora, é qualificar os professores indígenas para pesquisas com os estudantes das aldeias que terão melhor capacidade de defender seus direitos. “Que é o nosso território, nossa floresta, riquezas naturais e nossa sustentabilidade que é bem diferente dos brancos”, avalia.
O reitor da Ufac, Minouro Kipara, disse que a instituição está vivendo um momento histórico. “Estamos vivendo um momento histórico para a universidade e para o Acre. Talvez a gente tenha aprendido tanto quanto ensinamos com essa turma que tanto nos enriqueceu com seu enorme conhecimento tradicional”, conclui.
A universidade já viabilizada a abertura de mais 70 vagas para formar novos professores indígenas em parceria com o Ministério da Educação e Cultura (Mec).

 Fonte: G1.com/Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário