CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

GOVERNO BUSCA ALTERNATIVAS PARA POSSÍVEL DESABASTECIMENTO NO ACRE


Com a cheia do Rio Madeira, que banha o estado de Rondônia, o Governo do Acre já busca alternativas para garantir o abastecimento do estado. Já que existe o risco de fechamento da BR-364, caso as águas subam ainda mais. O ponto mais crítico, segundo o governador Tião Viana, é no distrito de Jaci-Paraná, a 100 km de Porto Velho (RO).
De acordo com Viana, caso a BR seja realmente fechada, vários setores serão prejudicados, como o de alimentos e construção civil. Por isso, várias reuniões estão sendo feitas com os setores estudando alternativas para um possível desabastecimento. No entanto, o governador garante que a situação atual ainda é de tranquilidade.
"Os alimentos, nós temos uma segurança grande para os próximos 20 dias, sem nenhuma emergência. E para os materiais de construção, um estoque está oscilando muito e vai depender do consumo. Mas temos uma semana de tranquilidade para os insumos de materias de construção", explica Viana.
Segundo o inspetor da Polícia Rodoviária Federal no Acre, Nelis Newton, apesar do risco, a situação ainda é tranquila no que diz respeito à BR-364. "O fluxo de veículos está normal. Todo veículo está podendo passar, mas a nossa recomendação é que carro pequeno só trafegue se tiver necessidade, porque a qualquer hora pode ficar interditado", explica.
Combustíveis
Ainda de acordo com Tião Vião, algumas alternativas já são garantidas para o caso do fechamento da BR. Dentre elas, é a utilização do combustível estocado no município de Cruzeiro  do  Sul,  no interior do Acre.
"Nós temos uma segurança da BR Distribuidora que teremos gasolina para os próximos 20 dias. Já começamos a logística de deslocamento de caminhões para que tragam de Cruzeiro do Sul. E diesel, nós temos para 10 dias sem o deslocamento de lá", informa o governador.
Outra alternativa, diz o governador, é um acordo com o Peru. Viana diz que teve uma conversa com a embaixada do Brasil naquele país. "Tem uma unidade de distribuição de combustíveis no Peru que atenderia perfeitamente a nós, chegando entre dois e três dias. Ele estão prontos para nos atender em uma eventual emergência", afirma.
O Governo do Acre recomenda aos consumidores que a compra seja feita com tranquilidade, para que não se esgote o combustível nos postos sem que, na verdade, esteja em falta. "Estamos pedindo a tranquilidade necessária", finaliza.
 Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário