CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

quinta-feira, 23 de maio de 2013

CRUZEIRO DO SUL: AGENTES DE ENDEMIAS FAZEM MANIFESTAÇÃO POR CONCURSO PÚBLICO


Os agentes de endemias que trabalham nos municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima, no interior do Acre, realizaram uma manifestação para cobrar do governo e municípios, a realização de um concurso público para funcionários efetivos.
Segundo o sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias do Estado, os servidores são contratados por uma empresa terceirizada e serão demitidos por exigência da justiça. A partir da demissão, eles exigem do governo e das prefeituras, onde o setor de endemias é municipalizado, a realização de concurso.
“A contratação efetiva é regulamentada na Lei 8080/90 onde consta que os trabalhos de endemias têm que ser contratados pelo estado ou município. Essa mobilização é para sensibilizar o governo e o poder público municipal”, comenta Heleno Freitas, um dos servidores que lideraram o movimento.
A manifestação contou com cerca de 150 servidores. Eles estiveram no centro da cidade, onde usaram um carro de som para expor publicamente a situação, depois seguiram em passeata até o prédio onde funciona o setor de endemias. “Nós também estamos cobrando aumento do vale alimentação, custeio de ajuda de campo e horas extras”, acrescenta Raquel Cabral, presidente do sindicato da categoria.
Os manifestantes acamparam em frente ao prédio onde trabalham, enquanto aguardavam o resultado de uma reunião com uma comissão formada por eles e representantes do Governo do Estado.
A gerente de Endemias em Cruzeiro do Sul, Simone Daniel, afirmou que o governo tem a intenção de resolver o impasse e evitar uma possível paralisação, o que poderia trazer sérias consequências ao trabalho de combate à malária, doença que continua sendo uma epidemia na região. “Sabemos que se as ações de controle sofrer descontinuidade vamos pagar o preço. O nosso objetivo maior é que haja um consenso e a gente possa manter o trabalho”, conclui.
Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário