CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

TARAUACÁ: INDÍGENAS REALIZAM PROTESTO E OCUPAM SEDE DO DERACRE

Cerca de 40 índios da comunidade Huni-Kuí(Kaxinawá) ocuparam hoje pela manhã, por volta das 09:00h, a sede do DERACRE no município de Tarauacá-AC. Cansados pelo descaso do poder público, o motivo principal da ocupação, alegam os índios, foi em protesto pelas más condições da estrada que dá acesso à aldeia Kaxinawá do 27, cerca de 08 km da cidade, onde residem 40 famílias com aproximadamente 200 índios entre adultos e crianças.
A ocupação ocorreu de forma pacífica, e os líderes indígenas exigiram do órgão aterro e compactação do ramal com a máxima urgência, devido à falta de acesso em que se encontra a comunidade e, também, os colonos e fazendeiros da região que dependem da estrada para suas sobrevivências.
O gerente do DERACRE no município, Francisco de Assis Souza, garantiu atender a solicitação ainda hoje, justificando a demanda na falta de maquinário e aos quase 400 km de ramais sob a responsabilidade do órgão.
Esteve presente, também, o gerente da SEAPROF do município Narcélio Bayma que garantiu a participação do órgão na aldeia. “Vamos disponibilizar mudas e o acompanhamento técnico para obter um bom resultado na comunidade, mas, devemos começar o plantio no tempo certo, com o início das chuvas, caso contrário, será desperdício, é jogar trabalho e dinheiro fora”, ponderou.
As lideranças indígenas afirmaram, ainda, que irão procurar a administração municipal, pois, são responsáveis pela manutenção das estradas vicinais do município.
A comunidade Kaxinawá do 27 é a menor em todo o Estado.
Fonte: Blog do Gilberto Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário