CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

FEIJÓ: ÍNDIAS VENCEM TORNEIO DA FLORESTA NO INTERIOR DO ACRE

Um time formado por índias de Feijó ficou com o título da fase do Vale do Juruá do Torneio da Floresta, competição realizada na tarde de domingo (17) na Arena do Juruá em Cruzeiro do Sul (AC). O torneio teve a participação de equipes masculinas e femininas dos municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Tarauacá e Feijó.
Mesmo debaixo de chuva e com o gramado escorregadio, os atletas da floresta não desanimaram e entraram em campo para agitar a torcida que gritava na arquibancada da Arena do Juruá.
Mas quem roubou mesmo a cena do torneio foi um time desconhecido que veio longe e viajou cerca de sete horas da aldeia Parowá, do município de Feijó, até Cruzeiro do Sul. Guerreira e forte por natureza, as índias desembarcam do ônibus e já foram direto para o estádio. Sem muita conversa não deram chance às adversárias.
Foram três jogos e três vitórias seguidas. A equipe ainda teve a atacante Rose Kaxinawá (camisa 11) eleita como a craque do time. Rose marcou três gols nas duas últimas partidas, incluindo o gol do título.
- Estou muito feliz por ter jogado aqui neste estádio e ver as pessoas aplaudindo nosso time. Foi muito bom porque tive sorte de fazer os gols e ajudar minha equipe vencer - declarou a jogadora.
Após a entrega da premiação, as índias e a comissão técnica formaram um círculo em ritual indígena no centro do campo para comemorar a vitória. O técnico Evanildo Fernandes disse que o time já vinha se preparando para essa competição há alguns meses.
- Sabíamos que não seria uma competição fácil, mas nosso time saiu da aldeia para ganhar e vamos levar essa alegria para todos os índios que esperam nossa chegada, para comemorar juntos - disse Fernandes.
Para o secretário adjunto de Esporte, Petronilo Lopes,  o Pelezinho, o torneio é uma forma de estreitar o relacionamento entre as pessoas que vivem na floresta e de modo especial a interação com os indígenas.
- Para o próximo ano vamos levar essa competição para as comunidades com formato de Copa de Mundo para que em todos os lugares os desportistas possam viver e sentir esse espírito. Vamos fazer valer que o Brasil é o país do futebol - declara Pelezinho.

 Fonte: G1.com/Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário