CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

TARAUACÁ: REDE SUSTENTABILIDADE JÁ É UMA REALIDADE NO MUNICÍPIO

Sábado, 10 de outubro - Uma noite que podemos considerar histórica na cidade de Tarauacá, foi marcada por um ato político de filiações dos primeiros tarauacaenses na Rede Sustentabilidade, novo partido político idealizado pela Acreana Marina Silva e que recentemente teve seu registro nacional deferido pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE. 
Sem muito alarde, um grupo composto de Servidores Públicos, Profissionais Liberais, Ativistas Culturais, Esportivos, Sindicalistas, Integrantes de Movimentos Sociais, Religiosos, Estudantes e pessoas da comunidade, estão entre os primeiros filiados e fundadores da Rede em Tarauacá. Poderá estar surgindo uma nova e alternativa força política no município. O Ato aconteceu na Câmara de Vereadores, na noite deste sábado. 
Destacamos entre os novos filiados a Vereadora Janaina Furtado, primeira parlamentar acreana a se filiar na rede, Professor José Eurico Paz, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre – Sinteac, Professor Raimundo Accioly, radialista, blogueiro e militante do movimento social, Radialista Antônio Alves Pereira, Professor Aldomir Albano, Presidente da Associação dos Músicos de Tarauacá, Professor Flávio Santos (Kbym), líder comunitário e desportista, Professora Socorro Neri, presidente da Rede de Mulheres Tarauacaenses – REMUT, Radialista F. Sales, Radialista Edilene Silva, Estudante Universitário Ricardo Lima, Sindicalista e Professor Edvan Barbosa e mais um grupo seleto de pessoas ligada a diversos segmentos. 
Depois do ato, muitas pessoas voluntariamente manifestaram o desejo de se filiarem no partido. Durante a semana a rede deve registrar seus primeiros 100 filiados no município.
O próximo passo da Rede, é o ato de fundação do partido, de direito e de fato, que deverá contar com a presença de um dirigente da direção estadual. Neste ato, a direção estadual deverá autorizar oficialmente a criação da rede Sustentabilidade em Tarauacá e sua primeira diretoria escolhida entre seus filiados.
Raimundo Accioly, que coordenou a reunião e os primeiros passos do partido em Tarauacá, falou em nome da rede e disse que na atual conjuntura de crise em todos os setores da nossa sociedade, que a mesma pode estar tento uma boa oportunidade de começar praticamente do zero a construção de uma nova maneira de ver e desenvolver as ações. “A Rede se propõe a ser esse caminho de juntar as diversas forças saudáveis e formar um movimento livre, soberano, integrado, unificado e diverso, em defesa da nossa vida em sociedade”, disse ele. 

Sobre o posicionamento político da rede em relação à administração do Prefeito Rodrigo Damasceno em Tarauacá, Acioly falou que a intenção do partido é ser uma força política coerente, propositiva e exigente. “O que acharmos correto vamos elogiar e até, se possível, propormos melhorar, o que acharmos errado vamos combater e, se possível, propor as soluções. Só não vamos fazer a política do 'ódio, ou do amor extremo'. O que queremos é que haja harmonia, o que chamamos se sustentabilidade. Não vamos existir em Tarauacá para vivermos nos consumindo apenas no entorno da administração municipal. Vamos atuar em todos os setores da nossa sociedade”

Em relação às eleições 2016, Accioly, deixou claro que a rede irá reunir e debater com todas as forças políticas locais que apresentarem propostas para a gestão e o desenvolvimento do município, independentemente de ser considerada de esquerda, de centro ou de direita. “O partido não vai nascer com a identidade de oposição ou situação. Estamos nascendo com a proposta de sermos alternativos. Em nossos quadros não haverá espaço para políticos carreiristas e que se utilizam dos poderes para se servirem e não servirem ao povo. Poderemos ter chapa própria para vereadores e também apresentarmos nossa candidatura majoritária. Poderemos também manifestar apoio e fazermos alianças com outras forças. Tudo vai depender do diálogo. Não estamos criando mais um partido para existir apenas numa pasta e só aparecer em período eleitoral como legenda de aluguel”, finalizou.
Flávio Santos, o Kbym, falou que aquela noite era histórica para o município. “Estávamos meio que desiludidos com a política e derrepente surge a rede com essas boas ideias, buscando o coletivo, o respeito e a harmonia entre as pessoas e isso fez renascer a minha disposição de continuar lutando. Eu acredito sempre em dias melhores para Tk”. 
Vereadora Janaina Furtado - “Posso dizer que agora terei um partido para reunir e debater a vida da nossa cidade e do nosso povo. Aguardei quase 4 anos para poder dizer isso”, com essas palavras a vereadora Janaina saudou os presentes, agradeceu aos primeiros filiados e falou da sua satisfação em poder estar ajudando a criar um novo partido com um grupo de pessoas tão diversificado como atualmente vem acontecendo. “Quero dizer ao meu partido que me submeterei às suas deliberações, discutidas e debatidas pelo seu coletivo”, disse a vereadora. 
Radialista Antônio Alves Pereira disse de sua satisfação de já ter vivido e presenciado uma série de fatos políticos e agora se sentir totalmente estimulado e revigorado para debater e poder propor ideias no campo da política que tanto precisa ser melhorado. “As ideias da nossa querida Marina, que é um orgulho para todos os acreanos, me animaram novamente a entrar na política. Não quero nada para mim. Quero tudo para o nosso povo” disse ele.


Muitas outras pessoas se manifestaram reafirmando ingresso na rede e o fortalecimento dessas novas ideias em Tarauacá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário