segunda-feira, 30 de novembro de 2015

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DA PROMOTORA DR. NICOLE GONZALEZ COLOMBO ARNOLDI

 

Expresso nesta data meu profundo pesar pelo falecimento da promotora de Justiça Nicole Gonzales Colombo Arnoldi, ocorrido no último domingo, 29, em Rio Branco.
Um momento de dor para os familiares e amigos que tiveram o prazer de conviver com uma pessoa diferenciada e firme em suas convicções.
Nicole Arnoldi que há seis anos trabalhava no Ministério Público do Estado (MPAC) atualmente vinha exercendo suas funções na Promotoria de Justiça de Bujari.
Assim, além de lamentar profundamente a perda repentina de uma amiga me solidarizo com os familiares neste momento de consternação e dor.
  
Jesus Sérgio de Menezes

Deputado Estadual

JESUS SÉRGIO ENTREGARÁ ASSINATURAS PEDINDO DEFENSOR PÚBLICO AO GOVERNADOR TIÃO VIANA

Desde março deste ano, Jesus Sérgio vem denunciando na Tribuna da Assembléia Legislativa do Acre (Aleac) a ausência de defensor público em Tarauacá.  Preocupado com a situação de centenas de pessoas que se encontra "à mercê da própria sorte", Jesus Sérgio deu início a um movimento popular, em prol do recolhimento das assinaturas de moradores daquele município.

O abaixo assinado tem como objetivo pedir a urgência na realização de concurso público e a imediata nomeação de um defensor público para Tarauacá. Centenas de pessoas, que direta e indiretamente necessitam de um defensor público, assinaram o abaixo assinado.  A situação tem revoltado, especialmente, daqueles de baixa renda, que não conseguem fazer valer seus direitos.

Mais de mil assinaturas foram recolhidas em três dias em pontos de coleta em frente ao Banco do Brasil, no mercado e também no bairro da praia. O movimento contou com o apoio do gabinete da Vereadora Janaína Furtado e da Rádio Comunitária Nova Era FM. As assinaturas serão entregues ao governador Tião Viana em reunião que deve ocorrer ainda este mês.


ENTENDA O CASO: Em março deste ano, Jesus Sérgio denunciou pela primeira vez a situação na Aleac e, no mês seguinte, esteve reunido com o chefe da Defensoria Pública, Fernando Morais, que assegurou o envio de um defensor de 15 em 15 dias, mas a compromisso não foi cumprido.   Novamente, Jesus Sérgio se reúne com Fernando Morais que relatou a dificuldade do envio do profissional em virtude da defasagem do quadro de defensores públicos no estado. Em novembro, Fernando Morais de Souza, informou que um concurso público para defensor será aberto para solucionar o caso.
Assessoria

PROMOTORA DE JUSTIÇA DO ACRE É ENCONTRADA MORTA DENTRO DE APARTAMENTO, EM RIO BRANCO

A promotora Nicole Gonzales Colombo Arnoldi foi encontrada morta no início da noite deste domingo, 29, em seu apartamento, localizado no Condomínio Florença, próximo a Uninorte e ao Tribunal de Justiça do Acre, em Rio Branco.
Natural da cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, Nicole, de 35 anos, ingressou na carreira de promotora no MP do Acre em dezembro de 2009 e foi uma das responsáveis pelo bloqueio das contas e encerramento das atividades da Telexfree no Brasil, caso que teve repercussão internacional. Atualmente, ela era responsável pela promotoria do município de Bujari.
A polícia militar foi acionada por vizinhos quando um disparo foi ouvido no apartamento da vítima. De acordo com informações, Nicole foi encontrada com a marca de um tiro na cabeça.
Pessoas próximas a promotora, informaram que ele tinha porte de arma, mas que não sabia manusear com precisão e que supostamente o tiro tenha sido acidental, devido Nicole não apresentar a pessoas próximas nenhum problema comportamental aparente, mas a prática do suicídio não é descartada ainda pela polícia.
Peritos do Instituto Médico Legal de Rio Branco estão no local colhendo informações para elucidar o caso.
O procurador-geral de Justiça, Oswaldo Albuquerque, se encaminha neste momento ao apartamento de promotora acompanhado com a Assessoria Militar do MP do Acre. O chefe do MP deve acompanhar pessoalmente as investigações e nas próximas horas deve se posicionar oficialmente sobre o ocorrido.


A polícia recomendou ainda que nenhum morador do edifício saia de seus apartamentos até que a investigação inicial seja finalizada.
Ac24horas

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

“FRONTEIRAS DO ACRE É UM CAMINHO LIVRE PARA O TRÁFICO”, ALERTA GENERAL DO EXÉRCITO BRASILEIRO

A tríplice fronteira entre Brasil, Bolívia e Peru, que tem o Acre como rota de acesso pode ser um dos maiores corredores do tráfico de drogas e armas do país. Foi o que demonstrou o general do Exército Brasileiro, Guilherme Theophilo, que participou na manhã desta quinta-feira (26), da 4ª Reunião do Parlamento Amazônico, realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), evento que debateu desenvolvimento com responsabilidade e segurança promovido através de um requerimento do deputado Heitor Júnior (PDT).
O Secretário do Parlamento e Coordenador da 4ª Reunião, Heitor Júnior, destaca que o encontro é de fundamental importância para debater ações que visam o desenvolvimento e o aparelhamento da segurança no Acre. “Ao todo, nove estados compõem a Comissão do Parlamento Amazônico, com debates dos mais importantes temas para o desenvolvimento sustentável dos estados e moradores da região para  fortalecer a geração de empregos e renda, dentro de um projeto de integração regional, buscando a exploração com responsabilidade social”.
O evento contou com cinco palestrantes que abordaram os temas de Soberania na Amazônia, Os free Shops em cidades gêmeas de fronteira, Contrato de crédito de carbono, projetos e programas da Sudam para o desenvolvimento da Amazônia Brasileira e Complexo de piscicultura do Acre. O tema Soberania na Amazônia, com o general Guilherme Theophilo, foi o que mais despertou o interesse do público presente. O militar abordou a questão da segurança nas fronteiras, que de acordo com ele estariam abertas ao crime organizado.

Theophilo destaca que apesar dos esforços do Comando Militar da Amazônia, as ações do governo federal não estariam sendo suficientes para suprir as falhas e impedir que a ação dos traficantes e contrabandistas que usam rios, florestas e estradas isoladas para levar drogas e armas aos grandes centros brasileiros. Para o militar, faltam investimentos do governo brasileiro em tecnologia e políticas públicas para combater o crime, principalmente em pequeno estados como é o caso do Acre, que é usado como rota dos grupos criminosos.
O general foi enfático ao questionar a falta de recursos públicos e projetos elaborados pelas autoridades federais para coibir o avanço do crime internacional. Para ele, a União precisa de um olhar diferenciado para as fronteiras que estariam praticamente desguarnecidas e vulneráveis aos criminosos que aliciam moradores de pequenas comunidades para conseguir apoio para financiar a violência nos grandes centros urbanos, transportando grandes quantidades de drogas e armas que abastecem as quadrilhas.
“É uma situação grave. Tudo o que entra ilegalmente vai alimentar o crime organizado nos grandes centros, promovendo o avanço da onda de criminalidade. O Brasil não consegue defender as fronteias e os países vizinhos também não têm essa preocupação. Algumas cidades viraram terra de ninguém. “O que estamos reivindicando é uma atenção maior por parte do Governo Federal para as fronteiras colocando tecnologia de ponta para que possamos fiscalizar, melhorando as estruturas nos órgãos de segurança pública, incentivando a vigilância no controle dessas fronteiras”, afirma Theophilo.

O militar apresentou slides que mostram a situação preocupante das fronteiras do Acre. Ele exibiu vídeo com depoimentos de índios que estariam sofrendo investidas de grupos criminosos que alimentam o tráfico de drogas nas grandes cidades brasileiras. “Estamos alertando as autoridades há anos, sobre o perigo que avança sobre nossas fronteiras. Precisamos de investimentos em diversas áreas para garantir a soberania e a segurança de nossas fronteiras. Sem tecnologia de ponte e políticas públicas a situação pode se agravar”, alerta Guilherme Theophilo.
Ac24horas

TARAUACÁ: LEILÃO DE BICICLETAS ACONTECE HOJE NA DELEGACIA DE POLÍCIA

Com autorização da justiça, a Delegacia de Polícia Civil de Tarauacá realiza durante todo o dia de hoje, mais um leilão de bicicletas. São centenas de bicicletas, que encontram-se apreendidas no pátio da delegacia, supostamente roubadas e que foram recuperadas pela polícia Militar.

É a oportunidade para você adquirir uma bike por um preço baixo.
Pedimos que levem documentos pessoais

Data: Sexta Feira - dia 27/11/2015 
Horário: 8h

Local: Delegacia de Polícia Civil de Tarauacá
Accioly

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

TERREMOTO DE 6,4 GRAUS ATINGE O ACRE NA MADRUGADA DESTA QUINTA (26)

O Centro de Sismologia da USP confirmou a ocorrência de um terremoto de 6.4 pontos de magnitude a 71 km da cidade de Jordão (AC), a 603 km de profundidade.
O evento ocorreu às 03h45 pelo horário de Brasilia (00h45 horário local) desta quinta-feira e teve seu epicentro localizado a 71 km de Jordão, 88 km de Santa Rosa do Purus (AC) e 130 km da cidade de Tarauacá. Os abalos ocorridos nesta madrugadas foram sentidos também em Rio Branco, a capital do Acre.
Apesar da grande intensidade do abalo, a profundidade em que ocorreu o evento favorece a dissipação da energia antes de chegar à superfície. O terremoto foi considerado muito forte, o equivalente a três bombas atômicas.

Na última terça-feira, dois grandes abalos sísmicos, um de 7,3 e outro de 7,6 graus na escala Richter, ocorridos na região de Ibéria, no Peru, na fronteira, foram sentidos no Acre.
Ac24horas

terça-feira, 24 de novembro de 2015

TARAUACÁ: HOJE É O NÍVER DO MARKINHOS PORTELA.

Feliz aniversario 
Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano. 

Desejo a você, um ano cheio de amor e de alegrias. 

Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas. 

Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes. 

Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus. É ser grato, reconhecido, forte, destemido. 

É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo; Parabéns a você nesse dia tão grandioso. Feliz aniversario meu amor de sua esposa que te ama muito.

Eziany Lima

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

APÓS INTERVENÇÃO DE JESUS SÉRGIO (PDT), FAMÍLIAS DA COMUNIDADE DO SÃO VICENTE COMEÇAM A RECEBER INDENIZAÇÃO

Na primeira quinzena de setembro, o deputado estadual Jesus Sérgio (PDT) esteve reunido com 26 famílias da comunidade do São Vicente, na região do Alto Rio Gregório, que lutavam há anos para receber indenizações relacionadas às benfeitorias em terras indígenas. 
A pedido das 26 famílias, Jesus Sérgio esteve reunido com representantes da Fundação Nacional do Índio no Acre (Funai) e na Coordenação Regional da Funai no Juruá, Jesus Sérgio entrou em contato com servidores do órgão em Brasília e obteve a promessa da liberação da ordem de pagamento aos moradores para a primeira quinzena de outubro e, conforme acordado, os pagamentos já estão ocorrendo.

Estou muito contente em ter contribuído para solucionar este impasse. Há anos, essas famílias lutavam para receber esses valores dos quais tinham por direito. Sinto- me honrado em, por meio deste mandato, poder ajudar a população. É uma grande alegria poder representar e defender os interesses daqueles que mais precisam”, destacou Jesus Sérgio.



Assessoria

TARAUACÁ: POR VINGANÇA, JOVEM É ASSASSINADO COM 15 FACADAS NESTE DOMINGO

Ronieldo de Sá Madeiro, 20 anos, morador da Rua Capitão Hipólito, Bairro Triângulo, foi morto na tarde deste domingo depois de ser atingido por 15 perfurações por arma branca, tipo peixeira.

Policiais Militares de plantão, foram acionados pelo 190 e se dirigiram para Rua Capitão Hipólito, Bairro do Triângulo, pois, moradores do local haviam dito que ouviram disparos de arma de fogo.

Ao chegarem no local, foi constatado que tratava-se de um homicídio com arma branca onde a vitima foi encontrada dentro de um matagal, já sem vida com 15 perfurações de faca. 

De acordo com uma testemunha, Ronieldo, vinha de um jogo de futebol, quando foi abordado por dois elementos armados com uma faca e uma escopeta. 

Na tentativa de escapar, a vítima saiu correndo por dentro de um matagal, depois de um disparo da arma de fogo que não o atingiu. Os assassinos conseguiram alcança-lo e desferiram as 15 perfurações. Os autores do crime se evadiram do local. A polícia isolou o local até a chegada da perícia. 

Trata-se de Sandro da Siva Lima, 20 anos e o menor A.D.F.R, 17 anos, moradores do Beco Maria Anália, Bairro da Praia. A policia está a procura dos acusados e deverá prendê-los em poucas horas.

De acordo com informações colhida pelos policiais junto aos familiares do menor acusado do crime, ele vivia falando que um dia iria matar Ronieldo, pois o mesmo havia assassinado seu irmão, em 2010, por causa de um boné.

Conclui-se se aí que o crime foi premeditado e a motivação foi vingança.

O CRIME DE 2010. Um jovem de apenas 15 anos assassinou outro jovem de 16 anos com uma faca.

Na época, um grupo de jovem passava no cruzamento das Ruas João de Paiva e Floriano Peixoto, bem próximo ao prédio do DEPASA. Um desses jovens (o assassino) teve O boné arrancado de sua cabeça por um outro jovem (vítima). Na tentativa de recuperar o seu boné criou-se uma confusão, o jovem puxou uma faca da cintura e desferiu os golpes na vítima. Depois de receber a facada jovem ainda conseguiu correr até as proximidades do Banco do Brasil sendo perseguido pelo assassino. Foram três facadas. Uma no braço e duas nas costas.  A Polícia chegou em seguida, prendeu o assassino e tentou socorrer a vítima. Na época o garoto começou a sangrar muito pelo braço e antes de chegar ao hospital ele morreu. O corte do braço havia atingido uma artéria e o garoto não resistiu. Na época o assassino, era menor, foi apreendido e encaminhado ao abrigo de menores infratores.
Fonte: Blog do Accioly

TARAUACÁ: HOJE É O NÍVER DA MIRELY

Data especial, o dia em que Deus escolheu para você conhecer este mundo. 

Dia especial por que o mundo teve a oportunidade de ser presenteado com uma pessoa tão brilhante como você Mirely. 

Momento maravilhoso, pois quem teve o privilégio de conhecer ou de estar perto nunca mais o esquecerá. 

Hoje não é especial apenas por que é seu aniversário, mas é especial por que a cada ano podemos agradecer a Deus pela oportunidade que ele nos deu de conhecer e conviver com você. Que Deus abençoe este e todos os seus dias... possa te presentear com aquilo que você mais sonha. 


FELICIDADES!!! Filha querida, nossa linda e adorada menina. Feliz aniversário, com carinho de seus pais que amam tanto: Silvia, José e da maninha Narely.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

TARAUACÁ: VENDE-SE UM FREEZER SEMI NOVO

VENDE -SE UM FREEZER SEMI NOVO.
OS INTERESSADOS LIGAR PARA O NÚMERO 9988 9703 OU PROCURAR O ROBSON CABELEIREIRO NO CORCOVADO.
PREÇO A COMBINAR.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

IFAC ABRE PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORES

O Instituto Federal do Acre (IFAC) abriu inscrições para o processo seletivo de Formação de Banco de Professores que atuarão no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). São mais de 190 vagas direcionadas a candidatos que tenham do ensino médio a graduação em diversas áreas e ainda será formado um cadastro de reserva.
O período de inscrição vai até a quinta-feira, 19. Os interessados devem acessar o edital na página do Pronatec/IFAC (pronatec.ifac.edu.br) e entregar os documentos listados nos polos de concorrência da vaga ou nos campi das respectivas regionais, entre 07h30 às 11h30 da manhã.

A remuneração para o cargo de professor do Programa é paga através de bolsa no valor de R$50,00 a hora aula, sendo que a carga horária máxima é de 16 horas semanais.
Ac24horas

MÃE É ASSASSINADA COM GOLPES DE FACÃO E POLÍCIA DESCONFIA QUE BARRIGA TENHA SIDO ABERTA PARA ESCONDER CRIANÇA DE SEIS MESES

Um crime macabro chocou os moradores que residem no Km 28, do Ramal Antimary. A vítima Jardineis Oliveira da Silva, 25 anos, estava desaparecida desde o domingo, 15, com sua filhinha de seis meses de vida.
Vítima: Jardineis Oliveira
O corpo de Jardineis Oliveira foi encontrado desviscerada a golpes de facão. Ela estava seminua, amarrada e ainda com uma incisão na barriga que havia sido costurado. O corpo estava à beira de um córrego, distante 80km da comunidade, onde reside na manhã de segunda-feira (16).

O marido da vítima, Francisco Vanis Mesquita, havia registrado Boletim de Ocorrência (B.O) dando conta do desaparecimento da mesma. Ela havia saído de casa na companhia da filha de seis meses de vida para visitar, porém o corpo da criança não foi encontrado.
Suspeito: Lucimar Bezerra da Silva
Preocupado com a demora da esposa, o marido relatou que foi ao encontro da esposa e no percurso encontrou os pertences da mulher jogados no meio da estrada e também a carteira de Lucimar Bezerra da Silva, 33 anos, considerado nas redondezas como um homem violento e com histórico de estupros.
De imediato, a polícia deu início às buscas e nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, 16, o corpo da mulher foi encontrado, porém nenhuma pista da criança foi conhecida.
A polícia chegou a desconfiar que o bebê tivesse sido introduzido no ventre da mulher, uma vez que a barriga havia sido cortada e costurada novamente, mas após a necropsia do Instituto Médico Legal (IML) foi constatado que não havia nada em seu ventre.

A equipe do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) realiza buscas no intuito de identificar o paradeiro da recém-nascida. De acordo com informações da Polícia Civil, Lucimar Bezerra da Silva, que já encontra-se detido, figura como principal suspeito do crime macabro. Segundo populares, ele nutria sentimentos pela vítima. Ainda não se tem paradeiro da criança e nem a real motivação do crime, tampouco se a mulher foi, realmente, vítima de estupro. A polícia ainda está dando prosseguimento ao inquérito investigativo e mais informações devem ser repassadas nas próximas horas.
Ac24horas

EVANGÉLICOS DE LUTO: MORRE NESTA TERÇA FEIRA, 17, AOS 90 ANOS O CANTOR EVANGÉLICO "LUIZ DE CARVALHO"

Cantor Luiz de Carvalho
“A Deus toda a glória”, “Segura na mão de Deus”, “Nunca Jesus deixarei”, “Cem Ovelhas”…  São infindáveis as músicas autorais e interpretações de Luiz de Carvalho ao longo do seu ministério.  O cantor, que vinha de uma recente internação no mês de outubro, veio a falecer no dia de hoje, (17), as 4h30 da manhã, horário de Brasília.
Os administradores da página de Luiz no Facebook publicaram a seguinte nota:
“Hoje, por volta das 4:30 da manhã os anjos do céu receberam nosso amado Luiz. Ele descansou. Foi cantar lá no céu. Depois de 90 anos aqui nesta terra, mais de 40 álbuns lançados, 2 DVDs e um livro, Deus o chamou. Sabemos que somos estrangeiros nesta terra. Não devemos esperar que Deus nos poupe do dia terrível e triste, mas jamais devemos duvidar de sua companhia quando esse dia chega. “Pois os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração.” 2 Crônicas 16:9”
Luiz de Carvalho caminhou em seu ministério musical por mais de 50 anos sendo um dos primeiros cantores da música cristã contemporânea no Brasil. Luiz criou a gravadora Bom pastor, uma das mais antigas dedicadas à música cristã revelando cantores como Paulo Cesar Baruk e Cristina Mel. Ele participou da Consciência Cristã em duas oportunidades.
O administrador da página do cantor no Facebook divulgou as informações do velório e sepultamento:
Queridos irmãos, seguem informações sobre velório e sepultamento do nosso amado cantor Luiz de Carvalho.
Hoje 17/11/2015 culto fúnebre e velório na Igreja Batista Paulistana
Endereço: Rua Bueno de Andrade, 679 Aclimação – São Paulo
Horário: 20h
Amanhã 18/11/2015 culto fúnebre na Igreja Batista Paulistana
Endereço: Rua Bueno de Andrade, 679 Aclimação – São Paulo
Horário: 9h
Sepultamento amanhã 18/11/2015
Horário: 11h30
Endereço: Praça da Saudade, 01 – Jardim do Mar, São Bernardo do Campo – SP, 09726-140
“E quando em fim chegar a hora,
Em que a morte enfrentarei,
Sem medo então.
Terei vitória, verei a glória,
Do meu Jesus que vivo está!”


Por Samuel Oliveira

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

LIVRO ESCRITO POR PAJÉS HUNI KUIN DE JORDÃO É FINALISTA DO PRÊMIO JABUTI DESTE ANO

O livro descreve tratamentos e curas tradicionais utilizados pelo povo Huni Kuin do rio Jordão, onde estão catalogadas 109 plantas e suas diferentes formas de utilização. A catalogação das plantas seguiu a sistematização do conhecimento segundo os próprios pajés Huni Kuin, de acordo com a sua nomenclatura tradicional e divisões por famílias e grupos. Escrito em parceria com o Jardim Botânico do Rio de janeiro, o livro traz também a nomenclatura científica das plantas.

A autoria do livro é dos pajés Huni Kuin do rio Jordão que durante anos, sistematizaram as informações tradicionais que posteriormente foram reunidas no livro. Os organizadores são o pajé Agostinho Iká Muru, do Jordão e Alexandre Quinet, taxonomista do Jardim Botânico, editado pela Dantes Editora.
Considerado uma iniciativa pioneira de diálogo entre os saberes tradicionais e científico, a indicação do livro como finalista do Prêmio Jabuti foi recebida com entusiasmo por pela editora Anna Dantes, da Dantes Editora.
“O livro não tem fins lucrativos, trata-se muito mais de um exercício de coletividade”, explica ao site Juruá Online.
Os dez por cento referentes aos direitos autorais do livro são repartidos com os indígenas que de alguma maneira, trabalharam no processo de edição.
Fonte “Hatxa Kuin”
Uma das particularidades do livro é a profusão de detalhes em “kenê” – desenhos geométricos tradicionais que configuram uma forma de linguagem cultural muito presente na cultura e na arte huni kuin.
Anna Dantes explica que a editora criou uma fonte própria para a edição do livro, baseada na forma com que os próprios pajés e professores huni kuin escrevem em seus cadernos de anotações. A fonte foi batizada de fonte Hatxa Kuin palavra que designa a língua Huni Kuin.
Planta Mestra
Um dos pontos altos do livro Una Isi Kayawá, é que não se trata de um simples catálogo de plantas medicinais, e sim, da apresentação de um sistema de tratamento próprio, onde estão presentes, as tradicionais infusões de plantas medicinais, mas também o uso na forma de colírio, as defumações, os sopros, o rapé e os cantos que fazem parte desta medicina.
Um dos fundamentos básicos do sistema de medicina tradicional nativa é que uma planta não se resume a ideia reducionista de um princípio ativo que possa ser isolado e patenteado conforme a vontade e o desejo da ciência.
A concepção indígena trabalha com a possibilidade de uma planta inclusive ser uma “professora”, ou seja, ela própria, indicar ao pajé, qual o melhor caminho de cura para determinado paciente.
“Não é apenas um princípio ativo, mas sim, um poder, uma inteligência, que opera junto com o planeta para a obtenção da cura”, nos conta Anna.

“O maior resultado do livro não é o financeiro, mas sim o entendimento de que existe outra forma de cura que envolve a espiritualidade, e o reconhecimento de uma matriz de pensamento indígena que tem a generosidade de compartilhar este conhecimento com todos nós”, conclui. O resultado do Prêmio Jabuti será conhecido no dia 19 de novembro.
Ac24horas

EM DISCURSO, DEPUTADO JESUS SÉRGIO (PDT) AFIRMA QUE BR-364 NÃO SERÁ FECHADA

Após denunciar na Tribuna da Assembléia Legislativa do Acre (Aleac) a retirada das máquinas pelas empresas responsáveis pelas obras de recuperação da BR-364, o deputado Jesus Sérgio (PDT) afirmou em seu discurso nesta quarta-feira, 11, que a situação teria sido contornada e que a estrada permanecerá aberta sem prejuízos a população.
O parlamentar, que preside a Comissão de Obras Públicas, Transporte e Comunicação da Aleac, relatou ter participado de uma extensa reunião realizada na manhã desta terça-feira, 10, entre o representante do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), Thiago Caetano e os donos das empresas licitadas.
Na oportunidade, os empresários relataram o problema de atraso nos repasses financeiros, motivo que teria provocado a retirada das máquinas dos trechos em recuperação.
“O encaminhamento dessa reunião, da qual eu participei, foi uma reunião de emergência com o governador Sebastião Viana, também ocorrida ontem em seu gabinete, onde o governador articulou, em Brasília, para que os repasses fossem realizados em caráter de emergência. O governador pediu um tratamento especial quanto aos pagamentos atrasados do DNIT envolvendo as obras emergenciais de recuperação da BR-364”, relatou.

Segundo o deputado duas das empresas já haviam concluído o trabalho licitado, mas ainda não receberam os pagamentos. Após essa reunião ficou acertado que as obras vão prosseguir mediante a promessa do governador Sebatião Viana quanto a liberação dos repasses. “Meu posicionamento é que a BR não vai fechar, quero aqui tranquilizar a população, os serviços já realizados não serão dados como perdidos. A BR-364 ficará aberta pelo resto do ano e pelos próximos também”.
Ac24horas

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

RECEITA ABRE CONSULTA AO SEXTO LOTE DO IR

A Receita Federal liberou hoje (11), às 9h, a consulta ao sexto lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2015. É o penúltimo lote liberado e já está disponível na página da Receita, podendo também ser consultado pelo Receitafone e pelo aplicativo para tablets e smartphones, que permite o acompanhamento das restituições .
O sexto lote inclui 2.107.191 contribuintes e o Fisco vai desembolsar R$ 2,399 bilhões com o ressarcimento. A Receita pagará também R$ 101,07 milhões a 46.279 contribuintes que fizeram a declaração entre 2008 e 2014, mas estavam na malha fina.
O crédito bancário será feito na próxima segunda-feira (16). Desse total, R$ 70.181.490,56 referem-se ao quantitativo de contribuintes de que trata o Artigo 69-A da Lei nº 9.784/99, sendo 16.319 contribuintes idosos e 1.989 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.
As restituições terão correção de 7,57% para o lote de 2015 e de 76,07%, para o lote de 2008. Em todos os casos, os índices têm como base a taxa Selic (juros básicos da economia) acumulada entre a entrega da declaração até este mês.
A Receita informa que o dinheiro será depositado nas contas informadas na declaração, e o contribuinte que não receber a restituição deverá ir a uma agência do Banco do Brasil ou ligar para os telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para ter acesso ao pagamento.
O último lote regular será liberado em dezembro. Se estiverem fora desses lotes, os contribuintes devem procurar a Receita Federal: os nomes podem estar na malha fina por erros ou omissões na declaração.
A restituição ficará disponível durante um ano. Se o resgate não for feito no prazo, a solicitação deverá ser feita por meio do formulário eletrônico – pedido de pagamento de restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço extrato de processamento, na página da Receita na internet. Para quem não sabe usar os serviços no e-CAC, a Receita produziu um vídeo com instruções.

Em agosto, a Receita Federal anunciou o envio de cartas a 450 mil contribuintes que apresentaram indícios de inconsistência nos dados informados na Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2015. O objetivo, informou o Fisco, é orientar os contribuintes para a possibilidade de autorregularização, por meio da retificação da declaração.
Ac24horas

IFAC ABRE INSCRIÇÕES PARA CARGOS ADMINISTRATIVOS DO PRONATEC

O Instituto Federal do Acre (IFAC) ​abriu edital para seleção de profissionais que formarão o banco de colaboradores aptos a exercer as funções administrativas de Apoio, Orientador Social, Orientador Pedagógico e Supervisor do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). As inscrições ​podem ser feitas no período de 10 a 19 de novembro.
Os candidatos devem atender à exigência mínima de cada cargo. Para apoio administrativo é exigido o ensino médio completo e conhecimento em word e excel. Para o cargo de supervisão, a formação em qualquer curso de licenciatura. Para o cargo de Orientador Pedagógico, o candidato deve apresentar comprovar conclusão do curso de Pedagogia. Já para Orientador Social, é necessária graduação em Serviço Social, Psicologia, Sociologia, Pedagogia ou Tecnologia em Processos Escolares.
Quem tiver interesse em participar da seleção deve se dirigir aos polos de concorrência da vaga pretendida para fazer a inscrição com a documentação descrita no edital.  São 40 vagas mais cadastro de reserva para os polos das regionais do Vale do Juruá, Vale do Purus, Baixo Acre e Alto Acre.

A remuneração é feita através de bolsa com valor específico por hora trabalhada de acordo com cada função exercida. Para o apoio administrativo é de R$ 18,00/hora, o Supervisor e Orientadores recebem R$ 36,00/hora.
Contilnet

ADOLESCENTES INDÍGENAS PERAMBULAM BÊBADOS PELAS RUAS DE FEIJÓ; ÍNDIO DENUNCIARÁ COMERCIANTES À PF

Já virou rotina presenciar adolescentes indígenas bêbados pelas ruas do município de Feijó, distante de cerca de 300 quilômetros da capital Rio Branco. As fotos, feitas e divulgadas pelo site radiofmfeijo.com, mostram que índios, com a idade entre 12 e 14 anos, bebem cachaça, na beira de uma rua movimentada, no centro da cidade.
Os jovens ficam normalmente às margens do rio Envira, onde desembarcam juntamente com os pais e ficam perambulando pelas ruas. “É fácil eles comparem bebidas nos bares, onde a lei não é cumprida, Na maioria das vezes, passam a manhã pedindo dinheiro nos comércios e, assim que conseguem o suficiente, correm para os bares, felizes, como se fossem comprar brinquedos ou até mesmo comida”, declarou uma comerciante, que pediu para não ser identificada.
Ainda segundo a mulher, alguns já estão ameaçando pessoas para conseguir dinheiro. “Já vi eles o usando drogas no coreto da praça”, diz a comerciante, indignada, chamando alguns dono de bares de criminosos. “São dois crimes: eles são índios e menores de idade”, alertou.
O presidente da Federação do Povo Huni Kui do Acre (Fephac), Ninawá Huni Kui, disse que vai denunciar os comerciantes à Polícia Federal ao Ministério Público, além da responsabilizar solidariamente a prefeitura, o governo estadual e a Fundação Nacional do Índio (Funai).  “Infelizmente isso é uma realidade que muito nos entristece”, comentou ele.

O coordenador regional de Funai, Luiz Valdemir Nukini, disse que o órgão está fazendo um trabalho de conscientização junto aos líderes indígenas. “Estamos passando por uma reformulação e isso é uma das nossas prioridades”, declarou o líder indígena, alertando os comerciantes que a Polícia Federal está investigando a prática criminosa.
Contilnet

terça-feira, 10 de novembro de 2015

SOBE LIMITE DA TAXA DE JUROS DO CONSIGNADO PARA APOSENTADOS

As taxas máximas de juros no crédito consignado (com desconto na folha de pagamento) de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficaram mais altas a partir desta segunda-feira (9). A elevação foi aprovada no mês passado pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) e publicada no Diário Oficial desta segunda.
Para empréstimo pessoal, o percentual passa de 2,14% para 2,34% ao mês. Já para empréstimos feitos pelo cartão de crédito, a taxa sobe de 3,06% para 3,36% ao mês, acrescentou o Ministério da Previdência Social.
O Conselho Nacional de Previdência Social debatia o aumento da taxa de juros do crédito consignado de aposentados e pensionistas desde maio deste ano. Segundo o Ministério da Previdência, o sistema financeiro que opera o crédito consignado para aposentados e pensionistas pedia um aumento maior ainda – o que não foi aceito.
O limite do crédito consignado também foi ampliado de 30% da renda para 35%, segundo lei sancionada no dia 22 de outubro.
De acordo com o texto, esse percentual a mais, de 5%, só poderá ser usado para bancar as despesas com cartão de crédito. Ou seja, além de o trabalhador poder pedir um crédito ao banco equivalente até 30% do que ganha por mês, como antes, ele também poderá comprometer mais 5% do seu salário para pagar suas dívidas com cartão de crédito, que tem taxas de juros muito mais altas.

Uma pessoa que recebe R$ 2.000 por mês antes podia comprometer com empréstimo em folha até R$ 600 (30%). Com a nova regra, esse valor sobe para R$ 700 (35%), e desse total, R$ 100 só podem ser usados para pagar as dívidas do cartão de crédito.
Ac24horas

ACREANA É PRESA COM 24 QUILOS DE COCAÍNA NO AEROPORTO DE ISRAEL

A acreana Cleyciane Nascimento Alencar, de 38 anos, foi presa no aeroporto de Tel Aviv, em Israel, com 24 quilos de cocaína pura, embalados e escondidos dentro de duas malas.

A polícia de  Israel suspeita que a mulher foi usada por traficantes internacionais de droga, já que o passaporte dela foi emitido na Bolívia. Essa era a primeira vez que ela viajava para fora do país, revela as autoridades.
A acreana aceitou colaborar com as investigações e levou as autoridades até o receptor. De acordo com a polícia, esta foi a maior apreensão de droga com uma única pessoa feita no país.
A acreana está detida em um presídio feminino até que as investigações sejam concluídas. De acordo com a advogada de Cleyciane, a cliente sabia que estava transportando droga, mas não tinha noção da quantidade.

Nesta terça-feira, 10, a Cleyciane se encontrará pela primeira vez com um representante da Embaixada Brasileira em Israel que irá analisar seu caso e tentará entrar em contato com a família em Rio Branco.
Ac24horas

RIO BRANCO: LECI BRANDÃO SERÁ ATRAÇÃO CULTURAL DO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Leci Brandão
A Prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria de Política de Promoção da Igualdade Racial (SEADPIR), em parceria com a secretaria da Mulher, FGB, coordenadoria do Trabalho e Economia Solidária, o governo do Estado e o Fórum Estadual de Economia Solidária, criou em 2015 o Festival de Artes Negras (FANEGRAS) que agora integra as atividades comemorativas do mês da Consciência Negra, em novembro.
Nesta segunda-feira, a secretária Elza Lopes, titular da secretaria de Promoção da Igualdade Racial, acompanhada do diretor-presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Rodrigo Forneck e da diretora do departamento de Promoção de Igualdade Racial da Secretaria de Justiça e Direitos (SEJUDH), Almerinda Cunha, concedeu uma coletiva para falar sobre o Festival de Artes Negras (FAN), que acontece dentro do mês da Consciência Negra.
O festival reúne uma série de iniciativas culturais de origem africana. A abertura será no dia 18 de novembro com a Marcha Zumbi com a concentração de ativistas e representantes de organizações ligada à política de igualdade racial, às 17h na Praça da Revolução. Dali, os grupos sairão em passeata até o Novo Mercado Velho onde serão recepcionados pelo grupo Amigos do Samba na abertura oficial do FANEGRAS.
Durante a programação, que vai de 18 a 29 de novembro, estão previstas apresentações de capoeira maculelê, desfile de moda afro, concurso de miss e mister Beleza Negra; dança afro com apresentação dos imigrantes haitianos, senegaleses e dominicanos.
Durante a realização do FAN acontecem ainda jogos africanos, apresentação das escolas que desenvolvem projetos com a temática da igualdade racial; ato ecumênico, missa afro, culinária afro, sessão solene na Assembleia Legislativa, e exposição e venda de artesanato diversos. Ao final haverá um show com a cantora e ativista do movimento negro, a popularíssima Leci Brandão. Esse show encerra a programação.
A secretária da SEADPIR, Elza Lopes, destaca a importância dessa programação de novembro como forma de dar visibilidade ao trabalho que a Prefeitura vem desenvolvendo desde 2011, na implementação das políticas de promoção da igualdade racial em Rio Branco.
“Destacando que hoje, somos um marco na história deste município e referência na Região Norte na implementação das políticas voltadas para a população negra da nossa cidade. Esse festival visa dar maior visibilidade as manifestações culturais do povo negro como forma de valorizar aqueles que contribuíram muito para construção da nossa história, mas ficaram na invisibilidade, as margens das políticas públicas, do mercado de trabalho, da escola e até do lazer”, disse Elza Lopes.
O diretor-presidente da FGB, Rodrigo Forneck, destacou a importância do Festival na medida em que ele, enquanto uma política pública, ajuda a combater o preconceito e dar visibilidade as políticas voltadas para a população negra na capital. “É um grande volume de atividades artísticas e culturais que dão voz ao movimento negro”, enfatiza.

Almerinda Cunha, representante do governo do Estado, demonstrou sua felicidade com as atividades culturais e artísticas em torno do mês da consciência negra. “Essa luta vem de muitos anos e esse festival ajuda a dar visibilidade ao movimento porque agora temos a oportunidade de mostrar a beleza, a história, a cultura e a arte desse povo e desse continente que é a África”, disse.
Ac24horas