CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

NOVOS PREFEITOS DO INTERIOR ASSUMEM PREFEITURAS À BEIRA DA FALÊNCIA

Salários atrasados, prefeituras saqueadas, documentos essenciais apagados dos arquivos e até, prédio interditado por conta de fezes espalhadas pelo chão. Foi assim que alguns prefeitos do interior do Estado encontraram a administração das respectivas prefeituras, no dia 1° de janeiro.
No município de Porto Acre, de todos os prédios que compõem a estrutura municipal, apenas um, o da prefeitura, continua com iluminação e mesmo assim, a companhia de eletricidade ameaça de corte por falta de pagamento.
Na reunião para discutir a destinação das emendas da bancada federal do Acre, os prefeitos foram avisados da contenção de gastos.
De acordo com o prefeito Carlinhos da Saúde (PSDB), a prefeitura foi saqueada: 40 gigabytes de arquivos contendo informações essências para administração foram deletados.
Além da falta de informações, o prefeito de Porto Acre deparou-se, ainda, com uma dívida herdada da gestão petista, que supera a casa dos seis milhões de reais, junto à Previdência, e 252 mil reais junto à Companhia de Eletricidade.
“Só sabemos das dívidas; ainda não sabemos se há recursos em caixa porque, infelizmente, ainda não tivemos acesso às contas da prefeitura”, afirma.
Em Brasileia, o prefeito Everaldo Gomes (PMDB) também se deparou com situação semelhante: alguns arquivos contendo informações da prefeitura foram apagados.
Williandro Derze, assessor de imprensa da prefeitura de Brasileia, diz que o prefeito pediu para sua equipe um levantamento completo da situação, haja visto que não houve transição.
“Não temos qualquer tipo de informação consolidada: os relatórios ainda estão sendo feitos, pois as informações foram apagadas, mas sabemos que as coisas não estão bem”, diz.
De acordo com informações repassadas pela assessoria de comunicação de Brasileia, há unidades de saúde do interior que se encontram em completo abandono, além do estado de deterioração do maquinário da prefeitura.
Em Xapuri, a situação herdada pelo prefeito do PSDB, Marcinho Miranda, também não é das melhores. Nas palavras do chefe de gabinete Joscíres Oliveira Ângelo, a nova gestão da princesinha do Acre está sentada sobre uma bomba-relógio.
“95% da frota está quebrada, nem de longe a saúde financeira e administrativa vai bem, como foi propagada pelo prefeito petista”, diz.
A bomba-relógio a que Joscíres Oliveira Ângelo se refere pode ter relação com o fato de Xapuri se encontrar economicamente inviável.
De acordo com informações repassadas pela gestão de Marcinho Miranda, o município possui, atualmente, seis inadimplências, o que o impede de receber repasse federal e emendas parlamentares.
“Para a gente mesmo, só vai cair o Fundo de Participação do Município. Tínhamos dois contratos, que deveriam ser assinados com a Caixa Econômica Federal, e já os perdemos por conta da inadimplência”, diz.
Rodrigo Damasceno (PT), em Tarauacá, herdou dívidas da prefeita do PSD, Marilete Vitorino, sua antecessora.
Uma das primeiras medidas tomadas pelo novo prefeito foi publicar um comunicado oficial, garantindo que todas as providências já estavam sendo tomadas para que fosse feito o pagamento de dezembro, dos servidores efetivos da prefeitura.
Fonte: Site Contilnet

Nenhum comentário:

Postar um comentário