CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

segunda-feira, 8 de abril de 2013

IMIGRAÇÃO DE HAITIANOS PREOCUPA GOVERNO DO ESTADO

Em Brasileia, distante 222 quilômetros de Rio Branco, cerca de 1.700 haitianos chegaram nos últimos 15 dias. Eles estão em um alojamento improvisado localizado em um ginásio de esportes da cidade. O governo do Estado, sensibilizado com o problema dos imigrantes caribenhos, usa dos recursos que dispõe para ajudar com alimentos, alojamento e atendimentos de saúde. O governador Tião Viana reforçou a liberação de recursos para compra de água mineral, colchões e duas grandes barracas de campanha.
Na sexta-feira, 5, o governador Tião Viana determinou a ida dos secretários de Segurança Pública, Reni Graebner, Direitos Humanos, Nilson Mourão, e da Assistência Social, Antônio Torres, até Brasileia verificar a situação dos imigrantes.
Já neste sábado, 6, está sendo realizado um trabalho de limpeza no ambiente onde estão os imigrantes. A prefeitura de Brasileia e de Epitaciolândia se responsabilizaram em atuar na limpeza externa do ginásio. A partir de segunda-feira, 8, uma equipe da Vigilância Sanitária e agentes sociais seguem até o local para que seja feito atendimento preventivo.
Atualmente são 1.550 homens, 150 mulheres e duas crianças. Todos dividem o mesmo espaço, pernoitam sobre colchonetes doados pelo Estado, prefeituras e comunidade de Brasileia e Epitaciolândia. A comissão de secretários que esteve em Brasileia entrou em contado com o comando do 4º Batalhão de Infantaria e Selva (4º BIS) em busca de tendas para minimizar a superlotação do ginásio esportivo.
O governo do Estado também mantém constante contato com a Polícia Federal e com o Ministério das Relações Exteriores em busca de uma solução que possa inibir imigração e minorar os problemas dos imigrantes que já cruzaram a fronteira. A Polícia Federal sinalizou que vai reforçar atendimento a partir deste domingo, 7, para que possa atender em uma semana 100 haitianos por dia.
Fonte: Jornal O Página 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário