CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

sábado, 6 de abril de 2013

INDGNAÇÃO: PORTARIA DA SESACRE VEDA INTERNAÇÃO DE HANSENIANOS NO HOSPITAL DERMATOLÓGICO DE CRUZEIRO DO SUL

Os 14 vereadores de Cruzeiro do Sul se solidarizaram com um grupo de hansenianos, que foi à Câmara Municipal em busca de apoio. Uma portaria da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) está vedando a internação de hansenianos no hospital dermatológico da cidade. A medida causou transtorno e indignação entre os usuários. O ato foi organizado pelo Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan).
De acordo com o representante da classe, Manoel Alves da Silva, o impasse foi provocado pela direção do hospital que passou a funcionar sem internações. Os paciente, segundo ele, estão sendo encaminhados para os leitos do Hospital do Juruá. “Acontece que aquela unidade não nos dá a devida atenção, uma vez que necessitamos de um atendimento diferenciado”, disse ele, acrescentando que a direção reencaminha os doentes para o Hospital Dermatológico.
Indignado, o primeiro secretário da Câmara Municipal, vereador Marcos Lima Verde (PMDB), lamentou a situação, que, a seu ver, só aconteceu porque não houve discussões com os representantes do Morhan. “Eles fazem parte do conselho gestor do hospital e são os maiores interessado sobre essa questão. O meu pai foi acometido pela hanseníase e morreu lutando por direitos”, desabafou o parlamentar.
O vereador Elenildo da Pesca (PP), por sua vez, ameaçou acionar a Justiça caso o governo estadual não reconsidere a medida. “Os pacientes têm enorme dificuldade de locomoção. Um governo que fala em humanização deveria ter vergonha. Vamos empreender todos os esforços para reverter essa situação”, prometeu.
Quase todos os usuários moram nas proximidades do hospital. A senhora Maria José Souza Gomes, amputada como os demais e há 15 anos vivendo em uma cadeira de rodas, acredita que o governador Tião Viana, por ser médico, vai rever a portaria. “Ele é humano e gosta de idosos”
Sucateamento e desativação
A unidade de saúde está sendo sucateada e aos pouco desativada. As instalações foram reduzidas em cerca de 50%, o que comprometeu alguns serviços como a oferta de leitos. O centro ortopédico, que deveria confeccionar calçados e próteses, está sem material há oito meses. “A lavandeira está funcionando parcialmente, enquanto a demanda pelo serviço cresce”, denunciou um servidor, que pediu para não ter o nome revelado.
Considerado como patrimônio da cidade, o hospital foi idealizado e construído pela Igreja Católica há cinco décadas. Os recursos, segundo os ativistas do Morhan, vieram da Alemanha. As instalações, segundo eles, estão sendo preparadas para acomodar uma nova unidade, que está sendo chamada de “Hospital de Doenças Tropicais”.
A reportagem tentou falar o diretor do hospital, Ailson Pinheiro Zumba, mas ele preferiu não se manifestar, indicando a representante da Sesacre no município, a senhora Kátia Messias, que, segundo sua assessoria, estava doente. Também tentamos ouvir a assessora Adriana Evangelista, mas ela não retornou as ligações.
Fonte: Jornal Ac24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário