CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

TARAUACÁ: PERDEMOS A QUERIDA PROFESSORA MARIA SENHORA

Maria Senhora de Sena Gomes, conhecida popularmente como "Maria Senhora", deu entrada no Hospital de Urgência e Emergência em Rio Branco, no último dia 31 de julho, vítima de uma Trombose.

Informações repassadas pela sua família dão conta de que Maria, há 15 dias sentia fortes dores no braço, procurou ajuda médica em Tarauacá e estava tomando remédios para aliviar as dores. Mesmo sentido fortes dores, a mesma continuou trabalhando na sala de aula, com o braço imobilizado.

No último dia 31/07, ela foi trabalhar normalmente e quando chegou na sala de aula, sentiu fortes dores no braço e já no intestino, sendo que a mesma desmaiou e foi levada ao hospital Dr. Sansão Gomes de Tarauacá. A doença já havia se espalhado.

Encaminhada para Rio Branco, passou por duas cirurgias complicadas, tendo seu intestino retirado e foi internada na UTI, ficando sendo mantida viva por aparelhos até a data de hoje. A trombose já havia chegado ao seu cérebro e aos outros órgão vitais de seu corpo.

Com a morte cerebral confirmada no domingo, a família decidiu doar seus órgãos e nesse momento ela deve ser transferida para o Hospital das Clínicas para retiradas dos mesmos. Após esse procedimento, os médicos oficializarão o óbito e o corpo deve vir para Tarauacá para ser velado e sepultado.

MARIA SENHORA DE SENA GOMES
IDADE: 50 ANOS
ESTADO CIVIL: CASADA
PROFISSÃO: PROFESSORA FORMADA EM PEDAGOGIA
SERVIDORA ESTADUAL DA ESCOLA JOÃO RIBEIRO
4 FILHOS E 3 NETOS
ESPOSO: JOSÉ GOMES.

SAIBA MAIS SOBRE ESSA DOENÇA
Quando sofremos um corte, o sangue escorre um pouco e para, porque o corpo humano é dotado de um sistema de coagulação altamente eficaz. As plaquetas, por exemplo, convergem para o local do ferimento e formam um trombo para bloquear o sangramento. Decorrido algum tempo, esse trombo se dissolve, o vaso é recanalizado e a circulação volta ao normal.

Há pessoas que apresentam distúrbios de hemostasia e formam trombos (coágulos) num lugar onde não houve sangramento. Em geral, eles se formam nos membros inferiores. Como sua estrutura é sólida e amolecida, um fragmento pode desprender-se e seguir o trajeto da circulação venosa que retorna aos pulmões para o sangue ser oxigenado. Nos pulmões, conforme o tamanho do trombo, pode ocorrer um entupimento – a embolia pulmonar – uma complicação grave que pode causar morte súbita.

Sintomas
A trombose pode ser completamente assintomática ou apresentar sintomas como dor, inchaço e aumento da temperatura nas pernas, coloração vermelho-escura ou arroxeada, endurecimento da pele.

Causas
* Imobilidade provocada por prolongadas internações hospitalares;
* Síndrome da classe econômica: dificuldade de movimentação durante viagens longas em aviões e ônibus;
* Terapia de reposição hormonal;
* Uso de anticoncepcionais;
* Varizes;
* Cirurgias;
* Cigarro.

Fatores de risco
Alguns fatores como predisposição genética, idade mais avançada, colesterol elevado, cirurgias e hospitalizações prolongadas, obesidade, uso de anticoncepcionais, consumo de álcool, fumo, falta de movimentação, aumentam o risco de desenvolver trombose.

Tratamento
Existem medicamentos para reduzir a viscosidade do sangue e dissolver o coágulo (anticoagulantes) que ajudam a diminuir o risco, a evitar a ocorrência de novos episódios e o aparecimento de seqüelas, mas que só devem ser usados mediante prescrição médica depois de criteriosa avaliação.

Massageadores pneumáticos intermitentes também podem ser usados nesses casos.

Recomendações
* Procure um médico para saber se você pertence ao grupo de risco, porque existem medidas preventivas que podem e devem ser adotadas;
* Pare de fumar. Os componentes do cigarro lesam veias e artérias;
* Beba álcool com parcimônia e moderação;
* Movimente-se. As consequências da síndrome da classe econômica podem ser atenuadas se você ficar em pé ou der pequenas caminhadas. Vestir meias elásticas ou massagear a panturrilha pressionando-a de baixo para cima ajuda muito;
* Ande sempre que possível, se você é obrigado a trabalhar muitas horas sentado. Levante-se para tomar água ou café, olhar a rua, ir ao banheiro;
* Use meias elásticas especialmente se você tem varizes;

* Não se automedique. Procure assistência médica imediatamente se apresentar algum sintoma que possa sugerir a formação de um trombo. (Dráuzio Varela)
Blog do Accioly

Nenhum comentário:

Postar um comentário