CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

QUESTÕES SOBRE ATUALIDADES

1.  A partir de Zero hora do domingo, dia 10 de novembro, a população do Acre teve que atrasar seus relógios em uma hora. O ajuste é uma imposição da Lei 12.873 – aprovada este ano no Congresso Nacional por iniciativas de parlamentares acreanos. De acordo com esta afirmação, o que motivou o retorno do antigo horário do Acre, tido por muitos como o “horário de Deus”.
a)O resultado de um referendo realizado em 2010, primeiro turno da eleição presidencial.
b)O resultado de um referendo realizado em 2010, segundo turno da eleição presidencial.
c) O resultado de um referendo realizado em 2008, primeiro turno da eleição presidencial.
d)O resultado de um referendo realizado em 2008, segundo turno da eleição presidencial.

2.  Em 2010, no segundo turno da eleição presidencial, foi realizado um referendo sobre o retorno ou não do horário acreano, onde a população do Acre manifestou-se a favor do retorno à hora antiga – 39,2% dos eleitores votaram favoravelmente ao antigo horário e outros 29,7% pela manutenção da diferença de apenas uma hora. Diante dessa afirmativa, Diga o ano e o autor da Lei de nº 11.662/.... que alterou do horário do Acre.
a)No ano de 2006 pelo então Senador Jorge Viana.
b)No ano de 2006 pelo então Senador Tião Viana.
c) No ano de 2008 pelo então Senador Jorge Viana.
d)          No ano de 2008 pelo então Senador Tião Viana.

3.  O Brasil já conseguiu a autossuficiência na produção de petróleo para o consumo interno, ou seja, não necessita importar essa fonte energética. Esse fato se deve à exploração das jazidas localizadas em vários pontos do território nacional. Nesse sentido, marque a alternativa que indica os maiores produtores de petróleo no Brasil.
a)           Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Bahia e Espírito Santo.
b)            Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
c)             Acre, Rondônia, Amapá e Pará.
d)            São Paulo, Rio Grande do Norte e Bahia.
e)             Rio de janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo.

4.  Responsável pela exploração e produção de petróleo no território brasileiro, essa empresa é considerada a maior da América Latina. Foi criada em outubro de 1953, pelo então presidente Getúlio Vargas, cujo slogan era “o petróleo é nosso”. Qual das alternativas que corresponde à empresa que possui as características citadas.
a)            Vale
b)            Eletrobrás
c)            Petrobras
d)            Gerdau

5.  Durante alguns dias estivemos presenciando uma onde de manifestações em todo Brasil, inclusive em Tarauacá. Foram várias as reivindicações feitas pelos manifestantes, mas o que realmente deflagrou essa onde de protesto foi:
a)            A corrupção
b)            O aumento das passagens de ônibus 
c)              A inflação descontrolada e o aumento do dólar
d)             O crescimento do desemprego e os baixos salários

6.  Durante os protestos atuais um novo grupo surge para divulgar na internet tudo sobre as manifestações, esse grupo é denominado de:
a)V de vingança
b)              Anonymous 
c) Mascarados
d) Caras pitadas

7.  Observe a frase:
"Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter." Este discurso em defesa dos direitos dos negros foi proferido por quem?
a)           Martin Luther King.
b)             Hittler
c)             Barack Obama.
d)             Nelson Mandela.

8.  Observe atentamente e diga qual das situações a seguir está correta.
a)A velocidade do som é igual a da luz.
b)Golfinhos são mamíferos.
c)  Os pássaros são invertebrados.
d) O Brasil é o único país do mundo onde a lei é cumprida exemplarmente.

9.  Apesar de suspeitas de fraudes na coleta de assinaturas de apoio pelo país, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou na noite de terça-feira, 24 outubro, a criação de mais dois partidos no Brasil, o que abre a temporada de troca-troca de políticos entre as legendas com vistas às eleições de 2014. Diante desta afirmação, esses partidos são?
a)Solidariedade e Rede.
b)Rede e solidariedade.
c) Pros e rede.
d)          Pros e Solidariedade.

10.                 O Papel foi inventado há mais de 2000 anos atrás aonde?
a)   No Japão.
b)   Na Atlântida.
c)    No Egito, pelo Judeus.
d)   Na China.

11.                 Quantos partidos políticos têm registrados no Brasil atualmente?
a)           32.
b)31.
c) 30.
d)29.

12.                 O Réptil pré-histórico mais feroz que existiu, foi:
a)   O Dinossauro Rex.
b)   O Mamute.
c)    Bocassauro.
d)   O Tiranossauro Rex.

13.                 Qual o famoso pensador que primeiro escreveu sobre a existência da lendária Atlântida.
a)   Heródoto.
b)   Sócrates.
c)    Platão.
d)   Homero.

14.                 Em decorrência do TSE ter rejeitado o registro do partido de Marina Silva, rede sustentabilidade, por falta de comprovação do número de assinaturas de apoio previsto em lei, Marina havia sido convidada por outras legendas, como PPS e PEN para se filiar, no entanto optou por qual legenda a pedido de quem?
a)PSD, de Eduardo Campos.
b)PDT, de Eduardo Campos.
c) PSB, de Eduardo Campos.
d)PDS, de Eduardo Campos.

15.                 Em relação às eleições de 2010, os acreanos voltarão às urnas em 31 de outubro para votarem em segundo turno para presidente da república, onde elegeram Dilma Rousseff como a primeira presidente mulher do Brasil. Diante dos fatos, Dilma venceu em segundo turno.
a)Marina Silva.
b)Tião Viana.
c) José Serra.
d)Heloísa Helena.

16.                 O incêndio na boate Kiss foi um acidente que matou 242 pessoas e feriu 116 outras em uma discoteca da cidade de Santa Maria.  O episódio ocorreu na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013 e foi causado pelo acendimento de um sinalizador por um integrante de uma banda que se apresentava na casa noturna. O sinistro foi considerado a segunda maior tragédia no Brasil em número de vítimas em um incêndio, sendo superado apenas pela tragédia do Gran Circus Norte-Americano, ocorrida em 1961, em Niterói, que vitimou 503 pessoas. Diante disso, em que estado brasileiro ocorreu essa tragédia?
a)          Rio Grande do sul.
b)Rio Grande do Norte.
c) Minas Gerais.
d)São Paulo.

17.                 Tarauacá é um município que fica localizado no noroeste do estado do Acre, no Brasil. Está distante 400 km da capital do estado, Rio Branco, possui a quarta maior população do estado e Ocupa o terceiro lugar entre os municípios do estado em extensão territorial, com uma área de 15.553,43 km², Assim, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2010), Tarauacá possui quantos mil habitantes?
a)30. 526 habitantes.
b)32. 526 habitantes
c) 34. 526 habitantes
d)35. 526 habitantes

18.                 Tarauacá é conhecida como a cidade do abacaxi gigante, aonde em média chega a pesar:
a)8 kg.
b)12 kg.
c) 15 kg.
d)20 kg.

19.                 Do estabelecimento do Tratado de Tordesilhas até o século XIX, de acordo com os Tratados Hispano-Portugueses o atual estado do Acre fazia parte da:
a)          América espanhola
b)América Central.
c) Argentina.
d)América do norte.

20.                 A Copa do Mundo FIFA de 2014 será a vigésima edição do evento e terá como país-anfitrião o Brasil. É a segunda vez que este torneio é realizado no país, depois da Copa do Mundo FIFA de 1950. Diante disto a competição que terá duração de um mês será realizada entre:
d)          12 de junho e 13 de julho

21.                 A Copa do Mundo FIFA de 2014 será a vigésima edição do evento e terá como país-anfitrião o Brasil. É a segunda vez que este torneio é realizado no país, depois da Copa do Mundo FIFA de 1950, no entanto, na América do Sul, o Brasil não foi o único pais a sediar uma copa do mundo. Com a de 2014, quantas copas a américa do sul já sediou?
a)Três.
b)Quatro.
c) Cinco.
d)Seis.

22.                 Até o fim do século passado, poucos acreditavam que alguém, um dia, superaria os cinco títulos conquistados por Juan Manuel Fangio nos anos 50. Gigantes como Alain Prost, Ayrton Senna, Nelson Piquet passaram pela Fórmula 1, mas não alcançaram os feitos da lenda argentina. Até que o alemão Michael Schumacher, nos anos 2000, conseguiu a façanha de ser heptacampeão, batendo também todos os principais recordes da categoria. Difícil superar? Parece que sim, Hoje aos 26 anos de idade, aparece uma nova lenda com quatro títulos mundiais, estamos falando de:
a)Kimi Raikkonem
b)Felipe Massa
c) Sebastian Vettel
d)Fernado Alonso

23.                 Entende-se por pré-sal uma região do subsolo, na porção do litoral brasileiro, que se estende de Santa Catarina ao Rio de Janeiro, onde se registra a presença de uma grande quantidade de petróleo. Por que essa camada recebe esse nome?
a)Por que estar localizada logo acima a uma camada de sal.
b)Por que estar localizada no meio a uma camada de sal.
c) Por que estar localizada logo abaixo a uma camada de sal.
d)NDA.

24.                 A morte da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, no dia 08 de abril de 2013, despertou uma antiga polêmica em torno da principal figura política da Grã-Bretanha da década de 1980. Odiada pelos trabalhadores e adorada pelos capitalistas, a morte de Thatcher resultou tanto em homenagens na porta de sua casa como em:
a)    Tristeza pelo seu falecimento.
b)    Comemorações pelo seu falecimento.
c)    Tiroteio
d)    Desfile
  
25.                 No dia 24 junho de 2013, a presidente da república, Dilma Rousseff, anunciou, em uma reunião ampliada envolvendo 27 governadores e 26 prefeitos das capitais brasileiras, a realização de cinco pactos em prol de melhorias para diversos setores do país. Dentre eles, o ponto mais polêmico sem dúvida foi:
a)O julgamento dos mensaleiros.
b)          À criação de um plebiscito para a elaboração de uma constituinte exclusiva para a Reforma Política no Brasil.
c) A ida do povo as ruas.
d)Aumento das tarifas de ônibus.

26.                 O anúncio da renúncia do papa Bento XVI, realizado em 11 de fevereiro de 2013, causou certa surpresa no mundo católico. Não é uma situação usual um papa renunciar ao mandato, já que geralmente a sucessão ocorre após a morte de cada um deles. No entanto, não é a primeira vez que isso acontece, pois segundo historiadores de Roma cerca de 22 já renunciaram o papado, sendo que o último ocorreu em 1414 com:
a)  Papa Gregório XII.
b)   Papa João Paulo II
c)    Para Francisco
d)   Papa bento XVI.

27.                 Mais uma vez o Rio de Janeiro teve a honra – e o ônus – de receber uma conferência das Nações Unidas, chamada de a Rio + 20, onde era voltada para:
a)          Questões ambientais.
b)Para as olimpíadas de 2016.
c) Para a copa do mundo de 2014
d)NDA.

28.                 A construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que será a terceira maior usina hidrelétrica do mundo, atrás de Três Gargantas, na China, e de Itaipu, na fronteira entre Brasil e Paraguai, está localizada no Rio:
a)Moa.
b)Madeira.
c) Negro.
d)Xingu.

29.                 O sistema solar é formado por oito planetas, que se deslocam em torno do Sol. Isso se dá pelo fato de plutão ter sido rebaixado a planeta anão, ou seja, não ser considerado mais um planeta como os demais. Contudo, qual a posição da terra no sistema solar a partir do Sol?
a)A terra é o quinto planeta no sistema solar a partir do sol.
b)A terra é o quarto planeta no sistema solar a partir do sol.
c) A terra é o terceiro planeta no sistema solar a partir do sol.
d)A terra é o segundo planeta no sistema solar a partir do sol.

30.                 O campeonato brasileiro é uma das modalidades esportivas que vem ocorrendo desde 1959, onde houve vários times que se sagraram campeões, no entanto, muitos times ainda não tiverem esse gostinho de levantar o troféu de campeão brasileiro, enquanto outros já levantaram por repetidas vezes, Assim, quais os únicos times que têm seis títulos do Campeonato Brasileiro?
a)Corinthians e Flamengo
b)São Paulo e Internacional
c) Flamengo e São Paulo
d)São Paulo e Corinthians

31.                 O sistema solar a até pouco tempo era composto por nove planetas, no entanto um dentre eles foi rebaixado a planeta anão. Qual dos planetas a seguir não é mais considerado planetas?
a)Urano.
b)Neturno.
c) Plutão.

d)Saturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário