CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

sábado, 15 de fevereiro de 2014

FIM DA NOVELA: ANIBAL ABDICOU DE SER CANDIDATO AO SENADO

Uma reunião neste sábado, 15, à tarde, selou o destino do senador Aníbal Diniz (PT). Ele não vai mais apresentar o seu nome para a FPA como candidato do PT ao Senado. Aníbal desistiu da candidatura e vai apoiar a chapa majoritária como foi desenhada pelo seu principal articulador, o governador Tião Viana (PT). Através dos emissários de Tião Viana (PT) foi oferecido a Anibal a vaga para a disputa de deputado federal. Havia, inclusive, a garantia que a militância do PC do B ajudaria o atual senador na empreitada, segundo o governador. Mas Anibal não aceitou. Estavam presentes ao encontro ainda os pré-candidatos a deputado federal Léo Brito, Mâncio Cordeiro e Angelim. Anibal ponderou durante a reunião que a prioridade é a reeleição do deputado federal Sibá Machado (PT) e por isso ficará fora do processo eleitoral, pelo menos como candidato.

Retrocesso e vantagens
A atitude de Anibal Diniz (PT) deve ter agradado ao governador Tião Viana(PT). Agora, Anibal abre caminhos para ser um futuro colaborador direto do próximo governo, caso Viana consiga a sua reeleição.

Conformado
Segundo a minha fonte Anibal estava tranquilo. Preferiu essa saída para não aprofundar uma crise dentro do PT e da própria FPA. Ficaria muito pior para ele politicamente caso fosse derrotado durante a reunião da FPA.

Cartas marcadas
Na realidade na minha avaliação Anibal Diniz (PT) nunca teve chances reais de ser o candidato ao Senado pela FPA. A decisão de Tião Viana (PT) pelo nome da deputada federal Perpétua Almeida (PC do B) vem desde a eleição municipal de 2012, quando ela aceitou não ser a candidata a prefeitura de Rio Branco.

Recordar é viver
No lançamento do nome de Anibal no diretório regional Tião Viana (PT) não apareceu. Ao contrário foi na reunião do PC do B que determinou Perpétua Almeida pré candidata. Inclusive Viana teria ficado contrariado com a precipitação.

Apoio no Planalto
Há cerca de três meses a Coluna já havia publicado que a presidente Dilma (PT) apoiava o nome de Perpétua. Elas se encontraram durante o Encontro Nacional dos Comunistas em São Paulo, em novembro. Anibal não teria como reverter a sua situação com o Diretório Nacional do PT.

The end
Acabado o drama, a FPA, consolida a sua chapa majoritária há oito meses das eleições. Uma vantagem considerável já que a oposição, por enquanto, só definiu o nome do deputado federal Gladson Cameli (PP) ao Senado.

A questão da militância
Resta saber como ficará a militância do PT em relação a decisão. A maioria não esquece da atitude de Perpétua Almeida (PC do B) durante a eleição de Marcus Alexandre (PT). Muitas mágoas ficaram. E não são poucos que afirmam que não votaram na comunista.

Pé na estrada
Mas de qualquer maneira a FPA já poderá fazer as suas agendas com uma chapa majoritária completa. Resta saber agora como a população do Acre irá receber os novos pré-candidatos. E, sobretudo, se isso vai acelerar os processos de escolha dos candidatos de oposição. O fato é que as eleições de 2014, depois de muita polêmica, começa a definir os titulares e os reservas. Mas sempre lembrando que a palavra final estará com vossa excelência o eleitor.
Fonte: Jornal Ac24horas/Por Nelson Liano Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário