CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

terça-feira, 16 de setembro de 2014

PESCADORES DA COLÔNIA Z-1 E SEUS FILHOS SE CAPACITAM PELO PRONATEC

Professora Nardele Campos supervisiona o resultado do trabalho dos alunos que transformaram peixes em linguiça e empanado. 
 Dona Maria Ângela Barbosa da Silva, 40 anos, nasceu num seringal em Marechal Thaumaturgo, é pescadora profissional, mãe de quatro meninas, estudou até a quarta série do ensino fundamental e hoje mora na região do Muritizal em Cruzeiro do Sul. Acompanhada de duas filhas, Maíra (18) e Naiara (17), ela resolveu dar um passo adiante em sua vida e fazer um curso de formação inicial e continuada de Operador de Processamento de Pescado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC. Como ela, Dona Maria Nilda de Souza Cauassa, 33 anos, moradora do bairro da Várzea, também em Cruzeiro, está fazendo o curso também em companhia da sua filha Daniele, de 16 anos.

“As vezes os filhos convidam os pais, alguns já algum tempo distantes da escola, outras vezes os pais chamam os filhos, e assim oportunizamos melhorias para toda a família”, comentou a coordenadora Adjunta do Pronatec/Vale do Juruá, Profª Aline Maria.

Todos os participantes do curso de Operador de Processamento de Pescado que está sendo ministrado atualmente pelo IFAC/Câmpus Cruzeiro do Sul no laboratório móvel do Núcleo de Pesquisa Aplicada em Pesca e Aquicultura – NUPA são oriundos de uma parceria com a Colônia de Pescadores Z-1. Todos são pescadore(a)s e seu(ua)s filho(a)s.

Mesmo depois de um dia intenso de trabalho e estudos, eles se deslocam até o IFAC/Câmpus Cruzeiro para estudar. Evasão não há. Apenas força de vontade em aprender e aplicar os conhecimentos em suas comunidades. “Quando a instituição demandante consegue preencher as turmas com o público alvo, o sucesso é total”, comentou a coordenadora Geral do Pronatec/IFAC, Jailene Soares, elogiando a parceria com a Colônia Z-1.

E o resultado, na prática, está sendo muito satisfatório. No dia 09 de setembro a reitora do Instituto Federal do Acre, Profª Rosana Cavalcante dos Santos, visitou a turma participando da análise sensorial (degustação) das disciplinas de Técnicas para Processar e Conservar Pescado e Formas Iniciais de Processamento.

Os alunos levaram pacu, mapará, surubim, pintado e caparari que eles mesmo pescaram. O resultado foram deliciosos empanados, linguiças, almondegas, defumados e assados. “Na análise sensorial damos a nota pelo olfato (cheiro), textura e sabor dos alimentos preparados. Pelo visto foi aprovadíssimo”, comentou a professora Nardele Campos Felício Bastos.

“Cada um pode mudar sua própria vida sabendo aproveitar as oportunidades, e essa turma está fazendo muito bem isso. Com esse curso eles podem se organizar em cooperativa para o processamento do pescado ou mesmo serem contratados por empresas do Polo de Piscicultura que está sendo implantado no Juruá”, comentou a reitora, parabenizando os participantes pelos resultados.
Turma do curso de Operador de Processamento de Pescado no laboratório móvel do Núcleo de Pesquisa Aplicada em Pesca e Aquicultura (NUPA)

Professora Nardele Campos (esquerda) e a Reitora do Ifac Rosana Cavalcante (direita) degustam o que foi produzido pelos alunos.

Maria Ângela (centro) faz o curso junto com as duas filhas Naiara (esquerda) e Maíra (direita) 

Maria Nilda (direita) ao lado da filha Daniele, ambas fazem o curso de Operador de Processamento de Pescado
Assessoria  PRONATEC - IFAC
   Dayane Leite //  Lillian Lima

    9995-2346  //      9224-3570

Nenhum comentário:

Postar um comentário