CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

SEGUNDA DOSE DA VACINA CONTRA HPV COMEÇA A SER APLICADA EM RIO BRANCO

As adolescentes com idade entre 11 e 13 anos já podem tomar a segunda dose da vacina contra o HPV. A campanha de vacinação teve início nesta segunda-feira (1), em todo o Brasil. Em Rio Branco, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) pretende atingir novamente a meta de vacinar ao menos 80% do público-alvo. Em março, quando foi aplicada a primeira dose, 9.037 meninas foram imunizadas, o que representa um total de 81%.
A vacina está sendo disponibilizada, na capital, nas escolas públicas, particulares e também nas unidades de saúde, segundo o calendário divulgado pela Semsa.
De acordo com a secretária de Saúde, Marcilene Alexandrina, as jovens, que tomaram a primeira dose em março, receberão agora a segunda. Ela explica que as que não foram imunizadas também poderão tomar. “A vacina não tem efeito sem a segunda dose. As meninas que ainda não tomaram a primeira dose podem se dirigir aos postos e tomar a vacina", diz. 
O HPV
É um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Pode ser transmitido também da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18. Em relação ao câncer de colo do útero, estudos apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos.
Reforço das duas vacinas será dado em cinco anos

A vacina está disponível para as adolescentes que ainda não tomaram a primeira dose. Para receber a segunda dose da vacina, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação na unidade de saúde. Cada menina deverá tomar três doses para completar a proteção. A segunda deve ser dada seis meses após a primeira, e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose.   
Matéria: G1.com/Ac 

Nenhum comentário:

Postar um comentário