CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

segunda-feira, 27 de julho de 2015

ACRE É UM DOS QUATRO ESTADOS QUE EXIGEM SIMULADOR DE DIREÇÃO

Aulas em um simulador de direção veicular serão obrigatórias para os candidatos que forem tirar a carteira de habilitação em todo o país. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) divulgou uma resolução que determina que as autoescolas terão até 31 de dezembro deste ano para adquirirem o equipamento e implantarem as aulas no curso de formação de condutores de veículos. O Acre é um dos quatro estados do país onde a norma já é exigida.
O simulador se assemelha a um videogame e recria condições adversas do dia a dia no trânsito, como chuvas intensas e a presença de animais nas vias. Os candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou os motoristas que irão mudar de categoria serão obrigados a fazer, a partir de janeiro do próximo ano, pelo menos cinco horas/aula no aparelho.
Segundo a determinação, uma aula deverá recriar, necessariamente, condições do trânsito à noite. O aluno treinará no simulador após o curso teórico e antes de iniciar a prática nas ruas. A determinação vale para os candidatos que vão dirigir carros de passeios, na categoria B. Em breve, será obrigatório o uso do simulador para quem dirigir veículos comerciais, caminhão, ônibus e motos.
Atualmente, segundo o Ministério das Cidades, apenas quatro Estados (Rio Grande do Sul, Acre, Paraíba e Alagoas) exigem os simuladores de forma obrigatória. Para o diretor do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e presidente do Contran, Alberto Angerami, a decisão foi tomada pensando na segurança do trânsito.
“Já tivemos bons resultados nos Estados que aplicaram a medida, principalmente no Rio Grande do Sul, onde foi registrada redução do número de acidentes após a obrigatoriedade do simulador”, afirmou em entrevista ao Jornal Folha de São Paulo.

O Contran decidiu adotar os simuladores em 2010, motivado por um pacto na ONU (Organização das Nações Unidades) para redução nas mortes em acidentes de trânsito. Em junho de 2013, uma resolução do órgão determinou a obrigatoriedade, a partir de 1° de janeiro de 2014, mas a data foi adiada e, em junho do ano passado, o órgão decidiu que a instalação dos aparelhos seria opcional. A utilização dos simuladores voltou ser obrigatória em todo o país após um pedido de vários Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran).
Ac24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário