CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

sábado, 23 de março de 2013

REDES SOCIAIS VIRAM 'PALCO' PARA DESAFIOS ENTRE GRUPOS RIVAIS NO ACRE


As redes sociais vêm sendo usadas por jovens de Rio Branco para desafiar grupos rivais de bairros da capital. Dois perfis conhecidos como Calafate City e Facção Sobral expõem armas brancas e de fogo a público.
No início do mês passado, centenas de pessoas viveram cenas de terror no Terminal Urbano da capital acreana, quando integrantes de duas gangues rivais decidiram duelar. Armados com facas e punhais, os jovens, em sua maioria estudantes, causaram uma confusão generalizada.
"Todo mundo sabe que até morte já aconteceu aqui no terminal, não é segredo para ninguém", diz o funcionário público Paulo Roberto.
Nos bairros citados no perfil da rede social, a violência existe, mas o medo dos moradores sempre fala mais alto. A ação desses jovens faz com que muitos moradores se isolem, instalando grades para proteger suas residências.
"Sempre tem morte, briguinha de gangue mesmo. O motivo sempre é a droga", diz um morador que preferiu não se identificar.
Poucos são os que se arriscam a ficar nas ruas, inibidos pela presença dos integrantes dos grupos. Diante da problemática, os moradores se uniram e juntos tentam evitar a presença das gangues. Ainda assim, reconhecem que esses grupos agem de forma violenta na região.
"O maior envolvimento é  a questão da droga e sempre os adolescentes estão no meio dessas gangues", comenta outro morador.
PM conhece ação dos grupos
De acordo com comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar (PM), José Messias, para os confrontos, os membros dos grupos buscam territórios neutros, onde promovem a violência sem que um invada o espaço do outro. O comportamento é conhecido bem, de acordo com a Polícia Militar de Rio Branco.
O comandante diz que o 4º Batalhão da PM, fica localizado no bairro onde um desses grupos diz pertencer, e conta que as brigas costumam ser marcadas pela internet. Os perfis dos grupos são monitorados e quando se identifica algum comportamento estranho, a segurança no local é reforçada.
"Não temos conhecimento de nenhuma ligação dessas pessoas que estão postando essa mensagens com crimes nos bairros. Na verdade são mensagens de supostas rixas entre esses grupos", comenta.
De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Acre, em breve será realizada uma operação no Bairro Calafate para combater o crime na região. O perfil exposto na rede social que apresentava o nome Calafate City teve suas postagens apagadas nesta sexta-feira (22).
Fonte: G1.com/AC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário