CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

sexta-feira, 27 de junho de 2014

POR MEIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO UFAC OFERTA 20 VAGAS NO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PARA TARAUACÁ


UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO
EDITAL PROPEG Nº 07 /2014 EXAME DE SELEÇÃO PARA ADMISSÃO NO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO, MESTRADO ACADÊMICO
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Acre/UFAC, através da Coordenação do Curso de Mestrado em Educação recomendado pela CAPES, e de acordo com o disposto na legislação vigente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão/CEPEX, torna pública e estabelece as normas do processo seletivo para o preenchimento de 20 vagas no Curso de Mestrado em Educação (MED/UFAC) para início das atividades acadêmicas no segundo semestre letivo do ano de 2014. Das 20 vagas disponíveis 01 (uma) vaga será destinada a pessoas com deficiência. Será considerado (a) candidato (a) com deficiência, a pessoa que se enquadre nas categorias discriminadas no Decreto Federal nº 3.298/1999, em seus artigos 3º e 4º, este último com a redação dada pelo Decreto nº 5.296/2004. Ao candidato (a) com deficiência é assegurado o direito de requerer condições especiais ou atendimento diferenciado para realizar a prova escrita, nos termos da legislação vigente. A solicitação será atendida segundo o critério de viabilidade e razoabilidade. O presente edital foi aprovado pela Comissão de Seleção constituída pela Portaria nº 1299, de 05 de junho de 2014 da Reitoria da UFAC. 1. INFORMAÇÕES GERAIS: 
1.1- O Curso de Mestrado em Educação da UFAC – MED tem como objetivos “promover a formação de mestres em educação em consonância com os princípios de construção de uma escola pública democrática e de qualidade social, voltado para o desenvolvimento da região; desenvolver a pesquisa e a docência para potencializar a formação de professores e pesquisadores frente a realidade educacional brasileira com ênfase nas questões regionais; promover a divulgação do conhecimento produzido e estimular a cooperação entre pesquisadores da região norte com as demais instituições de pesquisa do País”.
1.2- Podem ser candidatos (as) à seleção ao Curso de Mestrado em Educação, área de concentração em Educação, profissionais formados em curso superior de graduação duração plena e cursos com formação equivalente, para estudantes estrangeiros. 
1.3- O Curso de Mestrado, área de concentração em Educação, deve ser concluído em, no máximo, quatro semestres letivos, ou seja, dois anos totalizando 20 créditos. 
1.4- A obtenção e outorga do título de “Mestre em Educação” envolve: a) a aprovação em exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês, Francês e Espanhol). Para o (a) candidato (a) estrangeiro (a) a aprovação em exame de proficiência em língua portuguesa; b) a conclusão dos créditos obrigatórios exigidos no Curso de Mestrado em Educação; c) a aprovação da dissertação de mestrado por Banca Examinadora; d) entrega da dissertação final corrigida 60 dias após a defesa; e) comprovante de submissão de um artigo científico a periódico do Qualis da CAPES. Parágrafo Único: Concluída a seleção, a efetivação da matrícula do (a) candidato (a) ficará condicionada ainda à assinatura de declaração de ciência do Regulamento Interno do Programa, o qual define normas gerais e regerá a vida acadêmica dos pós-graduandos, além de apresentar a documentação exigida pelo Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (NURCA). 
2. DA INSCRIÇÃO:
2.1 As inscrições serão realizadas no período de 23/06 a 15/07 de 2014, das 08h às 12h e das 14h às 17h, na Secretaria do Programa. Os formulários necessários à inscrição (item 2.2) podem ser obtidos na Secretaria do Mestrado ou nos anexos do edital na internet, no endereço http://www.ufac.br 
2.2 Para a inscrição no processo de seleção serão necessários os seguintes documentos:
a. Formulário de inscrição, acompanhado de duas fotografias 3 x 4 indicando a linha de pesquisa para a qual pretende se inscrever; (Anexo I); 
b. Cópia do diploma de graduação ou documento comprobatório de previsão de conclusão de curso até a data limite de matrícula do primeiro semestre de 2014 de acordo com o calendário acadêmico da UFAC. 
c. Currículo Lattes comprovado, conforme ficha de avaliação da prova de títulos (Anexo IV); 
d. Cópias da carteira de identidade, do CPF e de comprovante de estar em dia com as obrigações eleitorais e serviço militar (para alunos brasileiros); 
e. Projeto de Pesquisa. Contendo os seguintes elementos: título, indicação da Linha de Pesquisa para a qual pretende concorrer, justificativa, objeto e problema da pesquisa, objetivos e hipóteses/questões, referencial teórico, fontes e procedimentos de pesquisa, referências. Para os candidatos com deficiência, são necessários também os seguintes documentos: 
f. Atestado médico (para todos os candidatos à vaga de deficiente), que deverá estar assinado por um médico especialista na área da deficiência do candidato, contendo na descrição clínica o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID, bem como a provável causa da deficiência. Deve ainda conter o nome legível ou carimbo, assinatura e CRM do médico que forneceu o atestado. 
g. Solicitação formal para Atendimento Especial para os candidatos que necessitam de condições especiais para a realização da prova. 
h. Exame de Audiometria para candidatos com Deficiência Auditiva, realizado nos últimos doze meses, no qual conste o nome legível ou carimbo, assinatura e número do conselho de classe do profissional que realizou o exame. h. Exame Oftalmológico em que conste a acuidade visual para candidatos com Deficiência Visual, realizado nos últimos doze meses, como também o nome legível ou carimbo, assinatura e CRM do profissional que realizou o exame. 
i. Atestado de Funcionalidade, para os candidatos com Deficiência Física, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF), devendo ainda conter o nome legível ou carimbo, assinatura e número do conselho de classe do profissional que forneceu o atestado.
Para os candidatos estrangeiros, são necessários também os seguintes documentos: 
j. “Visto de estudante” não sendo aceito candidatos que apresentem “visto de turista”. 
l. Diploma de graduação obtido em instituições de ensino, no exterior, revalidado, obedecendo a legislação vigente. Parágrafo 1º: os documentos necessários para inscrição devem ser entregues na Secretária do Curso de Mestrado em Educação no Bloco da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) em envelope lacrado que será aberto somente pela comissão de seleção. A ausência de qualquer documento exigido implicará no indeferimento da inscrição. 
Parágrafo 2º: candidatos (as) residentes fora de Rio Branco-AC ou candidatos (as) estrangeiros(as) poderão fazer a inscrição por correspondência registrada (será considerada a data de postagem como comprovação do cumprimento do prazo), não se responsabilizando a UFAC por extravios na correspondência que impeçam sua avaliação em qualquer uma das fases do processo de seleção. Para candidatos estrangeiros, recomenda-se o envio da documentação com 15 dias de antecedência ao prazo final da inscrição para o endereço: Curso de Mestrado em Educação; Campus Universitário, Bloco da Pós-Graduação; BR 364, Km 04 - Distrito Industrial - 69920-200 - Rio Branco, Acre.
Parágrafo 3º: a análise do formulário de inscrição devidamente preenchido e documentação exigida serão realizadas pela Comissão de Seleção e a lista de inscrições deferidas será disponibilizada na internet, no endereço http://www.ufac.br , e nos murais da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e do Mestrado em Educação.
Parágrafo 4º: O currículo Lattes deve ser cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, sítio http://lattes.cnpq.br/. 
3. DA SELEÇÃO: 
3.1. Comissão de Seleção: A Comissão de Seleção é formada por 6 (seis) docentes do Curso de Mestrado em Educação da UFAC, escolhidos pelo Colegiado do Curso e nomeados através de Portaria do Reitor (Portaria 1299 de 05 de junho de 2014) e será desfeita após a promulgação dos resultados.
3.2. Exame de Seleção: O processo seletivo para ingresso no Programa de Mestrado em Educação da UFAC será coordenado pela Comissão de Seleção e constará de duas etapas assim definidas: Primeira Etapa (eliminatória): a) Prova de Conhecimento em Educação, composta por questões dissertativas cujo valor é de até 10 (dez pontos). Parágrafo 1º: A prova de conhecimento da área será realizada no Bloco Multifuncional (novo bloco de sala de aulas do Curso de Pedagogia); 
Parágrafo 2º: A prova de conhecimento em educação tem caráter eliminatório razão pela qual o (a) candidato (a) deverá obter, no mínimo, nota igual ou superior a 5,0 (cinco) para prosseguir nas etapas subsequentes do processo seletivo; 
Parágrafo 3º: os temas para a prova de conhecimento reportar-se-ão a temáticas que ordenam as duas linhas de pesquisa que configuram a proposta curricular do curso: 1- Políticas e Gestão Educacional: Esta linha de pesquisa prioriza os estudos acerca da relação Estado/Sociedade no que se refere à definição, implantação, desenvolvimento e avaliação de políticas educacionais e seus impactos nos processos de organização, financiamento e desenvolvimento dos sistemas de ensino com ênfase na gestão da educação. Investiga em perspectiva sócio-histórica a organização e institucionalização da educação escolar no campo local e regional.
2-.Formação de Professores e Trabalho Docente: Esta linha volta-se para a análise dos processos de constituição dos saberes docentes, considerando os contextos da formação inicial e em serviço, bem como busca compreender os dispositivos que estruturam a organização do trabalho docente e as práticas pedagógicas desenvolvidas por estes profissionais. Ao lado disto, tem ainda como foco de interesse questões relacionadas à organização da carreira, ao desenvolvimento profissional e a formação identitária dos profissionais da educação que trabalham nos diferentes espaços educacionais da Amazônia e os efeitos das políticas de formação e qualificação docente para o desenvolvimento sócio cultural e educacional da região. 
Parágrafo 4º: A seleção será efetuada de forma idêntica à dos candidatos brasileiros, ressalvados os casos de convênios e acordos internacionais. 
Parágrafo 5º: Para segunda etapa classificar-se-ão até o triplo do número de vagas ofertadas no Curso de Mestrado em Educação da UFAC. 
Segunda Etapa (classificatória): a) análise do projeto de pesquisa (de zero a a 10,0 pontos). b) entrevista (de zero a a 10,0 pontos); 
Parágrafo 1º: O exame de proficiência em língua estrangeira para brasileiro ou em língua portuguesa no caso de candidatos (as) estrangeiros (as) (de zero a 10,0 pontos) e não entra no cômputo da classificação final. Parágrafo 2º: Os (as) candidatos (as) precisam obter, no mínimo, nota 5,0 (cinco) para serem considerados (as) aprovados (as) no exame de proficiência em língua estrangeira ou em língua portuguesa (no caso de estrangeiros(as)). Parágrafo 3º: Será assegurado(a) aos candidatos (as) classificados (as) nas etapas de seleção de ingresso ao Curso de Mestrado em Educação, a possibilidade de realização de novo exame de proficiência antes de concluído o primeiro ano de curso. Parágrafo 4º: Os (as) candidatos (as) classificados (as), porém não selecionados (as) constituirão a lista de espera e serão chamados, caso haja eventuais desistências identificadas por ocasião da matrícula institucional e curricular ou imediatamente após o início das atividades letivas do Curso de Mestrado em Educação da UFAC. 3.3. O cronograma do processo de seleção será feito conforme estabelecido no quadro 1.  
Quadro 1 – Cronograma: Data e horário local
Etapas
De 23/06 a 15/07 de 2014, das 08h às 12h e das 14h às 17h
Período de Inscrição
Até o dia18/07/2014 

De 21 a 22/07/2014 De 23 a 24/07/14


Divulgação da Lista de Inscrições Deferidas e Indeferidas, a serem publicadas na internet, no endereço www.ufac.br e mural da PROPEG e PPGE-.em Educação Período para interposição de recurso às inscrições Período para julgamento dos recursos
02/08/14, das 8h às 12h
Provas de conhecimentos na sala de aula do Bloco Multifuncional (Bloco do Curso de Pedagogia)
Até o dia 15/08 de 2014
Divulgação do Resultado da primeira etapa
De 18 e 19/08/2014
Prazo para interposição de recurso ao resultado da prova escrita
De 20 a 21/08/2014
Análise dos recursos e divulgação do resultado Final, a ser publicado na internet, no endereço www.ufac.br e mural da PROPEG e do Curso de Mestrado em Educação
De 22 a 26/08/2014
Análise de Projetos
De 28 a 30/08
Período de Entrevistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário