CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

quinta-feira, 18 de abril de 2013

PROFESSORA ACREANA É MEDALHA DE OURO DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Intitulado “As águas do rio de minha cidade”, o Relato de Prática da Maria Iracilda Gomes Cavalcante Bonifácio, professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual José Rodrigues Leite, foi campeão com medalha de ouro da terceira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, competição nacional que contribui para o incentivo da escrita e da leitura no Brasil.
Criada em 2002, a iniciativa de caráter bienal do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social possui coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), e é voltada para a premiação de textos produzidos por alunos da rede pública de ensino.
Além do relato, o Artigo de Opinião escrito por um aluno da mesma escola, Paulo Renan de Souza Figueiredo, intitulado “O Haiti é aqui”, também foi premiado ao ser escolhido entre 152 finalistas. Paulo Renan é o terceiro aluno acreano a ter destaque na Olimpíada: cinco representantes acreanos concorreram nas categorias: Crônica, Artigo, Poema e Memória em 2012, e, na segunda edição da Olimpíada, ocorrida em 2010, dois alunos de Cruzeiro do Sul foram vencedores nas categorias Artigo e Memória.
Nesta terceira edição, todos os municípios acreanos aderiram à Olimpíada de Língua Portuguesa - ao todo, 441 escolas foram inscritas na competição. Em todo o Brasil, foram inscritos mais de cinco milhões de textos nas quatro categorias: Poema (5º e 6º anos Ensino Fundamental), Memórias (7º e 8º anos Ensino Fundamental), Crônica (9º ano EF e 1º  ano Ensino Médio), e Artigo de Opinião (2º e 3º anos Ensino Médio).
No relato, Maria Iracilda explica a situação de como seus alunos trabalharam a produção textual e os debates que envolveram suas turmas, como questões de desigualdade social, a situação dos haitianos, e a enchente enfrentada pelo Estado em 2012, que deixou mais de 120 mil pessoas desabrigadas, relembrando que “ser professor é acalentar sonhos, realizar desejos, mostrar caminhos”.
Apenas um aluno conseguiu o título de Campeão Nacional, mas a professora credita as vitórias a todos os envolvidos que acreditaram na proposta, que, ao longo das oficinas e da redação dos textos, construíram uma relação de confiança e aumentaram a certeza de superação.
“A Olimpíada de Língua Portuguesa é mais que um programa educacional.  Seu sucesso reside em apostar em algo bem simples: valorização do professor e desafio de superação ao aluno. Acompanhar o trabalho de Paulo Renan, nosso Campeão Nacional e, ao mesmo tempo, ser premiada com o Relato de Prática Vencedor na terceira edição da Olimpíada é o resultado de longos anos de dedicação e trabalho”, declarou a educadora.
Para Lígia Carvalho, coordenadora de Ensino Médio da Secretaria Estadual de Educação e Esporte, “a professora Iracilda é um exemplo de que o programa fortalece aquilo que está sendo amplamente discutido no planejamento nas escolas, que é desenvolver as capacidades leitoras e escritoras para ampliar o universo cultural. Isso dá significado e reconhecimento merecidos ao trabalho do professor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário