CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

VÍDEO DE ASSALTANTES ASSALTANDO EMPRESÁRIO EM CRUZEIRO DO SUL ONDE UM SARGENTO É MORTO A TIRO

PM BALEADO NÃO RESISTIU A CIRURGIA E MORREU
Dois bandidos armados invadiram na noite desta terça-feira (30), a casa do empresário João Garapa, no município de Cruzeiro do Sul. O empresário foi abordado no portão de sua casa.
De acordo com informações extraoficiais, o segurança de Garapa, identificado como sargento Marcos Roberto Araujo do Nascimento, de 43 anos, foi alvejado com um tiro nas costas e morreu poucas horas depois.
Os suspeitos de assaltar a residência já estão sendo procurados e a captura deve ocorrer a qualquer momento.
O empresáriotambém saiu ferido do assalto. Ele, juntamente com o 2º Sargento Marcos Roberto, e foi encaminhado ao Hospital do Juruá, para procedimentos médicos.

Um vídeo divulgado nas redes sociais, mostra que os bandidos saem correndo da casa do empresário, após o assalto.
Matéria: Ac24horas

BANDIDOS INVADEM CASA DE EMPRESÁRIO EM CRUZEIRO DO SUL

Dois bandidos armados invadiram na noite desta terça-feira (30), a casa do empresário João Garapa, no município de Cruzeiro do Sul.
De acordo com informações extraoficiais, o segurança de Garapa, identificado como sargento Araújo foi alvejado com um tiro nas costas.
O empresário foi abordado no portão de sua casa. O segurança baleado foi encaminhado ao pronto socorro da cidade.

Um vídeo divulgado nas redes sociais, mostra que os bandidos saem correndo da casa do empresário, após o assalto.
Matéria: Ac24horas

TARAUACÁ: PRESIDENTE DO SINTEAC, PROFESSOR EURICO PAZ, DEIXA O PCdoB.

Professor Eurico Paz - Presidente do Sinteac
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre - Sinteac de Tarauacá, anunciou pela rede Social Facebook, o seu desligamento do Partido Comunista do Brasil - PCdoB, pelo qual militou por mais de dez anos.

De acordo com a nota, Eurico afirma que vinha sendo pressionado por dirigentes do partido para "aliviar contra a prefeitura" nos embates em defesa da categoria. 

O PCdoB participa da administração municipal com o Vice Prefeito, 3 secretários, várias coordenações e cargos de segundo e terceiro escalões. 

"Fazer um sindicalismo pelego atrelado ao poder ou exercer o que eu havia aprendido nas lutas e embates do partido, que é a resistência dos trabalhadores", disse o presidente.

Ainda segundo a nota, Eurico diz que está saindo para não atrapalhar a participação do partido no governo e os planos de alguns dirigentes que querem ser candidatos futuramente. 

"Devido esses últimos acontecimentos, minha situação no partido ficou insustentável. Saio com a consciência do dever de um militante comunista cumprido. Mas, não quero atrapalhar o projeto do partido e de seus membros dentro dessa administração. Agora ninguém da turma do prefeito vai mais pressionar os comunistas da prefeitura por conta da “postura do Eurico”, completou.

O problema se agravou na última segunda feira, quando o prefeito enviou para a câmara algumas leis, para votação em caráter de urgência urgentíssima, numa sessão extraordinária, sem discutir com o sindicato. Uma criava o estatuto dos servidores públicos e a outra um regime próprio de previdência. 

Sabendo que o prefeito tem apoio de maioria dos vereadores no parlamento, o sindicato mobilizou os trabalhadores, que foram para a câmara pressionar para que os nobres não votassem as leis. Numa reunião, ficou pactuado por maioria dos vereadores presentes e também a diretoria da entidade, a retirada das duas leis da pauta de ação.

LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA

Quero aqui tornar público meu pedido de desligamento do Partido Comunista do Brasil – PCdoB, diretório de Tarauacá.

Estive no partido por mais de uma década como militante do movimento da educação. Tentei cumprir seu estatuto e suas decisões coletivas. Acho que dei minha contribuição para o crescimento do partido e a eleição de vários camaradas em diversos cargos públicos. 

Desde o início dessa atual administração em que o partido faz parte, eu já vinha percebendo umas movimentações estranhas e muita inquietação de alguns dirigentes em relação a minha pessoa e ao meu posicionamento em defesa da minha categoria. Não foram poucas as reuniões em que dirigentes do partido queriam “me enquadrar” por conta disso. Dirigentes importantes querendo “dar carão” no presidente do Sinteac. Eu nunca aceitei esse tipo de coisa. 

Foi no PCdoB que aprendi a lutar em defesa dos direitos das pessoas mais humildes. Mas, os olhares e as prioridades do partido e dos camaradas eram somente para administração municipal e o restante teria que “compreender” isso por bem ou por mal. Tentei resistir e fazer com que os principais dirigentes entendessem que a luta dos trabalhadores em suas organizações populares deveria ser livre e independente do poder. Foi assim que aprendi. 

Tudo em vão. As pressões só aumentaram e passei muitas noites em claro refletindo sobre que decisão deveria tomar. 

Fazer um sindicalismo pelego atrelado ao poder ou exercer o que eu havia aprendido nas lutas e embates do partido, que é a resistência dos trabalhadores. 

Hoje, decidi seguir meu caminho e exercer minha função de Presidente da maior entidade sindical de Tarauacá que é o SINTEAC. Os trabalhadores me elegeram para fazer a sua defesa e não confabular com os poderosos e vender a honra de uma categoria tão sofrida.

Essa decisão não está sendo fácil. 

Esse último episódio envolvendo o sindicato e a prefeitura, por conta de não aceitarmos que o prefeito pudesse impor uma lei sem debater o seu conteúdo com os representantes dos trabalhadores, só revelou uma realidade que já se desenhava há muito tempo. Eu estava sozinho nessa luta. 

Mesmo depois de vários ataques que sofri da turma da prefeitura, nenhum dirigente do PCdoB se manifestou em minha defesa. Aliás, me telefonaram somente para me “esculhambar” por conta de minha postura em mobilizar os trabalhadores para resistirem contra esse “golpe” do prefeito. Ainda bem que alguns vereadores barraram a lei na câmara. 

Tenho informações que vão tentar aprovar de qualquer jeito. Só deixo um aviso. Não brinquem com os trabalhadores em educação. Temos histórias de lutas e resistências nesse município. Não somos massa de manobra. Se forem votar a lei nós vamos nos mobilizar e parar essa cidade. Insistam com essa imoralidade e verão.
Devido esses últimos acontecimentos, minha situação no partido ficou insustentável. Saio com a consciência do dever de um militante comunista cumprido. Mas, não quero atrapalhar o projeto do partido e de seus membros dentro dessa administração. Agora ninguém da turma do prefeito vai mais pressionar os comunistas da prefeitura por conta da “postura do Eurico”.

Por fim, vou continuar a frente do SINTEAC, me preparar para as perseguições e retaliações à minha pessoa, minha família e “tocar o barco”.

Deixo muitos amigos e amigas no partido, mas é hora de me despedir.

Tarauacá-Acre, 30 de dezembro de 2014.


José Eurico de Lima Paz.
Matéria: Blog do Accioly

TARAUACÁ: POLÍCIA CIVIL MANTENDO INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE

 São várias as funções institucionais da Polícia Civil. Além de garantir a segurança dos cidadãos; rastrear e descobrir os crimes que não puderam ser prevenidos, colhendo e transmitindo às autoridades competentes os indícios e provas, indagando quais sejam os seus autores e cúmplices, e concorrendo eficazmente para que sejam levados aos tribunais, têm ainda a missão de contribuir para a harmonia das relações sociais e o exercício pleno da cidadania. O artigo 4º, XV, da Lei Complementar nº 249 de 1 de agosto de 2012, descreve dentre as várias funções institucionais básicas da Polícia Civil "manter integração com a comunidade".

O início do ano de 2014, ficou marcado como um ano de dificuldades para que a PC cumprisse com qualidade suas atribuições, visto que contava com um precário quadro de servidores efetivos. Após a realização do concurso e posse dos novos agentes de polícia civil, em meados do ano corrente, muitos trabalhos foram realizados e com a tão sonhada qualidade que sempre desejou trabalhar o Delegado de Tarauacá Samuel Mendes, que sempre trabalhou com muita responsabilidade, conhecimento, segurança em suas investigações, mas acima de tudo com muita humildade e simplicidade, nunca deixando de lado a preocupação com o ser humano e a garantia de seus direitos.

 Corroboram com essas afirmações, o fato de neste ano de 2014, ser o ÚNICO Delegado do Estado do Acre, a ser homenageado pela Assembleia Legislativa (Aleac) recebendo “Moção de Aplauso”, comenda de maior honraria do Poder Legislativo do Estado concedida a pessoas, entidades e empresas que contribuem para com o fortalecimento e o crescimento do Acre. 

 Após, a grande enchente que causou grandes danos e prejuízos à população tarauacaense, muitas pessoas, órgãos e instituições, se solidarizaram com a situação emergencial de nosso povo e distribuíram alimentos, roupas, calçados, e até eletrodomésticos básicos.

 Os policiais civis de nossa cidade, sob o comando do Delegado Samuel, também não ficaram de braços cruzados, desde o período da enchente começaram arrecadar alimentos, roupas, calçados, que seriam posteriormente entregues às famílias mais carentes e prejudicadas pela enchente.

 Na semana natalina, numa ação de solidariedade e mantendo a integração com a comunidades, agentes de polícia civil, acompanhados pelo Delegado Samuel, distribuíram dezenas de sacolões em vários bairros da cidade, buscando proporcionar para algumas famílias um natal sem fome e com mais alegria.
 Dentre as famílias beneficiadas, foi marcante para toda equipe o depoimento de uma senhora que ao receber o sacalão agradeceu dizendo "meu esposo faleceu há três dias, estou sozinha com meus três filhos, não tinha o que comer e não sabia o que fazer para dar comida aos meus filhos". 

A sensação de poder estar fazendo o bem e tirando crianças da triste e cruel realidade de passar fome, foi o maior prêmio recebidos pelos agentes que solidarizaram com a situação precária que vive algumas famílias de nossa família.

Parabéns a toda equipe da Delegacia Geral de Polícia, por tão bonita ação e solidariedade.

(assessoria)

HOJE É ANIVERSÁRIO WELLIGNTON NASCIMENTO

Muitas felicidades... Muitos anos de vida... Espero que este dia se repita muitas e muitas vezes. Que cada ano que passa você não fique mais velho, fique mais experiente, mais vivido. Espero que Deus te ilumine e faça que você siga os melhores caminhos sempre. 

Um abraço do tio e amigo Valquimar Nascimento!!!

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

TARAUACÁ: TRÊS PESSOAS DA MESMA FAMÍLIA MORREM AFOGADAS

Imagem ilustrativa
Acidente ocorreu na manhã de segunda-feira, 29.
O acidente aconteceu no Igarapé Joací, a quatro horas de Tarauacá. Três pessoas estavam no barco que afundou. Duas crianças, uma delas com apenas três meses de idade, e a mãe não sabiam nadar e morreram. O Corpo de Bombeiros foi acionado e já iniciou as buscas.


De acordo com o tenente Laurimar, a previsão é que o resgate seja concluído até a manhã de terça-feira, 30. “Ainda não sabemos o que provocou essa tragédia”, disse o oficial. Os nomes das vítimas também não foram divulgados.
Matéria: Giro Feijó

EM ENTREVISTA AO ALCIONILDO FONTINELE DEPUTADO JESUS SÉRGIO FALA DE SUA TRAJETÓRIA E DE SEUS PROJETOS

Deputado Jesus Sérgio (Foto: Alcionildo Fontinele)
Nas eleições de 2014 Tarauacá surpreendeu muita gente, elegendo dois deputados estaduais, a surpresa foi maior ainda porque os dois nomes eleitos eram novos na política, entre os 11 candidatos a população tarauacaense escolheu para lhe representar na assembléia Dr. Jenilson e Jesus Sérgio. Os dois deputados são iniciante na política, hoje vamos falar um pouco de Jesus Sérgio.

Jesus Sergio de Menezes nasceu em (10/06/1973), é natural de Tarauacá, casado e tem 3 filhos. Jesus Sérgio como é popularmente conhecido é formado em matemática e tem MBA em negócios financeiros.
Antes de entrar na política Jesus teve diversas experiências profissionais, algumas delas em trabalhos pesados, trabalhou em loja e até fazendo tijolos, porém Jesus estudou e sempre foi um bom aluno, passou em vários concursos e hoje tem um currículo invejável. Após muito estudo Jesus trabalhou 13 anos no Banco da Amazônia, onde foi de supervisor a gerente, já como professor ele trabalhou 18 anos dando aulas em diversas escolas públicas, principalmente na escola de ensino médio Dr. Djalma da Cunha Batista. Além de ser funcionário público Jesus também é empresário, dono da NICAD Construtora.
Entrevista:
Jejus o que lhe levou a sair candidato a vereador?
Até uns dois anos e pouco atrás, eu pensava que a gente não deve se envolver muito na política, ai eu fui convidado, o Chico Batista me fez o convite e recusei, eu não queria, eu queria ajudar sim, eu sempre participei da política como mero espectador ajudando algumas pessoas que a gente acreditava. Ai a gente resolveu fazer o teste e foi bem aceito tirando 814 votos sendo o vereador mais votado nas eleições de 2012.
E para deputado?
O PDT tinha aqui em Tarauacá o Chico Batista e o meu nome para ser candidato, o Chico não quis sair e o partido me convidou novamente, eu aceitei e graças a Deus novamente aqui em Tarauacá fui o mais votado e fui eleito deputado.
E sua atuação como vereador?
Eu trabalhei alguns projetos em relação ao transito e dentro da educação já que eu sou professor, alguns foram aprovados pela câmara mais não foram colocado em prática pela prefeitura, eu espero que um dia sejam executados sendo que depois de um ano eles serão novamente apresentados.
Qual o seu aprendizado como vereador?
O maior aprendizado que a gente teve, foi que tem que ter pessoas com conhecimentos tanto da vida como conhecimentos teóricos também, chegam muitos projetos na câmara, a gente até ajuda os colegas e nisso a minha participação acho que foi muito importante, pois eu já trabalhei no pesado, fui um bom aluno passando em vários concursos então eu sei quando um projeto vai beneficiar as pessoas.
Quem vai assumir como vereador em seu lugar?
Ficou uma discussão dentro do partido pra sabermos se era do partido, ou da coligação e após  a gente consultar um advogado vimos que quem fica com a vaga é o candidato mais votado da coligação. Como na nossa coligação de 2012 formada pelos os partidos (PDT) e (PMDB) em primeiro lugar foi eu, depois o Mirabor que também foi eleito e atua como vereador, mais o candidato que vai assumir é o Valdor do Ó do (PMDB).
Qual os seus projetos como deputado?
Durante a campanha a gente fez várias propostas de trabalho. O nosso município é uma regional de Tarauacá, Feijó e Jordão, então a nossa regional precisa ter as condições de uma regional. Então eu quero fazer uma parceria com o deputado Jenilson para que a gente lute por esses municípios, eu vou lutar pra trazer a UFAC Universidade Federal do Acre para Tarauacá, já ta sendo construído o IFAC mais é importante a presença da UFAC, como eu sou professor a 18 anos eu acredito, sempre acreditei e venci através da educação e eu quero que as pessoas também tenham essa oportunidade.
Após conversar muito com a minha esposa a gente decidiu que vai morar em Rio Branco mais que quero a cada 15 dias está em Tarauacá, meu assessor também vai ser uma pessoa aqui de Tarauacá pra também a gente manter esse contado com o município.
Seu futuro político?
Eu quero fazer uma coisa de cada vez, mais eu até conversei com minha esposa e vou trabalhar politicamente ai no final se a gente tiver condições, tiver tido a oportunidade de desenvolver um bom trabalho eu quero continuar. Até o momento como vereador eu continuava sendo professor continuava dando aula e também tinha um tempo para cuidar da construtora, agora eu vou pedir afastamento de professor, vou me desligar da construtora e vou me dedicar exclusivamente a política.
Essas foram as palavras do deputado Jesus Sérgio, que ele assim como seu colega Dr. Jenilson, venham honrar os votos que a população tarauacaense lhes confiaram. Tarauacá é uma cidade que cresce a cada dia, precisamos de projetos que venham beneficiar a população em geral, que venha contribuir com o crescimento desse centenário município. Boa sorte.

Alcionildo Fontinele – Tarauacá Online

APÓS TÍTULO NO FUTSAL DO ACRE, ARTILHEIRO VAI DEFENDER POTIGUAR-RN EM 2015

O meia-atacante Willian Radames, 23 anos, disputará o estadual de futebol do Rio Grande do Norte com a camisa do Potiguar de Mossoró-RN. O jogador se apresenta ao clube após conquistar o título do Campeonato Acreano de Futsal da 1ª divisão, no último fim de semana, pelo Verona, de Tarauacá.
No estadual de futsal do Acre, nesta temporada, Radames terminou como artilheiro, com 12 gols. Ainda este ano, ele defendeu o Rio Branco-SP e Mirassol-SP, ambos no futebol. Ele terá a segunda passagem pelo Potiguar.
- Fiz alguns gols importantes na primeira vez (em 2013). Espero chegar bem. A responsabilidade agora vai ser maior, mas lá me sinto bem, onde tem uma grande torcida - comentou o jogador ao GloboEsporte.com.
Radames, que nasceu no município de Tarauacá, no interior do Acre, passa o fim de ano com a família e embarca na quinta-feira (1º) para o Rio Grande do Norte, onde se junta ao restante do grupo, que já está em pré-temporada.
Matéria: GloboEsporte/Acre

CAPÍTULO III: SINTEAC X PREFEITURA DE TARAUACÁ: DIRETORIA DO SINTEAC DIZ EM NOTA QUE NÃO É MARIONETE DO PREFEITO E NEM DO VICE.

Presidente José Eurico e Vice lauro Benigno
O Prefeito de Tarauacá Doutor Rodrigo Damasceno, do Partido dos Trabalhadores, em apenas dois anos de mandato já deve tá se achando o intocável, inquestionável, o soberano, o “rei da cocada”, que manda e todos obedecem.

Um jovem que nos parecia ser a grande novidade na política tarauacaense ao se apresentar como algo novo na campanha eleitoral, se propondo a governar o município, não passou de um engodo. Rodrigo é um político “jovem velho”. Rapidamente se tornou um jovem político com jeito e conteúdo velho e conservador de governar. O mais preocupante disso tudo é que o mesmo não admite nenhum tipo de contestação de suas ações.

Tratou logo de “conquistar” o apoio da maioria dos vereadores na base do oferecimento de vantagens ou, mais precisamente, em troca de cargos. É a política do “me apoia que eu te ajudo”. 

Seus aliados são tratados na base da esmola e subserviência política. Nenhum tem coragem de se contrapor aos caprichos do prefeito. Nem mesmo o vice-prefeito. Esse que era o mais valente dos revolucionários do município, atualmente vive caladinho e satisfeito com os cargos o seu partido acumula.

Nosso glorioso sindicato da educação em seus 30 anos de luta aqui em Tarauacá não se surpreende com esse tipo de político. Somos calejados na luta e já enfrentamos todas as adversidades possíveis. Da porrada da polícia, passando pelos processos na justiça, salários atrasados, perseguições e demissões. Nada nos impressiona partindo de governantes insensíveis.

Tarauacá não tem dono. A prefeitura não tem dono. O dinheiro público é da população. Que isso fique bem claro. O fato de um prefeito se eleger através de voto popular não lhe dar o direito de querer impor sua vontade pessoal, caprichos de família ou incoerência partidária ao povo de uma cidade.

Desde os primeiros dias de governo de Rodrigo Damasceno que o mesmo se incomoda com toda e qualquer tipo de contestação de suas decisões. Ele tratou logo de querer eliminar todas as resistências. O mais valente dos vereadores, por exemplo, acaba de ser “contratado” para lhe apoiar em troca de empregos para a família. Isso toda a cidade sabe. Mas, como foi o “doutor Rodrigo que comprou”, ninguém pode contestar.

Percebemos que o Sinteac sempre foi um “calo no pé” dessa administração. Uma entidade respeitada, construída com muita luta e independente. 

Ele já tentou calar a voz da entidade pressionando aliados via partido do presidente José Eurico. Deram com os “burros na água”. Eurico resistiu e continuou sua luta na defesa dos servidores em educação, mesmo sofrendo represálias, recebendo telefonemas mal educados do vice-prefeito e pressão dos seus companheiros de partido. 

O novo capítulo dessa historia foi escrito nos últimos 4 dias. 

Na sexta feira, o prefeito Rodrigo mandou seus assessores enviarem para a câmara de vereadores um calhamaço de projetos para serem apreciados, votados e aprovados em caráter de urgência urgentíssima, numa sessão extraordinária realizada nesta segunda feira. 

Os servidores da educação, que esperavam ansiosos pelo projeto de reformulação do Plano de Cargo Carreira e Salários da categoria, com a redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas, foram surpreendidos com uma outra proposta diferente do que havia sido negociado entre sindicato e prefeitura.

Mais grave ainda. Dois desses projetos, um que cria o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais e outro que cria um Regime Próprio de Previdência, que mexem diretamente com a vida dos funcionários e ainda retira direitos trabalhistas constitucionais, foram encaminhados para a câmara sem o devido debate com as categorias de servidores da administração pública municipal.

Há vários anos, desde o governo Jasone Silva, o sindicato vem tentando debater esses projetos com a prefeitura para saber a viabilidade de sua implantação. O que é bom e o que não é bom para os trabalhadores. 

Durante o mandato de Rodrigo Damasceno, já é a segunda vez, que o prefeito tenta aprovar esse projeto sem debater com os servidores municipais. Somente pensando em economizar o dinheiro do FGTS. Isso nós não aceitamos e consideramos golpe. Nem os vereadores debateram profundamente o conteúdo dos projetos.

Aí, achando que tem maioria na câmara, o prefeito atropela qualquer possibilidade de debate aprofundado das leis e joga “no colo” dos vereadores, achando que ele é o sabe tudo, a câmara é uma “cozinha da prefeitura” e os vereadores são seus "serviçais". Só pode.

O problema é que o sindicato da educação não é marionete da prefeitura e nem tão pouco de partido político. Sem debate não permitiremos que as leis sejam aprovadas.

Mobilizamos nossa categoria contra o “golpe”. Fomos para a câmara pedir aos vereadores que não votassem os projetos. A maioria deles entendeu, sugeriu e o presidente retirou da pauta, entendendo que precisamos de maior tempo para esse debate. Teve vereador que ficou “bufando” até agora, chamando o presidente de fraco por causa da retirada dos projetos da pauta.

O golpe: Aprovar leis, segundo sua vontade e usar a máquina administrativa para isso, sem debater com a população que será beneficiada ou prejudicada...é GOLPE. 

Quando um governante quer aprovar uma lei usando apenas o poder que exerce sobre os parlamentares de sua base, sem debater com os servidores, é por que essa lei não é boa para os trabalhadores. Isso é GOLPE.

O prefeito Rodrigo logo pela manhã quando viu a convocação do Sinteac contra o“golpe”, ficou nervoso, inquieto, mandou seus enviados para a câmara para pressionar o presidente, foi para as rádios, escreveu na internet e mandou sua turma do “baixo clero” compartilhar postagens com conteúdo ofensivo ao presidente do Sinteac professor Eurico Paz no sentido de querer desmoralizá-lo.

O PCdoB, partido do qual o presidente do Sinteac Professor Eurico á filiado e dirigente, partido fundador do sindicato, além de não se manifestar em defesa de seu dirigente, saiu na defesa do prefeito e contra os trabalhadores. O presidente Eurico ainda recebeu telefonemas de dirigentes importantes do partido querendo tomar satisfação, sobre sua atitude, em nome do “governo de um novo tempo”.

Esclarecemos, ainda, que vamos continuar firmes, independentes e vigilantes no resguardo dos direitos dos Trabalhadores em Educação de Tarauacá, contra todos aqueles que ousarem se servir do poder para prejudicar os “guerreiros da educação”.

Nosso apoio e nossa gratidão ao presidente Professor Eurico Paz pela sua coragem e resistência não deixando se curvar a esse governo incoerente.

Agradecemos também ao grupo de vereadores (não foram todos) que não aceitaram de "goela abaixo" a aprovação desse projeto sem discutir com as categorias. 

Por fim, nada contra a pessoa do prefeito Rodrigo Damasceno. Mas, seu jeito de governar centralizando todas as ações, querendo menosprezar aliados e não admitindo críticas ao seu governo, está o tornando um político compulsivo e intolerante. Já vimos esse filme em Tarauacá.


DIRETORIA DO SINTEAC DE TARAUACÁ.
Matéria: Blog do Accioly

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

TARAUACÁ: MORADORES ATINGIDOS PELA ENCHENTE PODEM SOLICITAR RETIRADA DO FGTS JUNTO A CAIXA ECONÔMICA A PARTIR DE 05 DE JANEIRO DE 2015

Acordo firmado entre Prefeitura de Tarauacá e Caixa Econômica Federal garante resgate do FGTS para trabalhadores que residem em áreas atingidas pela enchente no mês de novembro. Teto para retirada é R$ 6,22 mil. Beneficiário não pode ter efetuado saques nos últimos 12 meses

Moradores dos bairros Senador Pompeu, Triângulo, Centro, Luiz Madeiro, Bairro das Flores, Ipepaconha, Avelino Leal e demais localidades que foram vítimas da forte enchente que atingiu Tarauacá no mês de novembro podem solicitar a liberação do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), junto à Caixa Econômica Federal entre os dias 05/01/2015 à 04/03/2015.

Um acordo firmado entre o prefeito de Tarauacá Rodrigo Damasceno e o gerente da Caixa Econômica Federal em Tarauacá Sr. Gibran Vicente, durante reunião na última sexta-feira (26), que garante o direito ao resgato do Fundo de Garantia a todos os trabalhadores que residem, com ânimo definitivo, nas áreas comprovadamente atingidas pela enchente histórica.

QUEM PODE SACAR?

Devido a decretação do estado de calamidade pública, os trabalhadores, residentes nas áreas atingidas e informadas pelo poder público municipal, têm direito a sacar o valor existente, limitado a R$ 6,22 mil por conta vinculada do FGTS. É preciso ter saldo em conta para realizar o resgate.

É preciso apresentar documentação básica necessária para efetuar o saque: carteira de Identidade (também são aceitos carteira de habilitação, carteira do conselho profissional, passaporte e novo modelo da Carteira do Trabalho); comprovante de Residência emitido no período de Agosto, Setembro e Outubro de 2014; carteira de trabalho (cópias das páginas da foto, de qualificação/identificação e dos contratos de trabalho) ou CNIS (a ser retirada no INSS) ou CAGED (a ser retirada no Ministério do Trabalho).

ATENÇÃO!

FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS É CRIME

No caso de ação delituosa quanto ao uso fraudulento de documentos falsificados, sejam documentos públicos, ou particulares, cabe ao agente responder por crime de falsificação de documentos. De acordo com o que estabelece o artigo 299 do Código Penal afirma que a pena vai de um a cinco anos para casos de falsificação de documentos públicos e de um a três anos para documento particular.

MATÉRIA: ASSECOM

DIREITO DE RESPOSTA: GOVERNO MUNICIPAL ESCLARECE NOTA EMITIDA PELO PRESIDENTE DO SINTEAC DE TARAUACÁ.

Por meio deste, vimos esclarecer declarações do Presidente do Sinteac de Tarauacá, veiculada nas mídias locais e nas redes sociais e pagina do Sindicato, intitulada:  CONVOCAÇÃO AOS SERVIDORES CONTRA TENTATIVA DE GOLPE DA PREFEITURA.


Cumpre esclarecer, que ao encaminhar Projeto de Lei à Câmara Municipal, tratando da mudança de regime de celetista para estatutário, o Governo Municipal visou atender requerimento do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre – SINTEAC,através do Oficio n° 010/2013, enviado no dia 06 de março de 2013,  conforme imagem acima. Estranhamente, não entendemos que este mesmo que pleiteou a mudança de regime, vem agora acusar  o Prefeito de Tarauacá de golpista, uma vez que o Prefeito trabalhou para atender a reivindicação.

Informamos também, que os Projetos de Leis ora apresentados visa conjuntamente atender solicitação do Tribunal do Trabalho e Ministério Público, encostados nos autos da Ação Civil Pública autos nº 0010079-36.2014.5.14.0421, que tange sobre organização do quadro funcional do Município de Tarauacá para posterior realização de concurso público, adequando desta forma os limites de gastos com pessoal.


Hoje 80% (oitenta por cento) dos municípios brasileiros possuem regime de contratação de forma estatutária, inclusive o Município de Rio Branco e o Estado do Acre, que de forma nenhuma aplicaram golpes aos servidores.


Por fim, consideramos que o Estado Democrático de Direito garante qualquer cidadão emitir sua opinião perante a sociedade, porém devemos ter mais prudência com que falamos e escrevemos para não entrarmos em contradição. 
ASSECOM

TARAUACÁ: VENDE-SE UMA CAIXA DE SOM PARA MOTO COM BATERIA/COMPLETA.

VENDE-SE UMA CAIXA DE SOM PARA MOTO COM BATERIA/COMPLETA.  
VALOR – 1.300
CONTATO 99429134

FALAR COM A FRANCISCA

PLANETA BIZARRO: SETE ADOLESCENTES FICAM GRÁVIDAS DURANTE VIAGEM ESCOLAR

A escola havia levado um grupo de 28 meninas da pequena cidade de Banja Luka para visitar a capital Sarajevo, mas um quarto das alunas engravidou durante o passeio.
Nenad Babici, coordenador nacional para a saúde reprodutiva, afirmou que as adolescentes têm entre 13 e 14 anos de idade, segundo a imprensa local.
O caso revoltou os pais das jovens, que questionaram a falta de supervisão na viagem.
Para Babici, o fato de várias garotas terem ficado grávidas não é culpa apenas da escola. Babici diz que os pais precisam falar com seus filhos sobre sexo.
O caso chamou a atenção nacional para o aumento do número de adolescentes grávidas na Bósnia e Herzegovina.
O ginecologista Senad Mehmedbasic disse que o aumento é preocupante, porque as adolescentes enfrentam maiores riscos, tanto na gravidez quanto no parto.
Matéria: Ecosdanotícia.net

ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA DA CÂMARA DE PLÁCIDO DE CASTRO É ANULADA

A Justiça do Acre concedeu uma liminar anulando a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores do município acriano de Plácido de Castro, distante 95 km da capital Rio Branco. A decisão foi tomada, nesta sexta-feira (26), cancelando a posse que estava marcada para o dia 1º de janeiro de 2015.
De acordo com o Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC), o juiz da Comarca de Plácido de Castro, Luís Pinto, entendeu que a chapa eleita, no último dia 2 de dezembro, não respeitava o princípio da proporcionalidade partidária. Três membros da chapa eram do mesmo partido.

A Justiça determinou ainda, que uma mesa provisória seja formada até que o caso seja concluído. Em caso de descumprimento da decisão, a presidência da Câmara poderá ser multada em até R$ 100 mil.

O G1 tentou entrar em contato com a Câmara de Vereadores de Plácido de Castro, mas até a publicação da matéria não obteve sucesso.

 Matéria: G1.com/Acre

TARAUACÁ: SINTEAC CONVOCA SERVIDORES PARA OCUPAREM A CÂMARA DE VEREADORES, HOJE, CONTRA O QUE ELES CHAMAM DE TENTATIVA DE GOLPE CONTRAS OS FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA

Através de uma nota, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre - Sinteac, está convocando os servidores da educação municipal para compareceram hoje pela manhã ao prédio da câmara de vereadores, com o objetivo de se manifestarem contra dois projetos enviados ao parlamento pela administração municipal em caráter de "urgência urgentíssima", para serem apreciados e votados em sessão extraordinária que será realizada as 9 horas desta segunda feira, 29 de dezembro.
Projeto pões fim ao FGTS dos servidores
O primeiro trata da implantação do "Estatuto dos Servidores Públicos Municipais" e o segundo Institui o "Regime Próprio de Previdência dos Servidores".
Projeto mexe na aposentadoria dos servidores
O Sinteac considera um verdadeiro "GOLPE" contra os trabalhadores de todas as secretarias municipais, especialmente os da área da educação, que têm seu próprio Plano de Cargos Carreiras e Salários - PCCR e são regidos pela CLT - Consolidação das Leis do Trabalho. Com a instituição do Estatuto dos Servidores Municipais, a prefeitura deixa de pagar o FGTS, um direito sagrado do trabalhador.

FGTS - O PATRIMÔNIO DO TRABALHADOR MELHORA A VIDA DE TODOS - Todo trabalhador brasileiro com contrato de trabalho formal, regido pela CLT e, também, trabalhadores rurais, temporários, avulsos, safreiros e atletas profissionais têm direito ao FGTS. O diretor não-empregado e o empregado doméstico podem ser incluídos no sistema FGTS, a critério do empregador.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS foi criado em 1967 pelo Governo Federal para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. O FGTS é constituído de contas vinculadas, abertas em nome de cada trabalhador, quando o empregador efetua o primeiro depósito. O saldo da conta vinculada é formado pelos depósitos mensais efetivados pelo empregador, equivalentes a 8,0% do salário pago ao empregado, acrescido de atualização monetária e juros.

Com o FGTS, o trabalhador tem a oportunidade de formar um patrimônio, que pode ser sacado em momentos especiais, como o da aquisição da casa própria ou da aposentadoria e em situações de dificuldades, que podem ocorrer com a demissão sem justa causa ou em caso de algumas doenças graves.

O trabalhador pode utilizar os recursos do FGTS para a moradia nos casos de aquisição de imóvel novo ou usado, construção, liquidação ou amortização de dívida vinculada a contrato de financiamento habitacional.

Assim, o FGTS tornou-se uma das mais importantes fontes de financiamento habitacional, beneficiando o cidadão brasileiro, principalmente o de menor renda.

A importância dos recursos do Fundo para o desenvolvimento do país ultrapassa os benefícios da moradia digna, pois financiam, também, obras de saneamento e infra-estrutura, gerando melhorias na qualidade de vida, ao proporcionar água de qualidade, coleta e tratamento do esgoto sanitário.

O FGTS tem sido a maior fonte de recursos para a Habitação Popular e o Saneamento Básico.

A partir de 2008, o Fundo de Investimento FGTS - FI-FGTS, amplia a atuação do Fundo, ao direcionar recursos para outros segmentos da infra-estrutura, como a construção, a reforma, a ampliação ou a implantação de empreendimentos de infra-estrutura em rodovias, portos, hidrovias, ferrovias, obras de energia e de saneamento.
Eurico Paz - Presidente do Sinteac
O presidente do Sinteac, Professor José Eurico Paz diz que a entidade está convocando os servidores para ocuparem as dependências da câmara e tentar sensibilizar os vereadores, especialmente, os da base do prefeito, que são maioria, para que não aprovem os projetos. 

"O FGTS é uma obrigação patronal e o prefeito está querendo cortar esse direito para economizar dinheiro, às custas dos trabalhadores. Se for preciso vamos radicalizar. Por isso, estamos chamando nossa categoria para ocupar o prédio da câmara e olhar nos olhos de cada vereador para saber se eles terão coragem de votar a favor desse golpe do prefeito e contra os trabalhadores. O prefeito pensa que é um rei, que manda e todo mundo obedece? Ele está enganado. Estamos atentos e esses projetos não serão aprovados 'na base do toma lá dá cá'. Não vamos permitir essa imoralidade", disse o presidente Eurico.

O outro projeto que institui o "Regime Próprio de Previdência dos Servidores" mexe na previdência e na aposentadoria dos trabalhadores. 

"Não vamos aceitar mudanças na aposentadoria dos nossos servidores sem o devido debate com a nossa classe", finalizou o presidente.

O grande receio dos trabalhadores é que o prefeito de Tarauacá Rodrigo Damasceno tem maioria absoluta na câmara. Na eleição para a mesa diretora ele contou com apoio de 8 dos 11 vereadores, presentes. 


Os trabalhadores estão sendo convocados, pelo sindicato da categoria, para comparecerem a partir da 8 horas, desta segunda feira, no prédio da câmara.
Matéria: Blog do Accioly