CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

terça-feira, 29 de outubro de 2013

MAIS MÉDICOS: PROFISSIONAIS DESEMBARCAM OTIMISTAS PARA TRABALHAR NO ACRE

Desembarcaram na capital acreana, no último domingo, 27, cerca de 30 médicos do programa Mais Médicos, do governo federal. Nessa nova remessa, vieram profissionais de países como Cuba, Bolívia e Peru, além de uma brasileira formada no exterior.
Os médicos passarão por uma capacitação, de 29 a 31 deste mês, organizada pelo Ministério da Saúde, para conhecerem o funcionamento da atenção básica de saúde pública do Acre e, no dia primeiro de novembro, serão encaminhados para os locais onde irão trabalhar.
“Em Rio Branco, iremos tratar três linhas de acolhimento: informaremos a estrutura das secretarias estadual e municipal de Saúde e as políticas prioritárias de saúde, e apresentaremos o perfil epidemiológico dos municípios em que eles atuarão, além de uma visita às unidades de saúde”, destaca a assessora técnica da Sesacre, Marise Lucena.
Os médicos passarão por uma capacitação, entre os dias 29 e 31 deste mês, para conhecer a saúde pública do Acre (Foto: Arison Jardim/Secom)
A assessora ressalta que foi instituída uma comissão para fazer todo o acompanhamento e monitoramento durante a atuação dos novos médicos na saúde pública do Acre.
De acordo com a secretária municipal de Saúde de Rio Branco, Marcilene Alexandrina Chaves, é uma satisfação poder contar com o apoio do programa Mais Médicos. “Estamos esperançosos quanto à ajuda desses profissionais que irão trabalhar diretamente com a população na atenção básica, pois serão 13 médicos trabalhando aqui na capital com o programa Saúde da Família”, relata a secretária.
O coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (Disei/ Purus), Raimundo Alves Costa, está otimista com a disposição do governo brasileiro em agregar a saúde indígena ao programa. “A partir de agora, iremos ter médicos em todos os polos indígenas, o que fortalece essas comunidades”, explica.
A expectativa de um novo trabalho
“Irei trabalhar com a população indígena, o que acho fantástico, pois poderei ajudar pessoas que residem em localidades de difícil acesso”, relata o médico Roberto Sáez Galvez, especialista em diversas áreas da saúde, com formação em Cuba.
“Irei trabalhar com a população indígena, o que acho fantástico”, relata o médico Roberto Sáez Galvez, com formação em Cuba (Foto: Arisom Jardim/Secom)
A médica cubana Aimara Larduat, com mais de 20 anos de experiência na profissão, fala de sua expectativa de trabalhar no Brasil: “Estou muito contente, pois, além de trabalhar fazendo o que gosto, conhecerei os costumes e as formas de tratamento de um povo até então desconhecido para mim”.

Programa Mais Médicos: locais de atuação no Acre
Fonte: Jornal Agência de notícias do acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário