CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

ACRE CONTINUA SENDO O ESTADO COM MAIOR PERCENTUAL DE PRESOS NO PAÍS

Com uma população carcerária de quase 4 mil reeducandos (3.960), o Acre é o estado brasileiro que tem, proporcionalmente, o maior percentual de presidiários do país. De fato, a média nos presídios do Acre é de 521 presos para cada 100 mil habitantes. Em outras palavras, 0,521% da população do Estado está ‘atrás das grades’. Os números foram revelados nesta quarta-feira, em um ranking do Sistema Penitenciário do Brasil montado pelo o Instituto Avante Brasil. 
Seguindo o ranking dos estados com maiores índices da população carcerária, depois do Acre vem Rondônia (516 presidiários para cada 100 mil habitantes), Mato Grosso do Sul (499 presos/ 100 mil habitantes), São Paulo (463 presos/100 mil habitantes) e Distrito Federal (447 presos/ 100 mil habitantes). 
A alta taxa de encarceramento do Acre e destes estados aponta que a resolutividade de crimes neles também é, consequentemente, bastante alta. Isto é, há punições aos autores dos delitos. No entanto, tal taxa também indica que estes estados têm muito o que se preocupar no momento depois das prisões. Ou seja, como lidar com estas pessoas que cometem os crimes? Por conseguinte, a exigência do Acre e de outros lugares com altos percentuais de encarceramento é de construir um sistema penitenciário cada vez mais sólido para comportar tantos presidiários. Um exemplo destas ações ampliadas foi o do complexo penitenciário construído pelo Governo do Estado e inaugurado em julho deste ano, com capacidade para mais de 580 reeducandos. Para obter todos os dados, o Instituto Avante Brasil fez uso das estatísticas do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), que foram atualizadas em junho deste ano. 
O Avante Brasil pegou dados das últimas 2 décadas (1990 até 2010) do sistema prisional do país, para traçar uma linha da evolução da população carcerária brasileira. Resultado: entre o começo de 1990 até a metade deste ano, o aumento de detentos nos presídios brasileiros foi de 511%. Só que o mais preocupante da pesquisa é que este número de presos definitivos, apesar de demonstrar um alto crescimento, ainda é 4 vezes inferior da alta dos presos provisórios. Nos mesmos 22 anos, enquanto a população de presidiários definitivos crescia a 330%, o de provisórios alavancou um ritmo de crescimento de 1.334%. Isto é, as políticas públicas de segurança nacional precisam direcionar as suas estratégias para atender a demanda de presos provisórios.
Fonte: Jornal A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário