CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

FEM REALIZA ESCUTAS PÚBLICAS EM FEIJÓ, TARAUACÁ E CRUZEIRO DO SUL PARA A CONSTRUÇÃO DO PEC ACRE

Fazedores de cultura, artistas e conselheiros  dos municípios de Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul participaram das Escutas Públicas do Plano Estadual de Cultura (PEC Acre), na última semana. As Escutas são mecanismos de participação colaborativo, que apontarão diretrizes de políticas públicas para a construção do PEC Acre. O processo incluiu ainda a Reestruturação do Conselho Estadual de Cultura e o lançamento do Edital Cultura e Comunidade. Vários segmentos estavam representados: capoeira, música, cultura popular, audiovisual, teatro, artes visuais, artesanato, indígenas, hip-hop,  entre outros.
Em Feijó o encontro foi aberto pela liderança Kaxinawá, o cacique da aldeia Paroá, Jeronimo Barbosa da Silva. Ele fez uma saudação de boas vindas aos participantes  na sua língua. Foram dois dias de debate, com a elaboração de propostas e contribuições ao PEC Acre.
Escutas com transmisão pela rádio local
a caravana do PEC realizou as escutas com participação ativa de representantes da  sociedade civil e poder público. O processo teve a participação do futuro prefeito, Rodrigo Damasceno (PT Acre), e do representante da Associação dos Moradores do Bairro da Cohab, o músico Rogério Craveiro. Eles ressaltaram a importância de toda construção do PEC, além dos temas tratados
Uma novidade foi a  transmissão na integra e ao vivo das escutas pela rádio Nova Era FM. “Não somente o público presente teve a oportunidade de ficar a par das políticas culturais, mas a comunidade em geral, pois milhares de pessoas acompanharam todo o conteúdo via rádio. Sem dúvida, essa abertura dada pela rádio foi ímpar e de suma importância para o sucesso do encontro”, ressaltou Assis Pereira, Assis Pereira, diretor de Políticas Culturais da Fundação de Elias Mansour, e artioculador do PEC Acre.
Criação do Colegiado Territorial
Um recital de poesias do escritor Andesson de Lima e Silva abriu o evento em Cruzeiro do Sul, que contou com a presença  de  Aldemir Maciel,  presidente do Conselho  Municipal de Cultura.
Uma das novidades no tocante a Reestruturação do ConCultura, durante o encontro foi a proposta de que os conselhos municipais de cultura da regional do Juruá realizassem um fórum para escolher o titular e o suplente para assumir a cadeira do ConCultura, de forma que o titular e o suplente sejam de municípios diferentes. “Nesta proposta de fórum serão estabelecidos critérios para a escolha dos futuros conselheiros do Concultura, como por exemplo, que eles tenham articulação e capacidade de diálogo com a comunidade e fazedores de cultura da regional, além de mobilidade para estar presente nas reuniões do ConCultura e nos municípios de sua regional” explicou Carlos Levy, técnico da FEM e membro da equipe do PEC.
Um outro ponto importante foi a criação do Colegiado Territorial, que contaria com a participação de representantes de todos os municípios. “Essa instância ficaria ligada ao ConCultura, e seria um instrumento viável para que todos os municípios se encontrassem para debater assuntos culturais e do seus interesse, visto que, o ConCultura só se reúne de forma esporadica”, explicou Assis Pereira.
Fonte: Jornal Ac24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário