CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

ÍNDIOS DENUNCIAM DESCASO, DESVIO DE RECURSOS E FALTA DE ATENDIMENTO DE SAÚDE NA CASAI

Um grupo de índios de várias etnias bloqueou na manhã desta quarta-feira, 12, a entrada da Casa de Saúde do Índio (Casai). Os indígenas protestam pela demora no agendamento de consultas, pela falta de higiene do local, falta de estrutura, veículos quebrados e por suposto desvio de recursos da instituição.
Os índios afirmam que reivindicam melhorias há dois anos, mas os administradores da Casai não sinalizaram com nenhum tipo de avanço. De acordo com os manifestantes, a instituição não oferece as mínimas condições de funcionamento. “É desumano, o que os gestores da saúde indígena estão fazendo”, diz Edson Jaminawá.
Segundo o líder do movimento, Edson Jaminawá, a falta de estrutura da Casai poderá ocasionar sérios problemas aos indígenas. “Não temos bebedouro, os banheiros estão trancados, não temos água para tomar banho, o refeitório é do lado de duas forças estouradas e quando chove é um Deus nos acuda”, denúncia.
De acordo com os manifestantes, os dois médicos que atendem na Casai não estariam fazendo as consultas. Em alguns casos, a espera estaria sendo até de dois meses, para uma simples consulta. “Os médicos mandam os paciente embora de qualquer jeito. Os índios continuam sendo tratados com descaso”, afirma Edson Jaminawá.
Os indígenas dizem que há mais de seis meses reivindicam um bebedouro, mas não obtiveram respostas da administração da Casai. As melhorias prometidas pela Prefeitura de Rio Branco, Governo do Estado do Acre e Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) não teriam sido implantadas na instituição.
Os manifestantes denunciaram ainda, a atuação de uma empresa fantasma na Casai. De acordo com eles, a empresa estaria recebendo para lavar os lençóis e as roupas dos índios que estariam em tratamento de saúde na instituição, mas não estaria cumprindo o contrato. Os pacientes é quem cuidam da higienização dos lençóis.
Há mais de dois dias sem água para tomar banho, os índios estariam recorrendo a açudes. Com os banheiros trancados, eles estariam fazendo suas necessidades em matas próximas a Casai. “Estamos abandonados. Os ‘parentes’ têm que procurar o mato, para defecar”, diz Felipe Cabral Manchinere.
O indígena revela que chegou a Casai, no dia 20 de novembro, e estaria esperando por uma consulta agendada para o dia 17 de dezembro, sem receber qualquer tipo de mediação. “Tenho fortes dores, mas não estou recebendo nenhum remédio. Agendaram a consulta para o dia 17 deste mês”, diz Felipe Manchinere.
Francisco Pereira, que veio da localidade conhecida como ‘Garapé Santo Antônio’, em Boca do Acre disse que estaria com a esposa doente há três meses, sem saber qual seria o diagnóstico. “Ela foi atendida quando chegamos a Casai, mas os médicos não disseram qual seria a doença. Ele tem muitas dores na barriga”, enfatiza.
Outra denúncia levantada pelos manifestantes seria o desvio de recursos da saúde indígena. “O Governo Federal manda o dinheiro, mas sabemos que os recursos são desviados pelos esquemas montados pelos administradores”, Edson Jaminawá.
Procurado pela reportagem, o administrador da Casai, Antônio Pereira Lira negou as acusações. Para ele, “as consultas estão saindo”. De acordo com o gestor, os índios estariam sendo atendidos na Fundhacre e nos postos de saúde de Rio Branco. Pereira informou ainda, que teria pedido exoneração do cargo.
Fonte: Jornal Ac24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário