CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

sábado, 22 de dezembro de 2012

PARABÉNS FEIJÓ 74 ANOS DE FUNDAÇÃO

CONHEÇAM POUCO MAIS SOBRE FEIJÓ
Feijó é um município brasileiro localizado na região central do estado do Acre. Sua população é de 32 261 habitantes, sendo o quinto município mais populoso do estado e sua área é de 24 202 km², sendo a segundo maior do estado e um dos maiores do país.
O município de Feijó tinha suas terras habitadas pelas tribos Jaminawás, kaxinauwás e Chacauwás. Com a chegada dos nordestinos à foz do rio Envira, em 1879, começou-se a desbravação da região, subindo os rios e igarapés, desmarcando os ‘seus’ lotes e terras e até ‘seringais’. No entanto, ocorreram vários conflitos na selva, entre os nordestinos e índios por conta da desocupação dessas áreas de terras, que pouco tempo depois transformaram-se em seringais. É neste contexto que surge à margem esquerda do rio Envira, o Seringal Porto Alegre que mais tarde deu origem ao município de Feijó.
Após alguns anos o seringal tornou-se um vilarejo, e aos 13 de maio de 1906, foi elevado a categoria de vila sob a denominação de Feijó, em homenagem ao Pe. Diogo Feijó, nome que se conserva até hoje. A instalação do município deu-se sob o decreto 968 de 21 de dezembro de 1938, sendo o governador do território do acre, o Sr. Dr. Epaminondas Martins e o Prefeito municipal o Sr. Raimundo Augusto de Araújo o primeiro prefeito feijoense.
O município de Feijó tem sua cultura muito variada. Variação essa que repercute com as varias culturas que se introduziram na época de sua ocupação. A cultura dos Nordestinos é a mais notável por serem eles os principais povoadores do acre. Os feijoenses, como na maioria das cidades brasileiras, tem uma cultura diversificada, tendo assim muitos poucos traços culturais próprios. A época em que acontece as maiores festividades são: em fevereiro com a realização do carnaval; junho, com a realização das festa juninas e em agosto, com o festival do "Açaí", que é a maior atração cultural que ocorre todos os anos desde 2000, no mês de agosto.




Fonte: Giro Feijó

Nenhum comentário:

Postar um comentário