CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

sábado, 22 de dezembro de 2012

EDUCAÇÃO: SINPLAC QUER VDP INCORPORADA AOS SALÁRIOS DOS PROFESSORES

Uma reivindicação antiga dos professores, a incorporação do Prêmio Anual de Valorização e Desempenho Profissional (VDP) aos salários, será priorizada em 2013 nas negociações com o governo do Estado. A categoria quer evitar que se repita o adiamento, para janeiro, do benefício normalmente pago em duas parcelas: em junho e dezembro.
O adiamento da VDP foi oficialmente confirmado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) ao Sindicato dos Professores Licenciados do Acre (Sinplac). Pela decisão, a segunda parcela de 2012 só sairá em janeiro de 2013. Em assembleia geral na última quarta-feira (19), o Sinplac comunicou o problema aos professores, que chiaram.
- Já temos uma defasagem salarial de aproximadamente 15%, causada pela corrosão inflacionária desde 2012. Quando estávamos nos organizando para reivindicar a reposição, o governo veio com esta. Sabemos da redução do FPE (Fundo de Participação dos Estados), mas isso não justifica nada, porque a arrecadação do Estado aumentou, o que equilibra as contas garante a presidente do Sinplac, Alcilene Gurgel.
Estimada pela SEE em cerca de R$ 300 milhões, a redução do repasse do FPE para 2013 causou impactos consideráveis no cronograma de investimentos do Estado e de várias prefeituras acreanas. A redução é atribuída aos efeitos da crise financeira internacional.
O Sinplac já marcou reuniões com a equipe de governo já em janeiro de 2013. O objetivo principal é convencer o governo de que professores com mais dinheiro no bolso ajudam a aquecer a economia. O contrário, dificilmente.
Fonte: Jornal Página 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário