CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

IMPRENSA NACIONAL DESTACA NOITE DE TERROR EM RIO BRANCO

Os principais jornais e sites de notícias brasileiros colocaram em destaque os recentes acontecimentos envolvendo a onda de violência em Rio Branco. A morte de dois assaltantes durante um assalto a uma clínica na segunda, 5, é apontado como a causa da rebelião de grupos criminais.
O UOL Folha de São Paulo escreveu o seguinte:
“Após quatro carros e dois ônibus serem incendiados, a Secretaria de Segurança Pública do Acre solicitou ao Ministério da Justiça, nesta terça-feira (6), o envio de pelo menos 80 homens da Força Nacional de Segurança Pública para tentar coibir ataques de criminosos em Rio Branco. Segundo a polícia, nenhum suspeito dos ataques foi preso.
A principal linha de investigação sobre os ataques é de que foram ordenados por presos do Complexo Penitenciário de Rio Branco – Fábio André de Araújo Pereira, um dos mortos na tentativa de assalto, cumpria pena no regime semiaberto. Ele tinha dez passagens pela polícia por roubo qualificado. Já Denis Fortunato de Sousa tinha cinco passagens pela polícia, sendo uma por homicídio, uma por latrocínio e três por roubo qualificado.”
Já O Estado de São Paulo abriu a seguinte manchete:
Rio Branco, no Acre, vive clima de terror com série de ataques
A cidade de Rio Branco amanheceu nesta terça-feira, 6, sob um clima de terror. Em retaliação à morte de dois assaltantes, três grupos criminosos com atuação nos presídios da capital do Acre ordenaram uma série de incêndios.
A ordem das três facções criminosas partiu de dentro do Presídio Francisco de Oliveira Conde. Um dos grupos criminosos tem capilaridade em todo o País.
Seis ônibus, uma caminhonete e um carro foram queimados em locais e horários que evidenciam sincronismo e organização. Em resposta à ação do crime organizado no Acre, o governo federal deve enviar 100 homens da Força Nacional para reforçar as ações policiais no Estado.
As ações das facções criminosas tiveram como justificativa a morte de dois assaltantes na tarde desta segunda-feira, 5: um sargento da Polícia Militar do Acre reagiu a um assalto e foi executado em uma clínica médica. Dois dos quatro assaltantes morreram.
O Conselho de Segurança do Governo do Acre esteve reunido durante boa parte da manhã desta terça-feira para definir estratégias de reação aos incêndios em série.
Outro problema analisado pelos gestores diz respeito às ameaças que esses grupos criminosos organizados estão fazendo a policiais e delegados.
Não há referência na crônica policial da capital acreana de um cenário semelhante. Uma entrevista coletiva foi marcada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública para a tarde desta terça-feira. Na ocasião, os gestores explicam as medidas de reação aos incêndios em série.
O G1 também destacou na sua edição nacional os problemas que estão ocorrendo em Rio Branco.
Após ataques no AC, frota de ônibus é reduzida e sindicato exige escolta
O Sindicato dos Trabalhadores do Transporte de Passageiros e Cargas do Acre (Sinttpac) ameaçou cruzar os braços caso a Segurança Pública não disponibilize escolta para as frotas em Rio Branco. A categoria teme pelos constantes ataques em represália à morte de dois envolvidos em um assalto na segunda-feira (5). Até a noite desta terça-feira (6), quatro ônibus foram incendiados e, na maior parte, motoristas e cobradores foram abordados por homens armados.

“Não pretendemos parar na totalidade, pois não podemos deixar a população a mercê da sorte. Porém, vamos reduzir a frota, no máximo um ou dois carros por linha e isso acompanhados de policiais, senão não vamos operar. Já nos reunimos com a prefeitura e com as polícias Militar, Civil e Federal para que isso se resolva o mais breve possível para nossa segurança e da população”, disse o presidente do sindicato, Marco Costa.
Ac24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário