CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

segunda-feira, 20 de maio de 2013

5ª CONFERÊNCIA DAS CIDADES: TREZE MUNICÍPIOS DO ACRE JÁ REALIZARAM REUNIÕES

A Secretaria de Estado de Habitação de Interesse Social (Sehab) por meio da Comissão Preparatória Estadual da Conferência das Cidades (CPE) presidida pelo secretário de Habitação, Rostênio Sousa, continua realizando o trabalho de coordenação da Conferência das Cidades nos municípios do Acre. Nos dias 16 e 17 de maio, Feijó e Tarauacá reuniram a população local para discutir ações de políticas públicas que visam à melhoria da qualidade de vida com foco para o desenvolvimento urbano. 
A 5ª Conferência das Cidades que acontece em todo o país em três fases: municipal, estadual e nacional e tem por tema: “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!” onde abrange cinco eixos prioritários: habitação, saneamento ambiental, ordenamento territorial, mobilidade urbana e trânsito. Baseado nesses assuntos, as cidades de todo o Brasil tem a oportunidade de propor ações e mudanças de acordo com suas necessidades. Em Feijó as comunidades rural e indígena se fizeram presentes apresentando propostas voltadas às necessidades locais; as reivindicações serão enviadas para os governos municipal, estadual e federal de acordo com as competências de cada um. 

Na cidade vizinha, Tarauacá, o debate foi voltado para questão do trânsito no município que hoje sofre com o alto índice de ciclistas que circulam nas vias sem um espaço adequado. Para o presidente da Comissão Preparatória Estadual da Conferência das Cidades e secretário de habitação, Rostênio Sousa, o apoio do governo do Estado nesse processo democrático é uma forma de fortalecimento da relação entre os poderes e a população. “A implantação e o fortalecimento do processo de conferências e conselhos, em todos os níveis da federação, tem como princípios a participação e o controle social, uma forma contínua de aproximar as ações dos governos à realidade da população.” Disse. Na próxima semana, a CPE irá coordenar a conferência na região do Juruá que abrange os municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter.
Fonte: Jornal A gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário